Documentário no Instagram conta sobre a criação da Paulista Aberta

/, Documentário, Notícias, Tek/Documentário no Instagram conta sobre a criação da Paulista Aberta

Produzido pela Smarty Talks, em parceria com a ONG SampaPé!, vídeo  pretende dar visibilidade à ressignificação do espaço público

A Smarty Talks, produtora especializada em vídeos para o Instagram, lança a versão para a rede social do documentário “Pessoas ou Carros?”, sobre a abertura da Avenida Paulista exclusivamente aos pedestres. A produção foi realizada em parceria com a ONG SampaPé!, que desenvolve trabalhos focados em melhorar  a experiência do caminhar nas cidades. O vídeo já está disponível nos perfis da produtora e da organização no Instagram: @smartytalksbr  e @sampapesp.

O documentário está dividido em sete vídeos de um minuto cada e levanta a questão das cidades que historicamente favorecem os meios de transporte motorizados, negligenciando o deslocamento a pé. Diante disso, o foco principal da produção recai sobre a abertura da Avenida Paulista exclusivamente para as pessoas aos domingos e feriados, conquista viabilizada por iniciativa da SampaPé!, em parceria com coletivos e ONGs da cidade, como a Minha Sampa.

Depoimentos de líderes de organizações, políticos e moradores da região fazem parte do documentário, trazendo diferentes visões sobre o tema. O objetivo é ampliar o debate em torno dessa questão tão urgente para a cidade de São Paulo: o desequilíbrio na distribuição do espaço urbano e a falta de espaços de convivência na cidade.

A produção também conta com uma versão disponível no canal do YouTube da Smarty Talks, dividida em capítulos, que já gerou muitas visualizações e engajamento online. A versão completa pode ser conferida neste link. A SampaPé! promoveu uma exibição do documentário no Instituto Moreira Salles (IMS) durante a Virada Sustentável deste ano, combinada com uma sessão de debate sobre espaços públicos e a cidade. O filme está, também, disponível na plataforma Videocamp, possibilitando assim a organização de exibições gratuitas.

Para Diego Monteiro, fundador da Smarty Talks, toda a produção é pensada no modelo de multiplataforma. “Esse é um caso em que conseguimos aproveitar o material gerado para ser usado desde a telinha do celular, com a versão para o Instagram, até a uma sala de exibição, que aconteceu no IMS”, explica.

Crowdfunding

A produção “Pessoas ou Carros?” não foi a única parceria de sucesso entre a Smarty Talks e a SampaPé!. Entre abril e maio deste ano, a produtora lançou um vídeo para auxiliar uma campanha de crowdfunding da organização, que visava arrecadar contribuições para se produzir o mapa Bixiga a Pé, que conta com os pontos turísticos e históricos do bairro do Bixiga. O intuito era estimular o conhecimento e a contemplação de forma desacelerada do bairro.

Com o auxílio da Smarty Talks, a campanha teve sucesso, o mapa foi viabilizado e está sendo distribuído gratuitamente. “O vídeo é uma linguagem que consegue passar a mensagem de forma direta e usa, ainda, do apelo visual do local. O que foi muito importante no caso do Bixiga e colaborou com a campanha”, relata Leticia Sabino, diretora e fundadora da SampaPé!. Mais informações podem ser obtidas aqui no link.

Essas iniciativas mostram, segundo Monteiro, que, ao pensar fora do formato tradicional de produção de vídeos, é possível incentivar o engajamento. “Conseguimos tanto gerar branding, como no documentário ‘Pessoas ou Carros?’, quanto conversões, como foi o caso dos vídeos do crowdfunding”, finaliza.

Sobre a Smarty Talks

Criada por Diego Monteiro, um dos criadores da rede social Via6, e, da primeira plataforma brasileira de monitoramento para redes sociais, o Scup, a Smarty Talks é uma produtora de filmes e documentários no formato “micro movies”. Especializada em vídeos no formato mobile, a empresa oferece conteúdos de audiovisual diferenciados, com base nas estratégias de storytelling e branded content.

Sobre o SampaPé!

A SampaPé! é uma organização sem fins lucrativos (ONG) fundada em 2012 que tem como fim melhorar a experiência de caminhar nas cidades. Para isso realiza projetos que, de forma lúdica, sensibilizem os cidadãos e decisores da cidade, mostrando novas formas de viver na cidade. Foram os idealizadores e mobilizadores da Paulista Aberta e promovem passeios a pé todos os meses em diferentes regiões da cidade.

2018-11-06T20:49:15+00:00