Lorde Richard Samuel Attenborough, Barão Attenborough (Cambridge, 29 de agosto de 1923 – 24 de agosto de 2014) foi um ator, produtor e diretor de cinema britânico.
Richard Attenborough, famoso diretor e ator morreu aos 90 anos no domingo, 24/08/2014, em sua casa no Reino Unido.

Attenborough ganhou o Oscar de melhor diretor em 1983 por “Gandhi”, que também venceu o prêmio de melhor filme, mas era mais conhecido pelo papel de John Hammond, o CEO da InGen e criador do parque dos dinossauros de Jurassic Park. Natural de Cambridge, Attenborough dedicou 60 anos de sua vida à sétima arte. Como diretor, destacam-se também seus trabalhos em Chaplin, Um grito de liberdade, Fugindo do Inferno, Elizabeth.

Nos últimos anos, ele e sua mulher viveram em uma casa de repouso. O ator e diretor também estava há seis anos em uma cadeira de rodas, após cair de uma escada.

Ao todo, Attenborough ganhou quatro prêmios Globo de Ouro e quatro prêmios Bafta. Também foi presidente da British Academy of Film and Television Arts (Bafta) e da Royal Academy of Dramatic Art (Rada). Richard também era irmão mais velho do famoso naturalista Sir David Attenborough.

A causa da morte não foi revelada pela família.
Diretor e ator Richard Attenborough morre aos 90 anos