O projeto CINESOLAR, que já roda pelas estradas brasileiras desde 2013, realizará sessão de cinema e oficina de cosméticos naturais na capital paulista

Entre os dias 26 e 30 deste mês, a cidade de São Paulo recebe a quinta edição da Virada Sustentável, evento que traz uma programação gratuita voltada para a sustentabilidade. E uma das atrações será o CINESOLAR, primeiro cinema móvel do país a utilizar energia solar para exibir filmes. A programação acontece no sábado, 29/08, a partir das 17h, no espaço da Unipaz (Universidade Internacional da Paz), bairro da Vila Mariana.

Além da exibição de filmes em curtas-metragens, a equipe do projeto promove uma oficina de criação de cosméticos naturais, das 17h às 18h. A atividade propõe a confecção de produtos a partir de ingredientes extraídos da natureza, como frutos, flores, argilas e plantas. Uma abordagem de como é possível preparar essas fórmulas de maneira orgânica, simplista e acessível.

E às 18h15, o CINESOLAR monta a estrutura do seu cinema com telão, cadeiras e até uma cabine de DJ. Alguns dos curtas exibidos serão do Circuito Tela Verde do Ministério do Meio Ambiente e do canal Olhar para Tudo, plataforma que busca conduzir o olhar das crianças, e também dos adultos, através do cinema, abordando questões sobre o mundo com arte, criatividade e diversão.

A parceria entre a Unipaz e o cinema solar não foi por acaso. Além da coordenadora do projeto, Cynthia Alario ser aluna da universidade, a UNIPAZ possui unidades em várias cidades do país, e também marca presença em outros países, como Argentina, Bélgica e França. A Unipaz desenvolve vários programas, projetos e atividades educacionais e culturais com o objetivo de promover a capacidade humana e a cidadania através de práticas individuais, sociais e ambientais. Sempre rumo a sustentabilidade com ética e respeito à vida.

 Cine+solar

Sobre o CINESOLAR

O CINESOLAR é uma a realização da Brazucah Produções em parceria com a Associação Cultural Simbora e a SemearteProductil. O Cinesolar ainda conta com o apoio da Fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social em vários países, e do Solar World Cinema, projeto holandês que difunde cinemas solares. Além das sessões sustentáveis de cinema, o projeto brasileiro ainda promove oficinas de sustentabilidade e cinema para crianças e adolescentes, assim como apresentações artísticas.

Desde o início das atividades, em 2013, o cinema sustentável contabiliza mais de 130 sessões realizadas em cerca de 100 cidades brasileiras, além de uma economia de energia elétrica que chega a mais de 300 mil watts, equivalente a cerca de 800 horas de uma geladeira ligada sem interrupções.

cinesolar_02

CINESOLAR NA 5ª VIRADA SUSTENTÁVEL

Quando: 29/08, sábado, das 17h às 20h30

Endereço: UNIPAZ – Universidade da Paz (Rua Pedro Morganti, 76 – Vila Mariana)

Entrada gratuita

02. foto.CINESOLAR.viradasustentavel.unipaz.


Confira os filmes

UM RIO – Direção: Marcelo Bala e Andrea Pesek

Sinopse: UM RIO mostra, de forma lúdica, algumas transformações que podem ocorrer no meio-ambiente com o crescimento de uma cidade. Propõe para a criança a discussão sobre qual o futuro que queremos para os rios de nossas cidades e aborda temas como mobilidade urbana, preservação, lixo, entre outros ligados a sustentabilidade e cidadania.

MEU FOGUETE – Direção: Marcelo Bala e Andrea Pesek

Sinopse: Quem nunca se imaginou a bordo de um foguete viajando entre planetas e estrelas? Meu foguete fala de sonhos, imaginação e velocidade. Embarque nessa aventura.

O PIANO – Direção: Marcelo Bala e Andrea Pesek

Sinopse: ‘O Piano’. Filme conta a história de um menino que carrega um piano no bolso. A Gymnopedie # 1 de Erik Satie é apresentada de forma simples, para que a criança perceba que pode aprendê-la facilmente se desejar. Até mesmo num piano de papel. A idéia por trás deste filme, porém, vai além de ensinar a peça de Satie. Mostra o artista como alguém que revela a beleza escondida nas frestas, nos cantos remotos, na natureza, e que cataliza tudo isso em forma de música.

Serei Sereia?  – Direção: Hugo Cuccurullo

Sinopse: Serei Sereia? Surpreenda-se com a história da Janaina, uma menina com uma imaginação incrível. Este filme propõe um resgate da utilização de recursos teatrais em vídeo, com uma inovadora técnica de confecção e manipulação de bonecos, onde o próprio manipulador é o contador, vira personagem e interage na história.

Os 4 Viajantes – Direção: Hugo Cuccurullo

Sinopse: Quatro viajantes vindos dos quatro cantos do reino que se encontram por acaso em um ponto da estrada. Descobrem ali o quanto são diferentes, pois falam línguas diferentes, tem culturas e gostos diferentes. Podem haver, porém, afinidades em meio a tanta diferença? Assista e descubra!

Programação

17h00 – Oficina de criação de cosméticos naturais

18h30 – Minutos da Sustentabilidades – Episódios da webserie do Canal IQX que apresenta a sustentabilidade, através do conceito inovador da permacultura. Duração: 15 minutos

18h45 – Olhar para Tudo  Curtas metragens que buscam conduzir o olhar das crianças, e também dos adultos, através do cinema, abordando questões sobre o mundo com arte, criatividade e diversão Duração: 15 minutos

19h00 – Circuito Tela Verde – Programa de difusão de filmes com temáticas ambientais promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. Duração: 15 minutos

 

19h15 – Ecohabitat – sustentabilidade em ação  Documentário que aborda ações sustentáveis no estado de São Paulo com exemplos práticos de ações. Duração: 15 minutos

 

19h30 – Roda de conversa sobre os filmes exibidos. Duração: 30 minutos

 

20h00 – Greener Short Film Festival  – Seleção internacional de curtas metragens com temáticas relacionadas aos problemas ambientais da atualidade.  Duração: 30 minutos