O CCBB São Paulo realiza de 20 de abril a 09 de maio a mostra “Um filme, cem histórias: Abbas Kiarostami” – uma retrospectiva inédita no Brasil do cineasta iraniano. Ganhador de prêmios como a Palma de Ouro em Cannes com “O GOSTO DA CEREJA” (1997) e o Prêmio Especial do Júri em Veneza com “O VENTO NOS LEVERÁ”, Kiarostami é um dos cineastas mais consagrados da contemporaneidade.
A mostra, que exibirá 28 títulos, entre filmes consagrados e raridades, pretende guiar o público para uma oportunidade única de ver o cinema de um dos mais influentes cineastas da atualidade. Já que seus filmes foram pouco distribuídos em circuito comercial no Brasil, ficando restritos à festivais e exibições esporádicas.
Com curadoria de Fábio Savino, a retrospectiva, inédita no Brasil, também traz títulos raros como O RELATÓRIO (1977), filme pouco visto e considerado perdido durante muitos anos, FIVE, filme/instalação poucas vezes exibidos em cinema. E ainda vários filmes da sua primeira fase, ainda no KANOON (Instituto Iraniano para o desenvolvimento intelectual das crianças e adolescentes) em cópias 35mm, como A EXPERIÊNCIA (1973) e O VIAJANTE (1974).
A Trilogia de Koker composta por “ONDE ESTÁ A CASA DO MEU AMIGO?” (1987), “E A VIDA CONTINUA” (1992) e “ATRAVÉS DAS OLIVEIRAS” (1994), também está na programação. Os três filmes se passam em um mesmo espaço, a região de Koker, sendo que os últimos dois filmes acontecem em um mesmo espaço temporal. Ou seja, o terceiro filme acompanha a gravação da segunda parte da trilogia. Desta forma, Kiarostami nos indaga sobre o real, sobre o processo de realização de um filme, sobre a matéria prima do seu cinema. Como se quisesse afirmar, que o que estamos vendo é tão somente um filme.
Outro destaque do evento é o ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes “O GOSTO DA CEREJA”. Com uma narrativa diferenciada, o longa desloca o espectador do papel de onisciente para um lugar de total desconhecimento dos fatos/história, mas também sabendo o que o personagem central do filme não sabe.
Na programação também está a exibição, em cópias 35mm, de seu primeiro curta O PÃO E O BECO (1970), seu primeiro longa A EXPERIÊNCIA (1973), O VIAJANTE (1974), CLOSE-UP (1990), E A VIDA CONTINUA (1992), ATRAVÉS DAS OLIVEIRAS (1994), O GOSTO DA CEREJA (1997), O VENTO NOS LEVERÁ (1998), DEZ (2002), CÓPIA FIEL (2010), entre outros. Além disso, vale ressaltar a exibição de filmes menos conhecidos do diretor como ABC AFRICA (2001), DEZ SOBRE 10 (2004)
e SHIRIN (2008). Serão apresentados também os filmes coletivos A PROPOS DE NICE, LA SUITE (1995), TICKETS (2004) e CADA UM O SEU CINEMA (2007).
“Um filme, cem histórias: Abbas Kiarostami” é uma oportunidade única de entrar em cada filme, em cada carro que Kiarostami decidiu seguir. É se deliciar com a coexistência de uma brandura e complexidade em suas histórias, com os lindos planos-sequências de paisagens, com delicadeza do seu olhar sobre a sociedade e paisagem iraniana.
A retrospectiva contará com um catálogo de quase 300 páginas com traduções e textos inéditos sobre a obra do cineasta, incluindo textos especialmente produzidos para o evento e traduções inéditas de pensadores como François Niney, Alain Bergala, Laura Mulvey, Jonathan Rosembaum, Alberto Elena, Godfrey Cheshire, Youssef Ishaghpour, Frédéric Sabouraud, Charles Tesson, etc. O catálogo terá também a filmografia atualizada do cineasta.
CCBB Rio de Janeiro – 13 de abril a 9 de maio de 2016
CCBB São Paulo – 20 de abril a 9 de maio
CCBB Brasília – 4 a 23 de maio
Um Filme, Cem Histórias: Abbas Kiarostami
Patrocínio e apresentação: Banco do Brasil e Ministério da Cultura
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Curadoria: Fábio Savino
Produção:
De 20 de abril a 9 de maio de 2016, de quarta a segunda
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo > Cinema > 70 lugares
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
CEP: 01012-000 | São Paulo (SP)
Fone: (11) 3113-3651/52
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada)
Estacionamento conveniado:
Estapar Estacionamentos – Rua Santo Amaro, 272.
R$ 15,00 pelo período de 5 horas. (Necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB)
Transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua Santo Amaro, 272 e na Rua da Quitanda, próximo ao CCBB. No trajeto de volta, tem parada no Metrô República.
