“The Matrix Awakens” é uma demo interativa e gratuita da Unreal Engine 5, apresentada por Keanu Reeves (Neo), Carrie-Anne Moss (Trinity) e Jada Pinkett-Smith (Niobe).

Conheça “The Matrix Awakens” 11

A demonstração é gratuita e tem uma duração curta, contando com cutscenes e um mapa que pode ser explorado.

O começo de “The Matrix Awakens” é composto por cenas com Reeves e Moss, em live-action e computação gráfica, com a aparência de Neo e Trinity na trilogia original dos filmes de Matrix.

Conheça “The Matrix Awakens” 12

Os personagens explicam como a trama da franquia mexe com a ideia do que é ou não real por causa da tecnologia. As cenas são tão perfeitas que fica difícil diferenciar o que é CGI e o que é real.

Jada Pinkett-Smith aparece com o visual jovem de Niobe, permitindo ao jogador controlá-la em uma sequência de perseguição de carros, permitindo atirar nos pneus dos veículos, sem poder controlar a câmera/mira. É possível usar uma pistola e uma metralhadora durante a perseguição.

Depois o jogador é colocado em uma cidade, podendo explorar livremente. No entanto, não há tarefas ou algo específico para fazer.

Conheça “The Matrix Awakens” 13

É possível apenas ver uma amostra da potência da UE5, ver de perto como estão os gráficos e as texturas, como estão as aparências de NPCs, como estão os sistemas de dia e noite e por aí vai.

A única “tarefa” disponível é poder dirigir um veículo pelas ruas.

Há placas no mapa, que falam mais sobre a tecnologia utilizada para a criação da cidade.

É possível selecionar uma câmera livre (que funciona como um “modo foto”) para ver melhor o visual ao explorar a cidade.

Como fazer o download?

The Matrix Awakens está disponível apenas para PlayStation 5 e Xbox Series X|S de forma totalmente gratuita.

Para resgatar uma cópia, basta acessar as lojas digitais de cada console (a PlayStation Store e a Microsoft Store) e realizar o resgate.

Conheça “The Matrix Awakens” 14

O que Awakens significa para o futuro?

A princípio, Awakens é uma demo interativa da Unreal para entusiastas com desenvolvimento de jogos. Nem mesmo há conteúdo inédito ou importante para fãs de Matrix.

No entanto, muitos apostam que há mais por vir. Talvez um novo jogo ou uma experiência que complemente “Matrix Resurrections”.

Mas não há nada confirmado.

Matrix Resurrections” estreia em 22 de dezembro.

Conheça “The Matrix Awakens” 15