No próximo dia 05/12/2014, sexta-feira, a capital paulista recebe uma sessão diferente de cinema. O CINESOLAR, primeiro cinema móvel do país movido a energia solar, realiza uma exibição ao ar livre e gratuita de curtas-metragens no Largo da Batata, a partir das 19h. Além da projeção, o projeto também promoverá apresentações artísticas.

O público que passar pela região poderá assistir a seleção de filmes do “Circuito Tela Verde”, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente que reúne produções com temática socioambiental, além do documentário “Pedais Pensantes” de Marcelo Zerwes, sobre cicloativismo em São Paulo. Antes da sessão, haverá o show do MuLtiSamBofônico, projeto do multi-instrumentista Guilherme Folco, que apresenta vários ritmos com inserções circenses. O grupo Rueda Flamenca finalizará o evento com um espetáculo de dança espanhol e a participação será aberta ao público.

Na estrada desde junho de 2013, o CINESOLAR já atingiu um público demais de 17 mil pessoas nas mais de 110 sessões realizadas, além de conseguir uma economia de energia elétrica maior que 270 mil watts, equivalente a quase 675 horas de uma geladeira ligada sem interrupções.
O CINESOLAR é equipado com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. O veículo também é autossustentável em sua estrutura, já que carrega cadeiras para o público, sistema de som e projeção, telão e até uma cabine de DJ.

Cine+solar

O evento acontece em parceria com o movimento A Batata Precisa de Você, que desde o início de 2014 vem promovendo atividades que reforçam a possibilidade e a necessidade de converter um grande espaço de passagem em local potencial de encontros e socialização na cidade

A ideia do CINESOLAR nasceu em um encontro de cinemas itinerantes no México, em 2010. Foi lá que a idealizadora e coordenadora do CINESOLAR, Cynthia Alario, começou a tecer parcerias para desenvolver o protótipo no país. A versão brasileira ganhou o apoio inicial da Fundação Holandesa Doen, promotora de sustentabilidade, cultura e inovação social em vários países. O projeto é uma realização da Brazucah Produções em parceria com a Associação Cultural Simbora e a SemearteProductil.

“O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, explica Cynthia Alario.

Unidade Cine Solar (300x157)

 

Sessão CINESOLAR – Largo da Batata

Data: 05 de dezembro de 2014

Horário: 19h

Entrada Gratuita