Acesso e facilidades para deficientes físicos // Ar-condicionado // Cafeteria Cafezal
VEJA A PROGRAMAÇÃO POR DIA
QUARTA-FEIRA | 20 ABRIL
15h – Lumière et compagnie | 1995 | digital | 90’ | 16 anos
17h – Abbas Kiarostami, Verdade E Ilusões 1994 | digital | 52’ | Livre
19h – Onde fica a casa do meu amigo? | 1987 | digital | 83’| Livre
QUINTA-FEIRA | 21 ABRIL
15h – Abbas Kiarostami: Um Relatório | 2013 | digital | 88’ | Livre
SEXTA-FEIRA | 22 ABRIL
14h30 – Cada um com seu cinema | digital | 2008 | 100’ | 16 anos
17h – À propôs de Nice | 1995 | digital | 100’| 16 anos
19h – ABC Africa | 2001 | digital | 84’ | 12 anos
SÁBADO | 23 ABRIL
15h – Onde fica a casa do meu amigo? | 1987 | digital | 83’| Livre
17h – No | 2010 | digital | 8’ | Livre + O coro | 1982 | digital | 17’ | Livre + Traje de casamento | 1976 | digital | 57’ | 10 anos
19h – O relatório | 1977 | digital | 105’ | 14 anos
DOMINGO | 24 ABRIL
15h – Abbas Kiarostami, Verdade E Ilusões 1994 | digital | 52’ | Livre
17h – Shirin | 2008 | digital | 92’| 14 anos
19h – Cinco (Cinco longos planos dedicados a yasujiro ozu) | 2003 | digital | 74’| Livre
SEGUNDA-FEIRA | 25 ABRIL
14h30 – Tickets | 2004 | 35 mm | 115’ | 16 anos
17h – Abbas Kiarostami: Um Relatório | 2013 | digital | 88’ | Livre
19h – O relatório | 1977 | digital | 105’ | 14 anos
QUARTA-FEIRA | 27 ABRIL
14h30 – Cada um com seu cinema | digital | 2008 | 100’ | 16 anos
17h – Através das Oliveiras | 1994 | 35 mm | 103’ | Livre
19h – O viajante | 1974 | 35 mm | 71’ | Livre
QUINTA-FEIRA | 28 ABRIL
15h – Lumière et compagnie | 1995 | digital | 90’ | 16 anos
17h – E a vida continua | 1992 | 35 mm | 91’| 12 anos
19h – O pão e o beco | 1970 | 35 mm |11’| Livre + O recreio | 1972 | 35 mm | 14’ | Livre + A experiência | 1973 | 35 mm | 60’| 10 anos
SEXTA-FEIRA | 29 ABRIL
15h – Um alguém apaixonado | 2012 | 35mm | 109’ | 18 anos
17h – Tickets | 2004 | 35 mm | 115’ | 16 anos
19h – O nascimento da luz | 1997 | 16mm | 5’| Livre + Gosto de cereja | 1997 | 35 mm | 99’ | 12 anos
SÁBADO | 30 ABRIL
15h – O pão e o beco | 1970 | 35 mm |11’| Livre + O recreio | 1972 | 35 mm | 14’ | Livre + A experiência | 1973 | 35 mm | 60’| 10 anos
17h – O viajante | 1974 | 35 mm | 71’ | Livre
19h – O vento nos levará | 1999 | 35 mm | 118’ | Livre
DOMINGO | 01 MAIO
15h – Onde fica a casa do meu amigo? | 1987 | digital | 83’| Livre
17h – E a vida continua | 1992 | 35 mm | 91’| 12 anos
19h – Através das Oliveiras | 1994 | 35 mm | 103’ | Livre
SEGUNDA-FEIRA | 02 MAIO
15h – Um alguém apaixonado | 2012 | 35mm | 109’ | 18 anos
17h – Shirin | 2008 | digital | 92’| 14 anos
19h – ABC Africa | 2001 | digital | 84’ | 12 anos
QUARTA-FEIRA | 04 MAIO
14h30 – Cópia Fiel | 2010 | 35 mm | 106’ | 18 anos
17h – À propôs de Nice | 1995 | digital | 100’| 16 anos
19h – Dez | 2002 | 35mm | 94’| 12 anos
QUINTA-FEIRA | 05 MAIO
15h – 10 sobre Dez | 2003 | digital | 87’ | Livre
17h – Close-UP | 1990 | 35 mm | 90’ | Livre
19h – Palestra Mateus Araújo
SEXTA-FEIRA | 06 MAIO
15h – Lumière et compagnie | 1995 | digital | 90’ | 16 anos
17h – Abbas Kiarostami, Verdade E Ilusões 1994 | digital | 52’ | Livre
19h – O relatório | 1977 | digital | 105’ | 14 anos
SÁBADO | 07 MAIO
15h – Cinco (Cinco longos planos dedicados a yasujiro ozu) | 2003 | digital | 74’| Livre
17h – Dez | 2002 | 35mm | 94’| 12 anos
19h – 10 sobre Dez | 2003 | digital | 87’ | Livre
DOMINGO | 08 MAIO
15h – No | 2010 | digital | 8’ | Livre + O coro | 1982 | digital | 17’ | Livre + Traje de casamento | 1976 | digital | 57’ | 10 anos
17h – Close-UP | 1990 | 35 mm | 90’ | Livre
19h – O vento nos levará | 1999 | 35 mm | 118’ | Livre
SEGUNDA | 09 MAIO
16h30 – Cópia Fiel | 2010 | 35 mm | 106’ | 18 anos
19h – O nascimento da luz | 1997 | 16mm | 5’| Livre + Gosto de cereja | 1997 | 35 mm | 99’ | 12 anos
Sinopse dos filmes:
O PÃO E O BECO
Nan va kuche, 1970, 35 mm, pb, 11’ – Livre `
Um garoto vê seu caminho interrompido pela presença de um cachorro que o amedronta. Por fim, ele tem a ideia de amansá-lo dando-lhe um pedaço do pão que levava para casa.
