CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar, tem sessões em Santana com curtas-metragens produzidos por estudantes

AB147728-F680-4E8C-AE1E-779983C7A10A-300x200-1
AB147728 F680 4E8C AE1E 779983C7A10A Cinefreak

Com patrocínio da Progen, o projeto exibe três curtas-metragens e o filme ‘Atravessa a Vida’, a partir das 18h, na Praça do Parque da Juventude, em Santana, com entrada gratuita e distribuição de pipoca

A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolar, que chega no bairro de Santana, em São Paulo, com atividades culturais para a população. Com patrocínio da Progen e apoio do CPS (Centro Paula Souza), na terça-feira (30/08), na Praça do Parque da Juventude, a partir das 18 horas, serão exibidos o filme “Atravessa a Vida” e os curtas-metragens “Drag no Teatro”, “O Ritmo dos Jovens” e “Por Toda Forma de Arte”, produzidos por estudantes da Etec de Artes, Etec Tiquatira, EE Caetano de Campos e EE Fidelino, participantes da Rede Brazucah, em São Paulo.

Na sessão de cinema do CineSolar, com entrada gratuita e distribuição de pipoca, o público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema e que tem muitas atrações para toda a família.

Realizado entre os meses de setembro a dezembro de 2021, por meio da parceria firmada entre a Rede Brazucah, a Progen e o CPS (Centro Paula Souza), o curso de formação audiovisual e gestão de mídias sociais teve como proposta empoderar os jovens, com idade entre 13 e 18 anos, no uso das ferramentas de comunicação e informação tendo como objetivo incentivar o protagonismo social motivando a intervenção social por meio das produções audiovisuais.

No conteúdo, entre os temas abordados estão: introdução à linguagem cinematográfica, técnicas de depoimentos e entrevistas, captação de imagens, montagem, narrativas na era da internet, divulgação em redes sociais, processos culturais e cultura local, comunicação não violenta e cultura de paz, fundamentos da sustentabilidade, entre outros temas.

“Buscamos promover a integração entre os campos da comunicação e da educação, potencializando os processos educacionais por meio do reconhecimento da linguagem audiovisual como prática educativa. No decorrer das aulas abordamos questões relacionadas a estética, a construções narrativas, a técnica e a temas transversais na perspectiva de ampliar o repertório cultural e possibilitar novas formas de expressão aos estudantes”, diz Raphael Alario, coordenador da Rede Brazucah.

Os documentários produzidos ao final do curso serão exibidos na sessão do CineSolar, o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. Uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma – são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.

“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.

O projeto faz parte das ações de responsabilidade social e ambiental da Progen, que visam ajudar pessoas por meio da educação. “Acreditamos que por meio deste projeto podemos contribuir com a formação desses jovens e disseminar fundamentos da sustentabilidade”, comenta Eduardo Barella, presidente da Progen.

Com ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, o CineSolar também ajuda o planeta cumprindo 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). “As sessões de cinema são atividades artísticas com uma linguagem que dialoga de forma lúdica com pessoas de todas as idades, colocando o público em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, além de arte e cultura”, destaca Cynthia Alário.

O CineSolar é viabilizado pelo projeto Rede Brazucah – 2ª edição, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Progen e apoio do CPS (Centro Paula Souza) e da Etec de Artes, e é realizado pela Brazucah Produções e pelo Ministério do Turismo.

