O Cinefreak foi convidado para assistir a semi final do reality show musical X Factor , da rede Bandeirantes. O estúdio do programa fica na Quanta Estúdios, na Vila Leopoldina, em São Paulo. Enorme e luxuoso, o estúdio é moderno e tremendamente bem equipado, com uma equipe técnica eficiente e muito cortês.

A equipe de maquiagem e figurinos do programa é incrível, criando estilos baseados na personalidade dos concorrentes, extrapolando seus talentos musicais para o plano visual.

Os jurados são muito gentis, mas o destaque é o Paulo Miklos, que além de simpático, é muito atencioso.

Além da escolha dos 4 finalistas, fomos brindados com pocket shows do Paulo Miklos e da Karol Comka, que tem uma musicalidade deliciosa.

Talentosa, bonita e muito simpática, Karol Comka fez uma grande apresentação, com direito a bis e pedido especial de Di Ferreiro.

O programa começou apresentando o top 6, e o público deveria votar para escolher os 4 finalistas. A tarefa se mostrou ingrata, pois nem sempre a escolha do público reflete a qualidade do cantor ou seu talento, e esta escolha refletiu isto.

A família e amigos dos competidores estava frenética e tensa, torcendo o tempo todo, inclusive os unicórnios da Jenni. Todos os concorrentes, Diego Martins, Ravena, Jenni Mosello, Cristopher Clark, Heloa Holanda e Conrado Bragança foram muito atenciosos, e obviamente, talentosos.

A escolha dos 4 finalistas foi tensa, com direito a empate na escolha dos juízes, sendo necessário desempate pela escolha popular,  levando Ravena, Jenni Mosello, Cristopher Clark e Conrado Bragança para a final.

The X Factor é uma competição musical criada na televisão britânica que procura talentos musicais. Criado por Simon Cowell, o show estreou em 2004 como substituto para o Pop Idol (criado por Simon Cowell e Ryan Seacrest), desde então, tem sido transmitido anualmente entre os meses de agosto/setembro a dezembro.

O programa é produzido pela Thames do grupo FremantleMedia (anteriormente, Talkback Thames) e a companhia Syco Entertainment de propriedade de Simon Cowell.

A versão nacional é um talent show transmitido pela Rede Bandeirantes que estreou em 29 de agosto de 2016, com apresentação de Fernanda Paes Leme, Larissa Erthal e Maurício Meirelles como repórteres e conta com Alinne Rosa, Di Ferrero, Paulo Miklos e Rick Bonadio no júri. O show se concentra em encontrar novas estrelas.

O vencedor tem direito a um contrato de gravação com a Sony Music. A idade mínima para inscrição é de 16 anos e para a temporada 1 a competição foi dividida em quatro categorias: homens e mulheres entre 16 a 24 anos, adultos (maiores de 25 anos) e grupos (incluindo duplas).

 

Há quatro fases da competição:

 

Fase 1: Audições

Fase 2: Centro de Treinamento

Fase 3: Desafio das Cadeiras

Fase 4: Shows ao vivo

Na segunda feira, dia 17 de novembro, acontece a final, e o público brasileiro irá escolher a nova estrela da música do Brasil.