Conheça a inspiração por traz do Homem de Aço

/, Cultura, Cultz, Curiosidades, DC/Conheça a inspiração por traz do Homem de Aço

O personagem mais icônico das histórias em quadrinhos, Superman é a epítome do super-herói: alto, forte, de queixo quadrado e capaz de façanhas impossíveis para o ser humano comum.

Mas você sabia que a criação do Homem de Aço foi inspirada pelos feitos de uma pessoal real? Pois é, ao criar o último filho de Kripton, Jerry Siegel e Joe Shuster basearam sua aparência em um artista de circo muito famoso em sua infância, o grandalhão Zishe Breitbart, o “Rei de Aço”.

Breitbart era um “homem forte do circo” que viajava pela Europa e nos EUA com o Circo Bush, fazendo demonstrações de força e impressionando multidões. Eram os anos 1920 e artistas como ele eram o equivalente de astros do rock ou celebridades da internet.

As apresentações de Breitbart incluíam feitos como entortar barras de ferro com as mãos (e fazer ornamentos florais com elas), quebrar correntes com os dentes e levantar carros com pessoas dentro – exatamente como algumas das capas clássicas do Superman na revista Action Comics.

Em uma apresentação, Breitbart ergueu um bebê elefante nos braços e, ao mesmo tempo, subiu uma escada. Um número famoso era a “Tumba de Hércules”, onde uma rampa era colocada sobre seu peito e animais pesados, como um touro e um elefante, caminhavam sobre o fortão. Breitbart levou a demonstração de força um passo adiante e apoiou um Globo da Morte no peito, enquanto dois motociclistas perseguiam um ao outro no interior da jaula.

Zishe Breitbart era parecido fisicamente com o Superman de Siegel e Shuster e usava os trajes típicos dos acrobatas e homens fortes de circo, incluindo a infame “cueca por cima da calça”, que, na verdade, era uma peça só. O traje influenciou o visual do Superman e de toda uma legião de super-heróis. Além disso, Breitbart se apresentava de capa em algumas ocasiões!


Nos cartazes do Circo Bush, Breitbart era anunciado muitas vezes como um “Super-homem” capaz de parar locomotivas. Era grande, forte e boa pinta, usava capa e cabelo ondulado digno dos primeiros astros do cinema. E assim como Clark Kent, o artista de circo tinha um lado mais intelectual. Breitbart se orgulhava de sua biblioteca com mais de 2 mil livros sobre a Roma Antiga e de sua herança judaica. Em entrevista aos jornais nos anos 1920, o grandalhão contou que quando caminhava em estradas de terra, ficava atento para não esmagar as minhocas.

Se a inspiração em Zishe Breitbart para a criação da identidade visual do Superman foi fruto de estudo ou uma inspiração menos deliberada, não se sabe. Mas o artista se apresentou com o Circo Bush, fazendo demonstrações de força, em Cleveland (EUA) em 1923 e Toronto (Canadá), em 1924. Nessas cidades, viviam dois garotos de nove anos de idade: Jerry Siegel e Joe Shuster, os pais do Homem de Aço.

 

2019-10-24T22:58:00-03:00