Sessão acontece terça, 26/03, 21h30, no Cine Roxy 5. Haverá sorteio de brindes
O *Instituto Cine Zen Cultural*, que surgiu como um site voltado à crítica cinematográfica criado pelo jornalista, produtor cultural e crítico de cinema André Azenha em 29 de março de 2009, com lançamento no Instituto Bistrô La Quiche Doreé, na Epitácio Pessoa, e virou um instituto responsável por diversos projetos, comemora sua primeira década e meia de atividades com uma sessão especial de *Karatê Kid: A Hora da Verdade*, clássico oitentista, que completa 40 anos de seu lançamento em 2024. *A sessão acontecerá na terça-feira, dia 26 de março, 21h30, no Cine Roxy 5, na Avenida Ana Costa 443, no Gonzaga, mediante entrada gratuita, mas pede-se a gentileza de um quilo de alimento não perecível em prol da Igreja Senhor dos Passos*. Antes da sessão serão sorteados vários brindes culturais e haverá uma breve introdução sobre o filme, feita por Azenha.
Karatê Kid é um filme que marcou toda uma geração nos anos 1980, dando início a uma trilogia de sucesso, dirigido por John G. Avildsen e com trilha de Bill Conto, os mesmos de Rocky, Um Lutador (1976).
Além da trilogia, a história de Daniel Larusso e Johnny Lawrence teria continuidade na série Cobra Kai, a partir de 2018, e hoje conta com cinco temporadas no Netflix.
O evento tem apoios da Open House Idiomas e do Cine Roxy e integra uma programação que acontece durante todo o ano para celebrar os 15 anos do Cinezen Cultural e os 10 anos do Santos Film Fest: Festival de Cinema de Santos. Essa programação teve início em fevereiro, com a exposição 10 Anos de Amor e Dedicação ao Cinema, que ficou 20 dias no Shopping Pátio Poranga e atraiu mais de 1500 pessoas. Essa exposição voltará a ser exibida na Open House Idiomas, a partir de abril, e depois no Santos Film Fest, em junho. O Instituto Cinezen Cultural ainda este ano realizará a décima edição do Santos Film Fest, o retorno do Cine Comunidade, projeto de cinema itinerante, esses dois com recursos da Lei Paulo Gustavo Estadual, e ainda haverá o Culturalmente Santista: Fórum Cultural e Criativo de Santos, e vários lançamentos de livros da CineZen Edições Literárias, inclusive obras literárias que narram histórias da cultura santista.
“Além de ser um filme muito querido no Brasil, que fez sucesso na época de seu lançamento e com dezenas e dezenas de reprises na televisão aberta, Karatê Kid também é um filme que marcou muito a minha infância. E se nos 10 anos do Cinezen exibimos o filme Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, que coincidentemente tem data redonda também em 2024, com 20 anos de seu lançamento, Karatê Kid é um filme que fala sobre superação, samor, amizade e a busca pelo equilíbrio nas relações, algo que temos procurado em nossas vidas pessoais e também com as atividades do Cinezen Cultural, que visam promover a diversidade, a inclusão, o respeito às diferenças. E fazer cultura obviamente não é fácil, e a superação está presente em toda essa jornada”, ressalta André Azenha.
Sobre o Cinezen Cultural
29 de março de 2009. No extinto bistrô La Quiche Dorèe, um bate-papo sobre jornalismo e crítica cultural reunia André Azenha, Ricardo Prado, Eduardo Abrantes e Flavio Viegas Amoreira. Junto, uma exposição do acervo da Cinemateca de Santos. O evento era o lançamento do site CineZen Cultural, idealizado por Azenha com o objetivo de refletir o cinema, reunir críticas de filmes, desde lançamentos até clássicos e cults. Sem fins lucrativos, logo o espaço passou a reunir colaboradores de várias partes do Brasil. Quando completou um ano, para comemorar o aniversário houve um debate com o cineasta Tristan Aronovich na então Associação dos Médicos de Santos. Nos dois anos de aniversário, novo debate, sobre audiovisual na Baixada Santista, reunindo profissionais do ramo no Ao Café.
