CCBB SP tem “esquenta” do 13º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo

/, Dicas, Festival/CCBB SP tem “esquenta” do 13º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo

A programação do 13º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo preparou programação especial para o público do Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo. Um verdadeiro “esquenta” do festival, exclusivo para o espaço, antecede as exibições oficiais do evento.

A partir de 18/07, quarta-feira, é apresentada uma retrospectiva com os mais destacados filmes da competição Mostra de Escolas Ciba-Cilect, incluindo seus vencedores dos últimos anos. Uma sessão infantil e uma palestra completam a grade da primeira semana do festival.

Única seção competitiva do festival, a Mostra de Escolas Ciba-Cilect traz trabalhos das mais importantes instituições de ensino superior audiovisual da América Latina. A retrospectiva contempla 64 curtas-metragens, com destaque para o vencedor de 2017, “Dear Renzo” (da escola argentina Universidad del Cine), eleito melhor filme de 2017 e cujo enredo focaliza dois jovens portenhos que se conhecem em Nova York. Da mesma escola vem “Ossinho de Frango”, no qual mãe e filha convivem sozinhas entre o desprezo e a miséria em uma casa da periferia e seu almoço as reúne uma e outra vez com os mesmos sentimentos de ódio mútuo.

No mexicano “Aurélio e Pedro” (da Universidade de Guadalajara), eleito melhor produção de 2016, mãe e filho vivem isolados de qualquer contato com a civilização moderna e o rapaz não consegue entender que lá fora exista um mundo totalmente indiferente à sua situação. Vencedor de 2015, “400 Malas” (do Centro de Capacitação Cinematográfica do México), acompanha a jornada de uma mãe para encontrar seu filho desaparecido no caminho da fronteira dos Estados Unidos.

O equatoriano “Prisão de Cores” (do Incine) mereceu em 2017 menção honrosa da competição ao mostrar um homem preso em um mundo em preto e branco e consumido pela necessidade de produzir dinheiro, que descobrirá as cores. “O Que Dizer da Selva” (da Universidade de Buenos Aires) aborda a transformação da relação entre dois amigos a partir do contato com o mítico, eles buscam a possibilidade de se reencontrar.

Uma palestra, intitulada “Audiovisual e Ensino”, está agendada para a segunda-feira, 23/07, às 16h30. Nela, a professora Maria Dora Mourão, atual presidente da Cilect, a entidade internacional das escolas de cinema, fala sobre a crescente importância do ensino audiovisual no Brasil e no mundo e como é significativa a presença de realizadores e técnicos oriundos dos cursos de imagem e som no mercado profissional de cinema, televisão e em outros meios.

Encerra o “esquenta” do festival o longa-metragem infantil “Viva – A Vida é Uma Festa”, em cartaz no sábado, 21/07, às 14h00. Nesta animação de sucesso, um menino deseja ser um músico famoso, mas precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, com inspiração no feriado mexicano do Dia dos Mortos, acaba gerando uma extraordinária reunião familiar.

A partir de 25/07, a programação do CCBB passa a acompanhar o circuito do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.

Serviço:
13° Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo – “Esquenta”
A partir de 18/07
Classificação indicativa de acordo com o filme
Programação completa no site do CCBB

Entrada gratuita, mediante retirada de ingresso a partir de uma hora antes do início da sessão.

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. São Paulo-SP
(Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô)
(11) 3113-3651/3652 | Quarta a segunda, das 9h às 21h
ccbbsp@bb.com.br | www.bb.com.br/cultura | www.twitter.com/ccbb_sp |
www.facebook.com/ccbbsp | www.instagram.com/bancodobrasil
Lugares: 70 lugares
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência | Ar-condicionado | Cafeteria e Restaurante | Loja
Estacionamento conveniado: Estapar – Rua Santo Amaro, 272.
Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.
Informações pelo telefone (11) 3113-3651/3652
Valor: R$ 15 pelo período de 5 horas.
É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.

Assessoria de imprensa do CCBB:
Leonardo Guarniero
(11) 4298-1279/1282 | leoguarniero@bb.com.br

Atendimento à Imprensa
ATTi Comunicação e Ideias
Eliz Ferreira e Valéria Blanco
(11) 3729-1455/ 3729-1456 / 9 9105-0441

2018-07-16T16:26:03+00:00