Diretor Peter Bogdanovich morre aos 82 anos

Diretor Peter Bogdanovich morre aos 82 anos

 

Figura importante da geração que renovou Hollywood nos anos 70, diretor morreu em sua casa de causas naturais

2499CDB7 F149 4FE9 B0D5 0E811F0F2A66 Cinefreak
Peter Bogdanovich, diretor de “A Última Sessão de Cinema” (1971) e “Lua de Papel” (1973), morreu aos 82 anos. O cineasta morreu de causas naturais em sua casa em Los Angeles, disse sua filha, Antonia Bogdanovich, ao site da revista “The Hollywood Reporter”.

Ele foi indicado a dois Oscars, de melhor direção e melhor roteiro, por “A última sessão de cinema” em 1972. Na época, a revista americana “Newsweek” considerou a produção “o mais impressionante trabalho de um jovem diretor americano desde ‘Cidadão Kane'”.

Entre seus outros filmes mais importantes estão “Na Mira da Morte” (1968) e “O Tatuado” (1979).

Bogdanovich fez parte de uma geração de diretores que renovou Hollywood nos anos 70, junto a Martin Scorsese, George Lucas, Steven Spielberg, Brian De Palma, Francis Ford Coppola e outros.

Filho de imigrantes europeus fugidos do nazismo para Nova York, Peter também foi pesquisador e historiador importante do cinema americano, se aprofundando nos trabalhos de Alfred Hitchcock, Orson Welles e outros.

Após uma série de fracassos como diretor, ele experimentou uma nova onda de popularidade na virada do século, quando chegou a atuar na série “Família Soprano”, no papel do analista Elliot Kupferberg.

Entre seus últimos trabalhos estão “Um Amor a Cada Esquina” (2014) e “The Great Buster” (2018), um documentário sobre o lendário Buster Keaton.

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
[adinserter block="4"]

Sumário

[adinserter block="5"]

Artigos Relacionados