“Desde o início entendemos o CineZen como veículo de propagação da reflexão artística, do entendimento de mundo a partir da cultura. Trilhamos um caminho sem volta. Além do espaço virtual, buscamos aproximar essa reflexão junto ao público, levando jornalismo e crítica cultural para o “cara a cara”, em debates, rodas de conversa, palestras, encontros de todos os tipos”, explica Azenha. “Assim acreditamos cumprir nossa missão de maneira mais intensa, eficaz, formando público para a cultura, instigando o pensamento. Jamais deixamos de publicar críticas, resenhas, artigos, entrevistas, reportagens no site. Hoje são mais de 4 mil postagens. Mas o CineZen caracterizou-se pelo diálogo, pelos encontros”, detalha.
Site Cinezen Cultural no início.
Desde então muitos projetos foram realizados pelo site que tornava-se uma instituição, uma das que mais promovem cultura na Baixada Santista, no litoral paulista.
Durante os anos, mais de 500 profissionais, entre artistas e produtores culturais, jornalistas e críticos de arte participaram, mais de 50 mil pessoas foram atingidas. Foram ocupados espaços públicos e privados como Teatro Municipal, Teatro Guarany, Cine Roxy 5, Cine Roxy 4, Museu da Imagem e do Som de Santos, Instituto Arte no Dique, Associação Projeto TAMTAM, Instituto Querô, Ao Café, Cafeteria Millor, Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, Shopping Pátio Iporanga, Cine Arte Posto 4, Almanaque Bar, Livrarias Realejo e Porto das Letras, Pinacoteca Benedicto Calixto, Sesc Santos, Open House Idiomas, The House Coworking, Centro Comunitário do BNH, Cine ZN, entre outros. “Praticamente todo mundo que lida com cultura, em Santos, já participou de algum de nossos encontros”, diz André.
Em 2012 foi lançado um livro independente, “Coletânea CineZen” (editora Costelas Felinas), com textos publicados no site. Já esgotado.
Foram realizados projetos como:
CineZen Convida: Bate-papos temáticos com artistas e produtores culturais de todas as áreas. Foram dezenas de bate-papos.
Ciclo A Saúde Mental no Cinema: mostras de filmes seguidas de bate-papos com especialistas em psicanálise, inclusão social e cinema. Foram três edições realizadas na Associação Projeto TAMTAM com apoio do Pólo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Baixada Santista.
CineZen Clube: encontros com profissionais de destaque na Baixada Santista, de diferentes áreas de atuação, que falavam sobre os filmes que marcaram suas vidas.
Veja o Espetáculo, Conheça o Artista: Apresentações seguidas de bate-papos com os artistas falando sobre o processo criativo de suas obras.
Mostra Cine Brasil Cidadania: Mostra de filmes brasileiros contemporâneos que abordam questões cidadãs sempre com bate-papos com os realizadores dos filmes. Teve duas edições no Sesc. Foi o embrião do Santos Film Fest.
Cine Geek HQ – Festival de filmes de super-heróis, terror, ficção científica, fantasia, baseados em games, etc. Teve três edições em diversos espaços, com exposições, bate-papos, etc.
CineZen Natalino – Evento beneficente e multicultural, com música, cinema e arrecadação de mantimentos em prol de entidades filantrópicas de Santos. Foram cinco edições no Cine Roxy.
Cine Retrô – Mostras de filmes clássicos e cults. Foram duas edições no MISS.
Superman 75 anos – Mostra de filmes, exposição e bate-papos para celebrar os 75 anos do personagem.
CulturalMente Santista – Fórum Cultural de Santos – Projeto que teve origem a partir do CineZen Convida e virou um festival/fórum cultural com debates de todas as áreas artísticas: cinema, música, literatura, teatro, circo, dança, contação de histórias, artes visuais, produção cultural, etc. Teve seis edições. Integra o Calendário Oficial de Santos.
Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos – Festival de cinema com filmes nacionais e estrangeiros, exposições, lançamentos de livros, oficinas formativas, virada cinematográfica com café da manhã, música e diversas atividades. A quarta edição ocorre de 26 de junho a 3 de julho de 2019. Integra o Calendário Oficial de Santos.
Serviço:
Karatê Kid: A Hora da Verdade – 15 anos do Cinezen Cultural
Terça, 26 de março, 21h30
Cine Roxy 5 – Av Ana Costa, 443, Gonzaga
Gratuito, mas pede-se a gentileza de 1 kg de alimento não perecível em prol da igreja Senhor dos Passos
www.institutocinezen.com