Conheça os hábitos do consumidor de cultura pop do Brasil

Conheça os hábitos do consumidor de cultura pop do Brasil

 

Com mais de 26 mil participações, quarta edição Geek Power, maior pesquisa do gênero, é a mais completa até agora

O fã de entretenimento tem de 18 a 34 anos (68%), mora no Sudeste (60%), tem ensino superior completo ou está cursando (65%), tem renda familiar entre 2 e 10 salários mínimos (64%) e 91% fazem compras online. É o que revela a quarta edição da Geek Power, pesquisa realizada pelo Omelete Group, maior conglomerado de empresas de cultura pop do país, dessa vez em parceria com o IBOPE CONECTA – plataforma web do IBOPE Inteligência.

Com mais de 100 perguntas que ficaram no ar no portal Omelete – www.omelete.com.br – durante 14 dias, a pesquisa coletou mais de 26 mil participações, com o objetivo de mapear o perfil desse consumidor de ponta a ponta.

Nerds conectados

A média online do país é 10 horas online/dia, mas na pesquisa 41% se declaram online enquanto estão acordados. O smartphone é o meio mais usado para navegar na internet, sendo preferido por 60% das pessoas. Destes, 37% usam a internet para se divertir, 19% para trabalhar e 18% para se informar com notícias.

Nas horas livres a preferência ainda é estar conectado à internet (27%), mas os jogos vêm na sequência (16%), à frente de hábitos tradicionais como ver TV (13%) e estudar ou ler (13%). Como se espera de um público sempre em busca do que há de mais moderno, 94% afirmam ter um smartphone. O celular também é o aparelho favorito dos gamers: 58% jogam ao menos 1 vez por semana no mobile, contra 46% em consoles e 37% em computadores.

Os internautas são de fato multitelas. Enquanto assistem TV ou jogam videogame, 68% também usam o celular. Comer alguma coisa também é um hábito para 2/3 dos internautas.

Filmes, séries e heróis

Game of Thrones, da HBO, voltou ao posto de série favorita com 36% dos votos. Demolidor (Marvel e Netflix), preferida da edição anterior da pesquisa, caiu para o terceiro lugar com 9%. Stranger Things (Netflix) foi a novidade da lista: mais de 13% consideraram a melhor dos últimos meses!

Robert Downey Jr. (o Homem de Ferro) permanece no pódio como o ator predileto pelo 4º ano seguido (10%), seguido de Leonardo DiCaprio (7%) e Will Smith (6%). Scarlett Johansson (a Viúva Negra) também manteve seu título de melhor atriz para o público (14%) pelo 3º ano consecutivo. Emma Watson aparece pela primeira vez na segunda posição (13%), seguida de Jodie Foster (9%).

Apesar do sucesso da Marvel entre os atores, o super-herói favorito é da DC Comics: Batman aparece no topo com 28%. E o gênero de filmes preferido é o de ficção científica (27%), em seguida vêm ação (18%) e aventura (13%).

Entre as melhores franquias de todos os tempos, Marvel (18%) e Harry Potter (13%) sobem para segunda e terceira posição, na sequência do clássico Star Wars (21%) – que também levou voto de melhor filme do último ano com Star Wars: O Despertar da Força (28%).

O crescimento de produções próprias da Netflix (Stranger Things, Narcos e Fuller House e as séries em parceria com a Marvel, entre outras) levou a marca para o posto de distribuidora de conteúdo mais admirada, sendo votada por 43% do público.

Preferências e estilo de vida

Além de produções audiovisuais, os entrevistados (75%) não deixam de lado as clássicas histórias em quadrinhos. 55% preferem o “bom e velho” papel, enquanto 25% já migraram para o computador e 12% para o mobile. Entre os leitores, 55% leram 10 ou mais HQs nos últimos 12 meses e 25% leram mais de 10 livros no mesmo período.

Os gamers não ficam pra trás: 83% dos entrevistados jogam algum tipo de game, sendo o FIFA 2016 (13%) o mais jogado nos consoles nos últimos 12 meses, seguido de Batman: Arkham Knight (9%). Entre os personagens favoritos dos jogos, Kratos (20%) lidera a lista, seguido de Mario (15%) e Pokémon (8%), graças ao famoso game mobile da Nintendo e Niantic, Pokémon Go.

Mas não só de “rótulos clássicos” que vivem os consumidores de entretenimento. A pesquisa mapeou, inclusive, que eles se preocupam com uma alimentação saudável (89%), praticam algum tipo de atividade física (53%), e, apesar de 37% já possuírem carro, a bike (22%) está cada vez mais presente.

Para saber mais sobre o Grupo Omelete, acesse: www.omelete.com.br

Sobre o Omelete Group:

Maior conglomerado dedicado aos fãs de cultura pop do Brasil, o Omelete Group utiliza seu site, redes sociais e parceiros para atingir mensalmente mais de 9 milhões de pessoas ávidas por novidades dos mundos do cinema, series de TV, games, música e quadrinhos com textos, vídeos e posts nas redes sociais.

Fazem parte do Omelete Group:

Omelete – site que está no ar desde 2000 e é o maior e mais relevante voltado ao entretenimento. Conta ainda com o maior canal de vídeos do YouTube, o Omeleteve, dedicado a notícias geek do país, com 12 milhões de views mensais, página no Facebook com 1,5 milhão de fãs e milhares de seguidores no Instagram, Twitter e Snapchat;

CCXP – Comic Con Experience – maior evento de cultura pop da América Latina, reuniu em sua segunda edição 142 mil pessoas nos quatro dias de convenção em 2015, tornando-se referência internacional;

Social Comics – inovador serviço de streaming de histórias em quadrinhos que funciona como a Netflix das HQs.

Loja Mundo Geek – a mais reconhecida loja de produtos licenciados da internet brasileira, com vasto catálogo de produtos, comercialização de ingressos da CCXP e gerenciamento de lojas durante o evento;

Anualmente, o Omelete Group realiza a maior pesquisa de comportamento jovem do país, com participação de 14 mil pessoas respondendo a um completo questionário com mais de 100 perguntas.

Sobre o CONECTA

CONECTA, referência no comportamento digital, é a plataforma web do IBOPE Inteligência. Seu foco está na fusão do melhor da pesquisa online tradicional, tecnologia para gestão de painéis online – CONECTAí – e soluções interativas e inovadoras de marketing digital. www.conectaibrasil.com.br

Para garantir que você sempre receba as nossas mensagens, adicione o endereço do remetente em sua lista de contatos.

Nossa empresa respeita a sua privacidade.
Não desejo receber futuras mensagens
Denunciar Abuso

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
[adinserter block="4"]

Sumário

[adinserter block="5"]

Artigos Relacionados