Cinesolar visita mais de 60 cidades paulistas em outubro

Cinesolar visita mais de 60 cidades paulistas em outubro

As Cidades de Cristais Paulista, São José Da Bela Vista, Restinga, Itirapuã, Sta. Cruz Da Esperança, Serra Azul e Cássia Dos Coqueiros recebem em outubro o Cinesolar e Cinecidade

 

O Cinecidade, circuito de exibição de filmes brasileiros, convida o primeiro cinema móvel do país que utiliza energia solar para exibir filmes, o CINESOLAR, para participar do Circuito de Arte e Cultura CPFL. Patrocinado pela CPFL Energia e com apoio da CPFL Cultura, as duas iniciativas pegam a estrada a partir de agosto para visitar mais de 60 cidades paulistas em todas as regiões do estado. Além de sessões gratuitas de cinema, a programação inclui oficinas de sustentabilidade para crianças e adolescentes.

“Ao longo dos anos, a CPFL Cultura se tornou uma referência em sua missão de filtrar, organizar e contextualizar as questões do mundo contemporâneo a partir de debates, reflexões e programas culturais. Tão importante quanto organizar esta produção é compartilhá-la. Por isso nos esforçamos para alcançar o público por meio do rádio, da TV e da internet, e também do Circuito de Arte e Cultura CPFL, do qual o CINESOLAR é parte. Este projeto, que reúne cinema, responsabilidade social e sustentabilidade no mesmo trajeto, reforça nosso compromisso de levar ao maior número possível de pessoas o que há de melhor na produção cultural brasileira hoje”, afirma Mário Mazzilli, diretor-superintendente do Instituto CPFL.

A parceria entre o Cinecidade e o CINESOLAR é inédita. Além de projetar os filmes com energia limpa e renovável, o cinema solar leva toda estrutura necessária para realizar as sessões, desde telão até cadeiras para o público. A cada mês será exibido um filme brasileiro diferente. Um dos objetivos do circuito, além de promover ações sustentáveis, é democratizar o acesso às produções nacionais, já que ainda existe pouco espaço dento das salas comerciais de cinema. O filme “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, entra em cartaz nas sessões de outubro.

Longas-metragens como “Antes que o Mundo Acabe”, de Ana Luiza Azevedo e “O Menino no Espelho”, de Guilherme Fiúza Zenha, além de diversos curtas-metragens infanto juvenis também estão na lista de exibição do circuito, que acontece até março de 2016. A expectativa de público é de 300 pessoas por sessão, ou seja, um total de 18 mil espectadores.

“Nosso objetivo é difundir e democratizar o acesso às produções audiovisuais brasileiras através de um circuito paralelo ao das salas comerciais e que também possam dialogar com nosso público. O filme produzido em nosso país precisa se encontrar com os brasileiros. Além disso, conseguimos atrelar esta ação com temas relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente. E isso torna a iniciativa ainda mais enriquecedora para quem participa”, diz Cynthia Alario, diretora da Brazucah Produções, responsável pelos projetos Cinecidade e CINESOLAR.

No segundo semestre do ano passado, o CINESOLAR visitou 48 cidades de São Paulo com o circuito itinerante da CPFL. A programação foi especial e contou com a exibição de filmes ambientais – longas e curtas-metragens. Ao todo, as sessões de cinema tiveram um público de cerca de 10 mil espectadores.

A programação pode ser acompanhada no site do projeto:

www.cinesolar.com.br

 Cine+solar

Sobre o CINESOLAR

O projeto tem a realização da Brazucah Produções em parceria com a Associação Cultural Simbora e a SemearteProductil. O CINESOLAR ainda conta com o apoio da Fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social em vários países, e do Solar World Cinema, projeto holandês que difunde cinemas solares. Além das sessões sustentáveis de cinema, o projeto brasileiro ainda promove oficinas de sustentabilidade – música orgânica e ecografite – voltadas para crianças e adolescentes e apresentações artísticas.

 

Sinopse – O menino e o Mundo, de Alê Abreu

Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

 

CINESOLAR – OUTUBRO

FILME: O MENINO E O MUNDO, DE ALÊ ABREU

 

 

21/10, quarta – Cristais Paulista

horário: às 19h (mostra de  cinema infantil) e às 20h (sessão do filme “O Menino e o Mundo”)

Onde: Praça Central Nossa Senhora D’Abadia

Obs.: Caso chova, as sessões acontecem no Centro de Lazer do Trabalhador (CLT)

Entrada Gratuita

22/10, quinta – Restinga

horário:  às 19h15 (mostra de cinema infantil) e às 20h15 (sessão do filme “O Menino e o Mundo”)

Onde: Praça Nossa Senhora Aparecida

Obs.: Caso chova, as sessões acontecem no Centro de Convivência do Idoso (CCI – Rua Francisco Canavez, s/nº)

Entrada Gratuita

23/10, sexta – São José da Bela Vista

horário: às 19h (mostra de cinema infantil) e às 20h (sessão do filme “O Menino e o Mundo”)

Onde: Praça da Matriz

Obs.: Caso chova, as sessões acontecem na EMEB José Renato Nogueira Ambrósio (Rua Três de Abril, 142)

Entrada Gratuita

24/10, sábado –  Itirapuã

horário: às 20h (mostra de cinema infantil) e às 20h40 (sessão do filme “O Menino e o Mundo”) Onde: Praça Nossa Senhora Aparecida

Obs.: Caso chova, as sessões acontecem na quadra da EMEF Olívio Faleiros (Rua Coronel Messias Rosa, 4.479 – Centro)

Entrada Gratuita

27/10, terça – Santa Cruz da Esperança

horário: às 19h30 (mostra de cinema infantil) e às 20h30 (sessão do filme “O Menino e o Mundo”)

Onde: Praça Central Júlio Prestes

Obs.: Caso chova, as sessões acontecem no Centro Social Urbano (CSU)

Entrada Gratuita

28/10, quarta – Serra Azul

horário: às 19h30 (mostra de cinema infantil) e às 20h30 (sessão do filme “O Menino e o Mundo”)

Onde: Praça Central Obs.: Caso chova, as sessões acontecem no Estádio Municipal

Entrada Gratuita

 

29/10, QUINTA – Cássia dos Coqueiros

horário: às 19h (mostra de  cinema infantil) e às 20h (sessão do filme “O Menino e Mundo”)

Onde: Praça Santa Rita

Obs.: Caso chova, as sessões acontecem no Centro Comunitário Santa Rita

Entrada Gratuita

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
[adinserter block="4"]

Sumário

[adinserter block="5"]

Artigos Relacionados