O Batman tem estreita ligação com a cidade de São Paulo, que de acordo com seus moradores, é a verdadeira Gotham City. A própria cidade do Homem Morcego é inspirada em várias cidades no mundo todo, mas quem conhece o centro velho de SP tem que admitir que é muito, mas muito parecida com Gotham.
Uma das suas influências em Sampa surgiu na década de 1980, mais especificamente nas paredes de um beco cinza e monótono das ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, na Vila Madalena. Em plena madrugada surgiu um grafite curioso que chamou a atenção da população: um grafite do Batman, que fez história e praticamente mudou o nome do endereço, conhecido popularmente de “Beco do Batman”.
Estudantes de artes plásticas ficaram sabendo do ocorrido e foram ver o grafite, percebendo o grande potencial para os muros do local, embelezaram o local com suas próprias artes regadas a cubismo e psicodelia.
Isso foi atraindo artistas urbanos que passaram a colorir o local hoje conhecido como uma das maiores atrações de artes a céu aberto do país.
Ponto turístico da cidade, o Beco do Batman foi catalogado com esse nome nos mapas do Google graças à influência de seu apelido relacionado ao mural Homem Morcego que, infelizmente, não existe mais.
O Beco do Batman é um dos pontos obrigatórios da cidade e paulistanos e turistas costumam ir até lá para tirar fotos devido a grande variedade de cores e artes do local que são sempre renovadas e restauradas, surgindo pelos muros.