CEO da CCXP recebe prêmio Ordem do Mérito Cultural 3

Solenidade aconteceu na tarde desta terça (19) no Palácio do Planalto

Pierre Mantovani foi uma das 32 personalidades premiadas pela contribuição à cultura brasileira

Criado em 1995, a Ordem do Mérito Cultural – OMC – é uma premiação do Ministério da Cultura a pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições a título de reconhecimento por suas contribuições à cultura brasileira. Esse ano, o CEO da Comic Con Experience – CCXP -, Pierre Mantovani, foi escolhido entre os 32 nomes e iniciativas ligadas a economia criativa e ao empreendedorismo na área cultural .

A cerimônia de premiação aconteceu na tarde desta terça, dia 19 de dezembro, no Palácio do Planalto, e os homenageados receberam o troféu das mãos do Presidente da República, Michel Temer.

A escolha dos premiados acontece anualmente por meio de uma seleção entre nomes previamente indicados. Qualquer pessoa pode fazer uma indicação no site ou blog do Ministério da Cultura.

Os indicados são avaliados por uma comissão técnica, constituída pelo ministro de Estado da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que a preside na qualidade de chanceler, e os ministros de Estado das Relações Exteriores, da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Os nomes são enviados para o próprio Presidente avaliar.

A CCXP foi escolhida por sua contrubuição à economia criativa no Brasil. Na edição de 2017, que aconteceu entre os dias 07 e 10 de dezembro, o festival reuniu mais de 227 mil pessoas e se consagrou como a maior comic con do mundo. Pierre Mantovani, paulista da cidade de Santo André, é um dos idealizadores do evento e um dos maiores empreendededores da indústria do entretenimento no País. Além da CCXP, ele comanda o Omelete Group, maior conglomerado dedicado aos fãs de cultura pop no Brasil com seis empresas: Omelete.com.br, TheEnemy.com.br, CCXP Quest, Social Comics, GameXP, Omelete Box e Loja Mundo Geek.

Também receberam o prêmio Ordem do Mérito Cultural nomes como Renato Aragão, Boni, a escritora Ana Miranda, Genival Lacerda, entre outros.

Sobre a CCXP – Comic Con Experience

A CCXP – Comic Con Experience é um evento que já faz parte do calendário cultural do país. Se firmou como a maior comic con do mundo após receber 227 mil pessoas em sua 4ª edição em São Paulo (2017). Reúne fãs, artistas, profissionais e empresas de quadrinhos, cinema, TV, games, anime, RPG, memorabilia, ficção científica e colecionáveis para conhecerem as últimas novidades dessas áreas em uma grande celebração do universo geek e da cultura pop. Em 2017 apresentou: a CCXP Tour Nordeste, edição extra que levou 54 mil pessoas à capital pernambucana nos dias 13 a 16 de abril, a Game XP, parceria inédita dos organizadores do Rock in Rio com a CCXP que levou a experiência dos games para mais de 361 mil pessoas dentro do festival. A CCXP 2018, quinta edição do evento que acontece de 6 a 9 de dezembro no São Paulo Expo. A CCXP é organizada pelo Omelete Group, Chiaroscuro Studios e Piziitoys. Para saber mais, acesse: www.ccxp.com.br.