O filme Batman vs Superman só vai estrear em março de 2016, mas já mobiliza a mídia e gera expectativa e curiosidade. Claro que um dos motivos é a presença de vários personagens lendários e dos atores que irão vive-los nas telas, além do novo Batmóvel, a Lex Industries, e outros ícones dos quadrinhos.

Mas estes não são os únicos motivos. A característica mais aguardada é poder finalmente presenciar, em “carne e osso” um confronto entre os maiores símbolos dos quadrinhos. O Homem Morcego enfrentando o Homem de Aço.

Batman e Superman nem sempre foram amigos, na verdade, representam ideais opostos, com o luz e trevas. Em várias histórias em quadrinhos, vemos Superman batendo cabeça com Batman, seja por seus métodos ou por considera-lo um fora da lei.

O gancho do filme que irá introduzir a Liga da Justiça mostra que o confronto ocorre devido à destruição de Metrópolis ocorrida  durante a batalha entre Kal-El e Zod, em “O Homem de Aço.

Mas enfrentar o Superman é só uma das muitas lutas travadas pelo Homem Morcego, a seguir você pode conferir cinco das maiores  batalhas do Batman.

Nova imagem do Batmóvel do filme Batman vs Superman: A Aurora da Justiça

O Batman é um dos maiores e mais heroicos personagens da história dos quadrinhos, mas também é um dos mais trágicos. Um passeio em família ao cinema terminou em tragédia para o jovem Bruce Wayne.

Caminhando de volta para casa, Bruce, seu pai, Thomas, e sua mãe, Marta, acidentalmente acabaram no notório “Beco do Crime” de Gotham City, e foram abordados por um assaltante. Não contente apenas em roubar a família rica, o bandido, chamado Joe Chill, baleou o Dr. Thomas e Martha Wayne antes de fugir para a escuridão, deixando-os mortos. Enquanto se ajoelhou ao lado dos corpos de seus pais, Bruce jurou vingá-los.As cinco maiores batalhas do Batman 1

Depois que a polícia chegou, Bruce foi consolado pela Drª. Leslie Thompkins, que juntamente com o mordomo Alfred Pennyworth, ajudou a organizar as coisas para o Serviço Social de Gotham não levasse Bruce aos cuidados da cidade. Assim, tanto a Drª. Thompkins quanto Alfred iniciaram o processo para o jovem Bruce realizar seu sonho de se tornar um cruzado contra o crime.

Bruce embarcou em uma viagem que o levou para todos os continentes, procurando aprender todas as habilidades de que precisaria para manter sua promessa. Com o tempo, Bruce forjou-se em uma arma viva para travar a guerra contra o crime e a injustiça. Ele aspirou ao auge da perfeição humana em dezenas de áreas, artes marciais, habilidades acrobáticas, força, e arte de fuga.

Intelectualmente, ele é tão ímpar, que se tornou um inventor, tático habilidoso, bem como um mestre do disfarce. Ele é hoje considerado como um dos maiores detetives do Universo DC. Em vez de simplesmente tirar de combate os seus adversários, ele muitas vezes usa astúcia e planejamento para despista-los. Sem dúvida um homem com enorme variedade e profundidade de seus conhecimentos e habilidades.

Em sua identidade como Bruce Wayne, ele é um dos empresários mais importantes do mundo, tornando as Indústrias Wayne uma das mais ricas empresas do mundo. Como Batman, se tornou uma lenda urbana, um conto de advertência que causou arrepios através do submundo da cidade. Ele também encontrou um amigo no comissário James Gordon, um homem honrado que aprecia os resultados de sua luta contra o crime. A galeria de vilões do Batman cresceu para se tornar o maior elenco de criminosos bizarros em todo o universo dos quadrinhos, com personagens como o Pinguim, Catwoman, Bane Duas-Caras, Cara de Barro, Hera Venenosa, o Charada, Killer Croc, Mr. Freeze, o Espantalho, Ra’s Al Ghul, o Dr Hugo Strange e o maior inimigo de todos – o Coringa.

Batman é o solitário, um melancólico típico, podendo parecer frio e distante em relação aos outros que desejam chegar mais perto. Prefere ficar sozinho, porque se ele se importa com alguém, ele sabe que poderia eventualmente perder esta pessoa em consequência de um ataque de seus inimigos. Ainda assim, esse lado frio e, por vezes, arrogante, orgulhoso e obsessivo, como a maioria das pessoas que não conheço pessoalmente dirão. E, apesar de sua escuridão e brutalidade, ele tem um código moral que ele não abre mão, dedicar sua vida ao combate ao crime e nunca usar uma arma de fogo.

