O maior site de videogames do mundo,o Kotaku,  divulgou que a Disney, dona das empresas que pertenciam à George Lucas, dispensou cerca de 150 funcionários da LucasArts na manhã desta quarta-feira, 3 de abril de 2013, e cancelou todos projetos da empresa, incluindo “Star Wars: First Assault” e “Star Wars: 1313”.

A LucasArts continuará apenas como nome, caso a Disney resolva licenciar jogos para console de videogames.

A nova direção da Lucas resolveu avaliar a sua posição no mercado de jogos e mudar a LucasArts de um desenvolvimento interno para um modelo licenciado, minimizando o risco da empresa e atingindo um portfólio mais amplo de qualidade de jogos de Star Wars.

Essa é a primeira grande mudança negativa decorrente da compra da Lucasfilm pela Disney em outubro do ano passado.

Disney fecha LucasArts

A LucasArts foi uma empresa americana de desenvolvimento e publicação de jogos para videogames. A empresa é famosa pela sua linha de jogos de aventura, a empresa publicava em maior parte jogos baseados na série Star Wars.

A empresa foi fundada em maio de 1982 como uma desenvolvedora de jogos do grupo Lucasfilms Ltda., a empresa de produção de filmes de George Lucas. Lucas queria levar sua empresa a outras áreas de entretenimento, então ele produziu junto com a Atari jogos de videogame.

Os primeiros resultados da colaboração das duas empresas foram os jogos de ação “Ballblazer” e “Rescue on Fractalus!“. As versões beta dos jogos foram ambas publicadas no mercado pirata uma semana antes do lançamento oficial. Os seguintes jogos da Lucasfilms foram “Koronis Rift” e “The Eidolon”. A Atari publicou os jogos para seus sistemas de video games, a Activision e a Epyx lançaram os jogos para computador.

No dia 03 de abril de 2013 LucasArts foi fechada pela Disney.