Renomado maquiador da série Star Wars, o britânico Stuart Freeborn, morreu aos 98 anos. A causa da morte foi atribuída a uma série de problemas relacionadas à idade do artista.

Um dos seus mais importantes trabalhos  foi o design do Mestre Yoda, personagem clássico da saga, que tem as feições de Albert Einstein, segundo Freeborn.

Ele também desenvolveu o visual de personagens como Jabba the Hutt e Chewbacca. Em mais de 60 anos de carreira, ele trabalhou em filmes como 2001: Uma Odisseia no Espaço, A Ponte do Rio Kwai e Oliver Twist.

A morte de Freeborn foi confirmada por Nick Maley, um amigo próximo à familia, que trabalhou com ele nos anos 70.Designer criador do visual de Yoda morre aos 98 anos

Histórico

Stuart Freeborn é considerado como o avô da make-up cinematográfica moderna e é talvez mais reconhecido por seu trabalho na trilogia original Star Wars, mais notavelmente seu projeto e fabricação do Mestre Yoda.

Nascido em 5 de Setembro de 1914 em Londres, Inglaterra, seu primeiro trabalho no cinema foi desenhar o cabelo e make-up usado por Alec Guinness, no Denham Studios, como Fagin, em Oliver Twist. O trabalho mais famoso de Freeborn foi criar o make-up de todos os personagens da trilogia Star Wars, incluindo Chewbacca e Yoda. Baseou Yoda em seu próprio rosto e de Albert Einstein.

Supervisionou o projeto do Jabba original, o boneco Hutt usado em Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi, que exigia espaço para até três manipuladores para operar ao mesmo tempo.

Freeborn também foi o artista responsável pelo make-up em 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, onde criou os seres humanos / macacos para a sequencia “Aurora da humanidade” no filme. Ele trabalhou em Dr. Strangelove de Kubrick, criando as várias facetas de Peter Sellers. Foi também o supervisor de maquiagem nos filmes do Superman.

Sua esposa Kay foi sua assistente em várias ocasiões. Seu filho Graham também foi um artista prolífico em make-up antes de sua morte em 1986.

Em Star Wars Episódio Star I: A Ameaça Fantasma, ele foi premiado com uma estátua pela equipe da Lucasfilm. Freeborn morreu em 5 de Fevereiro de 2013, aos 98 anos, em Londres.

Designer criador do visual de Yoda morre aos 98 anos