Desde o inicio do cinema, os filmes são feitos e projetados em película, uma tradição que durou aproximadamente 120 anos, mas que começou a chegar ao fim.

A Paramount Pictures é o primeiro grande estúdio de Hollywood a finalizar a distribuição de filmes em película nos EUA.” Tudo Por Um Furo” foi o último filme do estúdio a ter cópias no formato 35mm. Começando com “O Lobo de Wall Street”, os filmes serão distribuídos apenas em formato digital.

A indústria cinematográfica aguardava essa notícia há algum tempo, com vários outros estúdios avisando exibidores há meses que isso ocorreria dentro de um ou dois anos.

Com a oficialização da Paramount, é possível que outros estúdios também implementem tal mudança. Espera-se que até o fim do ano de 2014, não hajam mais  cópias distribuídas em película nos EUA.

A mudança definitiva chega cerca de 10 anos depois do início da transição, quando os principais estúdios auxiliaram redes exibidoras a trocar a sua tecnologia pela digital, muito mais barata e prática.

Uma cópia em película custa cerca de 2 mil dólares para ser produzida e distribuída, contra 100 dólares da digital. O resultado é que 99% dos cinemas dos EUA já estão adaptados à novidade.

A Paramount não fez comentários sobre a decisão, mas sabe-se que algo irrevogável.

paramount_pictures_logo_with_new_viacom_byline