PROGRAMAÇÃO:

São Paulo

Sessão de Cinema

Data: terça-feira (30/08)

Horários: 18h – Sessão de curtas produzidos por alunos da Etec de Artes, Etec Tiquatira, EE Caetano de Campos e EE Fidelino

19h- Filme: ‘Atravessa a Vida’

Entrada: gratuita

Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz

Local: Praça do Parque da Juventude – Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana – São Paulo/SP

Encontro presencial – Introdução Audiovisual

Data: quinta-feira (01/09)

Horário: das 14h às 18h

30 vagas – p/ alunos das Etecs

Inscrições gratuitas: raphael@brazucah.com.br

af91f775 f454 4fb0 bfa4 cae431517693 Cinefreak
82c6d8da 2bd7 4385 bcf2 1063db4df102 Cinefreak

Na sessão acontece a estreia dos curtas-metragens ‘Drag no Teatro’, ‘Por Toda Forma de Arte’ (fotos) e ‘O Ritmo dos Jovens’, produzidos por estudantes da Etec de Artes, Etec Tiquatira, EE Caetano de Campos e EE Fidelino, participantes da Rede Brazucah, em São Paulo. Fotos: Divulgação/CineSolar

b7bf1024 a878 49c3 b0b2 bff077ce0099 Cinefreak
56d4688a 6268 4765 9cd2 0895d97a7c08 Cinefreak

O Cinesolar carrega as cadeiras para o público, sistemas de som e projeção, telão e uma cabine de DJ. Na sessão, o público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo, que tem muitas atrações para toda a família. Fotos: Divulgação/CineSolar

SINOPSES DOS FILMES:

‘Drag no Teatro’– São Paulo – Duração: 16 minutos

Documentário produzido por estudantes de São Paulo, na conclusão do curso de formação audiovisual e gestão de mídias sociais – Rede Brazucah.

 

Apresentando um novo espaço a ser ocupado pela arte drag, a vertente teatral vem com força, ocupando teatros municipais do estado de São Paulo. Buscando tirar a arte da marginalização e a colocar em evidência temos alguns grandes nomes que buscam o reconhecimento desse meio: Vera Ronzella (Alexandre Santucci), Thelores (Beto Souza) e Mercedez Vulcão (Pedro Machitte), entre outros. Visando a democratização ao acesso à essa arte tão pouco conhecida, trazemos nosso curta “Drag no Teatro”.

‘O Ritmo dos Jovens’ – São Paulo – Duração: 12 minutos

Documentário produzido por estudantes de São Paulo, na conclusão do curso de formação audiovisual e gestão de mídias sociais – Rede Brazucah.

 

O webdocumentário apresenta as diferentes relações que os jovens estabelecem com a música.

‘Por Toda Forma de Arte’ – São Paulo – Duração: 12 minutos

Documentário produzido por estudantes de São Paulo, na conclusão do curso de formação audiovisual e gestão de mídias sociais – Rede Brazucah.

 

Aquilo que mexe com o corpo, com a mente, com a alma, que permite a criação, criatividade. Coisa um tanto inexplicável, irracional, ainda que política, presente. Desde a dança, o grafite, a música, a escrita até o desenho. Sem tirar ou pôr, arte se torna resistência dia após dia nas mãos de apaixonados, muitas vezes loucos, criadores de formas e conteúdos que precisaram passar por momentos de confusão e medo. Nesta produção documental, buscou-se entender como a pandemia mundial afetou o cenário da arte independente, privilegiando a experiência pessoal de cada artista participante, sua história no estilo artístico em que atua e seu ideal de futuro pós pandêmico. Artistas são criadores de perspectiva e oportunidade. A arte salva.

“Atravessa a Vida” – diretor: João Jardim – Documentário/2020 – Brasil – 82 minutos – 12 anos

Enquanto alunos do 3º ano do ensino público no interior do Sergipe se preparam para a prova que pode determinar o resto de suas vidas, o documentário retrata as angústias e os prazeres da adolescência através de seus gestos, inquietações e conquistas.

7e42266d edd4 4e1f 9511 405331111d89 Cinefreak
099abe41 2cad 48ca b778 dc9a4a09a8c9 Cinefreak

A sessão de cinema tem entrada gratuita e distribuição de pipoca, com exibição do filme “Atravessa a Vida”. Fotos: Divulgação

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
[adinserter block="4"]

Sumário

[adinserter block="5"]

Artigos Relacionados