Com suas habilidades tremendas, Batman é sem dúvida o maior super-herói e um dos mais perigosos da Terra (assim como nos quadrinhos). E isso é ainda mais surpreendente pelo fato de que ele é apenas um humano entre uma série de super seres que têm poder suficiente para rivalizar com os deuses. El e tem a reputação de ser o maior lutador do universo DC, e isto o levou a algumas das batalhas mais emblemáticas e lendárias na história dos heróis. Este fato, aliada à sua incrível habilidade de se recuperar das poucas derrotas que sofreu, inspiraram as “Cinco maiores batalhas de Batman”…

5.) JUSTICE LEAGUE #5 (1987)

As cinco maiores batalhas do Batman 2

 

As cinco maiores batalhas do Batman 3

 

As cinco maiores batalhas do Batman 4
Escritores: Keith Giffen and J.M. DeMatteis  Arte: Kevin Maguire

Esta luta não era uma das pancadarias coletivas da equipe da Liga da Justiça, mas agradou os fãs de Batman pela sua ousadia, pela forma inesperada e pela comicidade. Desde a formação desta equipe da Liga da Justiça, Guy Gardner irritou seus colegas com suas opiniões toscas e sua provocação, mas por usar o anel dos Lanternas Verdes, nunca foi “questionado devidamente” pela sua arrogância truculência. Mas uma discussão com Batman sobre quem deveria ser o líder da equipe estava começando a ficar fora de controle. Na sede da JL, Guy Gardner e Batman estavam em outra discussão acalorada (que o Cavaleiro das Trevas parece estar se divertindo de forma sutil). Finalmentesem argumentos contra o Batman, Guy tira o anel de Lanterna Verde e parte para cima do Homem Morcego, que desfere um soco na cara de Guy levando-o ao nocaute, para deleite de toda a equipe – e com apenas um soco, como não parava de salientar o Flash. Não importa o quão duro, ou poderoso você possa ser, você não mexe com o Batman.


4.) JLA #37 e 38 (2000)

As cinco maiores batalhas do Batman 5

 

As cinco maiores batalhas do Batman 6

 

As cinco maiores batalhas do Batman 7

 

As cinco maiores batalhas do Batman 8

Escritor: Grant Morrison  Arte: Howard Porter e John Dell
Prometeu não possui habilidades sobre-humanas, mas passou por treinamento físico e mental intenso e utiliza uma ampla gama de equipamentos e tecnologia. Suas ferramentas comuns incluem armadura; manoplas com projéteis de fogo, uma tonfa com vários recursos tecnológicos e um capacete que, além de emitir uma iluminação estroboscópica capaz de desorientação e hipnotismo, pode, através de um disco compacto, fazer o download do conhecimento e habilidades físicas dos outros diretamente em seu cérebro.
Ele é um adversário perfeito para o Batman, mas ninguém sabia o quão perfeito. Quando ambos os combatentes se enfrentaram pela primeira vez foi em JLA # 16, Batman foi tomado de surpresa pelo arsenal do vilão e completamente humilhado por ele em e combate, para espanto de todos. E, embora a equipe de JLA eventualmente derrotasse Prometeu, Batman nunca teve sua vingança. Leitores de quadrinhos estavam loucos, e exigiram uma revanche. Agora na Lua, onde a luta JLA foi para um encontro de super vilões, Batman se depara com Prometeu e quer revanche. Prometeu começa levando a melhor sobre Batman de novo, no entanto, o Cavaleiro das Trevas se planejou para isso, ele sabotou o capacete de Prometeu, antes da luta. Ao apertar de um botão, os programas que concediam ao vilão habilidades de um artista marcial e ginasta, são substituídos pelas habilidades físicas de um com deficiências físicas, Prometeu é um alvo fácil e nocauteado. Mais uma vitória incrível para o Batman e estabeleceu o que todos já sabiam, com algum tempo e preparação, ele é imbatível. Depois de testemunhar a sabotagem do capacete de Prometeu, a Caçadora luta diz a Batman: “Eu te vi traindo?” ele responde “Para vencer”. Sim, ele estava ganhando de fato.
3.) O Cavaleiro das Trevas #2 (1986)

