O primeiro filme da trilogia “De Volta para o Futuro” foi lançado em 1985 com algumas indicações do que ocorreria no futuro relacionado a avanços a tecnológicos.

'De Volta para o Futuro' completa 35 anos 7

De Volta para o Futuro completa 35 anos de lançamento em 2020, exatamente em 3 de julho. Considerado por críticos e público como um dos filmes que melhor representam os anos 1980, a aventura de Marty McFly (Michael J. Fox) e do Dr. Emmet Brown (Christopher Lloyd) não foi o primeiro filme a imaginar a tecnologia do futuro, mas seus palpites acabaram se tornando elementos da cultura pop.

'De Volta para o Futuro' completa 35 anos 8

Como por exemplo, as salas de videoconferência, que atualmente ganharam grande importância em diversos segmentos profissionais, de reuniões políticas oficiais a conversas descontraídas entre amigos.

é curioso lembrar que a trilogia já tinha previsto essa popularização no segundo filme, em que McFly é demitido em uma chamada de vídeo.

O filme de 1985 está de volta ao catálogo da Netflix no Brasil.

Casas “inteligentes”, uso de hologramas, a popularização da tela plana para monitores, todas se tornaram realidades no mundo tecnológico nos últimos anos.

'De Volta para o Futuro' completa 35 anos 9

O CineFreak separou algumas realizações que deram certo (e outras, nem tanto assim):

Previsões que se concretizaram:

Drones

Videogame

Óculos de realidade virtual

Ligação por vídeo

Biométrica

Casa inteligente

Hologramas

  • Entre os diversos usos dos holograma na atualidade, está a simulação de artistas que já se foram, como do rapper Tupac no Festival Coachella 2012, ou de Cazuza, no Parque da Juventude em São Paulo, em 2013.
  • As TVs de tela plana já são uma realidade para muitas pessoas há algum tempo – no filme, elas também eram comuns.

Previsões que não se concretizaram (ainda!):

Carros voadores

Conversor de energia

Esfoliação de envelhecimento

Quanto aos cuidados com o corpo e a pele, no momento ainda não há esfoliação tão efetiva contra o envelhecimento ao estilo mostrado no personagem de Doc, que foi a uma “clínica de rejuvenescimento”.

Ficha técnica:

Marty McFly, um adolescente de uma pequena cidade californiana, é transportado para a década de 1950 quando a experiência do excêntrico cientista Doc Brown dá errado. Viajando no tempo em um carro modificado, Marty conhece versões jovens de seus pais e precisa fazer com que eles se apaixonem, ou então ele deixará de existir.

Para complicar, Marty precisa voltar para casa a tempo de salvar o cientista.

Data de lançamento: 25 de dezembro de 1985 (Brasil)
Direção: Robert Zemeckis
Canção original: The Power of Love
Séries de filmes: De Volta Para o Futuro
Música composta por: Alan Silvestri