O ator cômico e escritor Mel Smith morreu de um ataque cardíaco, aos 60 anos, conforme confirmou  seu agente . O comediante britânico morreu em sua casa na sexta-feira, 19/07/2013.

Uma ambulância foi chamada para a casa de Smith logo após 09:00, onde ele foi encontrado morto.

Smith formou uma parceria duradoura com Griff Rhys Jones, com quem criou a empresa de televisão independente, interfone Productions.

Smith e Rhys Jones juntos criaram Productions interfone, que fez uma série de comédias muito famosas na Inglaterra, entre eles, Da Ali G Show, eu sou Alan Partridge e Never Mind the Buzzcocks.

“O que fizemos foi produzir uma série gigantesca “, disse Lloyd. “Isso, eu acho, é uma contribuição que nunca vai embora.”

Outros amigos e colegas de trabalho usaram o Twitter para enviar suas condolências, como o comediante e radialista Stephen Fry: “terrível notícia sobre o meu velho amigo Mel Smith, morto hoje de um ataque cardíaco Mel viveu uma vida plena, mas era gentil, engraçado e maravilhoso “.

Mel Smith, que morreu com 60 anos, tornou-se um nome familiar na década de 1980, quando surgiu na TV. Mas ele também era um diretor, escritor, ator cujo amor para criar começou em tenra idade.

Filho de um corretor de Chiswick, oeste de Londres, Smith estava dirigindo peças de teatro com os amigos, com a idade de seis anos. Depois da escola, ele estudou psicologia experimental em New College, Oxford, aonde tornou-se presidente do grupo drama.

Smith dirigiu produções na Oxford Playhouse e participou do festival Fringe de Edimburgo, enquanto ele era um estudante.

Depois de deixar a universidade, ele continuou dirigindo, trabalhando no Royal Court, em Londres, antes de passar para a Bristol Old Vic eo Crucible Sheffield.

Mas Smith trabalhou sozinho, até que ele foi apresentado a Griff Rhys Jones pelo produtor de TV John Lloyd, que os convidou para se juntar ao elenco do Not the Nine O’Clock News, junto com Rowan Atkinson e Pamela Stephenson.

Seu show de enorme sucesso, que foi anunciado como uma alternativa para assistir telejornal da BBC, foi a série de esboços, esquetes e paródias musicais, no estilo Saturday Night Live.

Smith, Rhys Jones e Atkinson também escreveram para o show.

Tornou-se uma empresa altamente bem-sucedida de produção independente e agência de talentos, responsável por sucessos como Da Ali G Show e Alan Partridge está Knowing Me Knowing You. A empresa foi vendida em 2000.

Smith adotou a persona de um sabe tudo, enquanto Rhys Jones assumiu a persona estúpido enquanto eles se engajaram em discussões sobre uma infinidade de assuntos.

Ao longo dos próximos 14 anos, houve um total de 10 temporadas do show. A dupla também fez filmes e programas de rádio juntos, e atuou em peças, shows e especiais de Natal.

Seu trabalho de caridade incluído introdução Rainha em 1985 do concerto Live Aid no Estádio de Wembley.

Trabalho de direção também foi uma parte fundamental de sua carreira, e sua obra incluía Bean – O Filme, que foi estrelado por Atkinson e Richard Curtis e a comédia romântica ‘The Tall Guy, estrelado por Emma Thompson e Jeff Goldblum.

Teve papéis ativos em produções que incluem Babilônia, em 1980, The Princess Bride and Sir Toby Belch na produção de Noite de Reis de Trevor Nunn.

Smith passou a cantar e atuar no palco em 2007, fazendo sua estréia no West End no musical Hairspray, com grande sucesso como Wilbur Turnblad, ao lado de Michael Ball como Edna Turnblad.

No ano passado, Smith trabalhou com Rhys Jones mais uma vez em um programa de desenho para a BBC One.

Smith era um diretor de Hollywood, bem como um escritor cômico, o ator e cantor.

Ele deixa esposa, Pam, com quem morava no noroeste de Londres.

Comediante e ator inglês, Mel Smith, morre aos 60 anos