As cinco maiores batalhas do Batman 9

 

As cinco maiores batalhas do Batman 10

 

As cinco maiores batalhas do Batman 11

Escritor: Frank Miller  Arte: Frank Miller e Klaus Janson

“The Dark Knight Returns” é facilmente uma das maiores histórias de Batman e mais influentes de todos os tempos. Ela realmente definiu o herói na idade moderna e o trouxe de volta como o vingador das trevas que ele sempre foi destinado a ser. A história em si é profunda, corajosa, escura e levou as histórias em quadrinhos a um nível totalmente novo (apenas Watchmen de Alan Moore “pode ser considerada igual). Com um Batman mais velho que sai do exílio para restaurar a ordem em Gotham, ele se encontra em combate com uma gangue Mutante e seu líder, que quer tomar Gotham para si. Seguindo suas pistas, o Batman consegue rastrear o covil Mutante e derrotá-los com o seu novo Batmóvel (que é como um super tanque blindado, com canhões e grandes  metralhadoras que, segundo ele, dispara apenas balas de borracha).

Quando Batman encontra pela primeira vez o líder mutante, ele poderia facilmente matá-lo com o seu Batmóvel, mas como as provocações do Mutante sobre o Batman estar mais velho e não ter coragem de enfrentá-lo em combate enfurecendo o herói, levando o Batman a uma luta corpo-a-corpo brutal, onde é derrotado e quase morto pelo Líder Mutante. Felizmente, Carrie, em seu traje novo Robin, tem acompanhado o Cavaleiro das Trevas, e consegue salvá-lo.

Batman retorna para a Batcaverna onde Alfred cura suas feridas (e discute com ele sobre o perigo para a Carrie), enquanto isso, o Líder Mutante é levado em custódia pela polícia, e mesmo preso consegue rasgar a garganta do prefeito. Gordon e Batman conspiram para derrotar os mutantes psicologicamente com uma nova luta entre Batman e com o líder na frente de toda a gangue Mutante. Usando sua maior experiência e seu ambiente, Batman derrota o Líder Mutante na revanche em frente de seus seguidores. Embora muitos dos Mutantes fossem presos, outros se aliam ao Batman em sua luta, intitulando-se “Filhos de Batman.” Essas lutas são facilmente algumas das lutas mais cruéis e brutais das histórias em quadrinhos, trazendo a indústria para a Era Moderna dos Quadrinhos.

2.) BATMAN #1 (1940)

As cinco maiores batalhas do Batman 12

 

As cinco maiores batalhas do Batman 13

 

As cinco maiores batalhas do Batman 14

 

As cinco maiores batalhas do Batman 15
Texto: Bill Finger  Arte: Bob Kane e Jerry Robinson

Não pode haver dúvidas de que o Coringa é o maior vilão de todos os quadrinhos e é por isto é o adversário mais perigoso de Batman. O Príncipe Palhaço do Crime enfrenta o Cavaleiro das Trevas em uma batalha sem fim entre a ordem e o caos. Suas batalhas têm sido algumas das histórias mais épicas e lendárias da história dos quadrinhos e que influenciaram artistas e fãs por gerações. Apesar do número de vezes em que se enfrentaram, foi em Batman # 1 que se definiu o tom para o que estava por vir e continuava chegando, porque não importa como pudesse ser espancado ou humilhado,  o Coringa sempre voltava para dar a Batman mais trabalho, testando sua inteligência e sanidade melhor do que ninguém jamais poderia. Essa rivalidade começou aqui nestas duas histórias .

Este vilão misterioso nomeado como Coringa anuncia no rádio que  vai matar Henry Claridge e roubar o diamante Claridge à meia-noite. A polícia protege Claridge mas ele ainda morre à meia-noite com um sorriso no rosto. A polícia, então, descobre que o diamante foi roubado e substituído por um de vidro. Mais tarde, o Coringa anuncia que vai matar Jay Wilde e roubar o rubi Ronkers. O Coringa consegue novamente mostrando que ele é muito mais perigoso do que se esperava.

Agora, um mafioso chamado Nelson Brute  está enfurecido porque o Coringa fez esses roubos que ele planejava, e manda dizer que ele acha que o Coringa é um covarde. Bruce Wayne e Dick Grayson ouvem sobre isso e suspeitam que é uma armadilha para Bruce. Batman vai até a casa do mafioso. O Coringa já está lá e como ele mata Nelson, é confrontado pelo Batman, que é jogado pelo de uma ponte. Felizmente, Batman sobrevive, mas percebe que o Coringa é muito mais perigoso do que ele jamais suspeitou. O palhaço foca sua fúria assassina, anunciando que ele vai matar juiz Drake.

O Coringa faz passar por um chefe de polícia e depois mata o juiz e sequestra Robin, mas o Batman logo o salva. O Coringa consegue escapar e Robin, diz que o Coringa está indo atrás do colar de Cleópatra. Eles se encontram novamente e Batman derrotar o Coringa, que afirma que eles vão encontrar novamente.

1.) O Cavaleiro das Trevas#4 (1986)

As cinco maiores batalhas do Batman 16

 

As cinco maiores batalhas do Batman 17

 

As cinco maiores batalhas do Batman 18

Texto: Frank Miller  Arte: Frank Miller e Klaus Janson

Nunca antes na história dos quadrinhos Batman tinha já entrou em choque com o Superman. Eles são os dois maiores ícones da DC Comics, e apesar de terem estilos diferentes para combater o crime, eles eram amigos com respeito mútuo um pelo outro. “The Dark Knight Returns” quebrou todas as regras da indústria de quadrinhos  em 1986, em muitas maneiras. O seu impacto é tão lendário que foi considerada uma das maiores histórias de todos os tempos na ficção popular. Deu aos fãs o que eles nunca poderia esperar … “Batman vs Superman” no que poderia muito bem ser, possivelmente, a maior luta na história dos quadrinhos .

Embora perto da morte devido à ferimentos infligidos durante sua luta com o Coringa e contra a polícia, Batman consegue restaurar a lei de Gotham. Ele e a Robin reunem uma força de seguidores mutantes chamados Filhos do Batman e os treina em métodos não letais, como forma de impedir saques e assegurar o fluxo de suprimentos necessários. Gotham, ironicamente, logo se torna a cidade mais segura e melhor alimentada nos Estados Unidos. Vendo isso como uma vergonha, em vez de uma bênção, o governo dos EUA envia Superman para derrotar o Cavaleiro das Trevas. Avisado de seus planos por Oliver Queen, o ex Arqueiro Verde, agora é um amargo revolucionário, Batman se prepara para seu confronto final. Armado com um exoesqueleto artificial e por kryptonita sintética, Batman enfrenta Superman em no Beco do Crime, onde os pais de Wayne foram assassinados décadas antes.

Batman pretende usar a kryptonita para enfraquecer o Homem de Aço, apenas para, aparentemente, morrer de um ataque cardíaco. Precisamente no momento em que Alfred supervisiona a destruição da Batcaverna e da mansão Wayne, para sofrer um derrame fatal logo em seguida (seu último pensamento quando ele percebe que está morrendo é “quão bom”). A notícia de que Bruce Wayne era o Batman se espalha por todo o mundo, no entanto, os as ações da Wayne Enterprises e os fundos foram vendidos e liquidados por seus “herdeiros” e membros da diretoria, Mansão Wayne e Batcaverna destruídas, assim como todos os indícios de seus métodos e ferramentas dizimados . Em um funeral com a presença de Gordon, Kyle, Yindel, Carrie e outros, Superman (como Clark Kent) é claramente devastado pela tristeza e culpa.

Quando ele se vira para sair, ele ouve uma pulsação fraca vinda do caixão enterrado. Depois olhando para Carrie por alguns momentos de silêncio, Kent lhe dá uma piscadela e sai. Wayne falsificou a sua morte com seu conhecimento de química; Carrie cava para tirar seu corpo vivo, logo que possível. Bruce Wayne, finalmente olhando para a frente a sua vida, leva Robin, Arqueiro Verde, e seu exército para cavernas inexploradas além da Batcaverna, preparando-se para continuar a sua luta por justiça de uma forma mais discreta, mas igualmente importante.


As cinco maiores batalhas do Batman 19

Conorda com estas sendo as maiores batalhas do Batman?  Discorda? Diga para gente sua opinião….
 Texto original : John “THE MEGO STRETCH HULK” Cimino
 Tradução e adaptação: Vasco Guimarães Franco
Nova imagem do Batmóvel do filme Batman vs Superman: A Aurora da Justiça