O RECREIO
Zang-e tafrih, 1972, 35 mm, pb, 14’ – Livre
Por quebrar a janela da escola jogando bola, Dara é punido e apanha de seu professor. Após ter sido excluído por crianças que jogam futebol na rua, o garoto toma um caminho alternativo de volta para casa. Vagueia pela cidade, cruza um riacho e um morro repleto de lixo, até chegar à beira de uma estrada movimentada.
A EXPERIÊNCIA
Tadjrobe, 1973, 35 mm, pb, 60’ – 10 anos
O jovem adolescente Mahmad trabalha num estúdio fotográfico. Um dia, durante um trabalho na rua, troca olhares com uma garota que vive em um dos bairros ricos da cidade e se apaixona por ela. No dia seguinte, resolve mudar sua aparência para tentar conquistá-la.
O VIAJANTE
Mosafer, 1974, 35 mm, pb, 71’ – Livre
O jovem Ghassem tem problemas na escola e em casa porque se interessa apenas por futebol. Quando descobre que o time nacional vai jogar em Teerã, decide fugir de casa e seguir para a capital. Para custear a viagem, engana os pais e os colegas. O garoto consegue chegar a Teerã a tempo de comprar o ingresso para partida, mas o cansaço será seu pior aliado.
TRAJE DE CASAMENTO
Lebas-I baray-e arusi, 1976, digital, cor, 57’ – 10 anos
Uma mulher encomenda um terno para o filho mais novo na alfaiataria em que o garoto Ali trabalha. Hossein e Mohamad, dois amigos que trabalham no mesmo prédio, pedem para usar o terno na véspera da entrega. As coisas se complicam quando, no dia fatídico, um dos garotos apanha e acaba devolvendo o terno manchado de sangue para Ali. No momento da prova final, cabe a ele a difícil da tarefa de escondê-la do alfaiate, da mãe e do dono do terno.
O RELATÓRIO
Gozaresh, 1977, digital, cor, 105’ – 14 anos
Um funcionário público do Ministério das Finanças é acusado de corrupção; ao mesmo tempo, seu casamento está em crise. Após uma violenta discussão com a esposa, ela tenta o suicídio. Mahmad a leva para o hospital; lá os médicos dizem que ela sobreviverá.
O CORO
Hamsorayan, 1982, digital, cor, 17’ – Livre
Um avô desliga seu aparelho de audição quando o som da cidade o agride. Então ele corre o risco de ser atropelado por uma carroça. Em casa, ao desligá-lo de novo, não ouve as netas o chamarem para abrir a porta. Com o reforço de colegas da escola, em coro, elas conseguem.
ONDE FICA A CASA DO MEU AMIGO?
Khane-ye dust kojast?, 1987, digital, cor, 83’ – Livre
Ahmad descobre que pegou por engano o caderno de Mohammad, colega de turma que foi ameaçado de ser expulso da escola caso não levasse o dever de casa feito. Ahmad, desobedecendo as ordens da mãe, vai ao outro vilarejo tentar encontrar a casa do amigo para lhe devolver o caderno. Após um longo e perigoso périplo, Ahmad se vê obrigado a resolver o problema de outro modo.
CLOSE-UP
Namay-e nazdik, 1990, 35 mm, cor, 90’ – Livre
Abbas Kiarostami segue o rastro de Hossein Sabzian, homem acusado de ter enganado uma família rica de Teerã fazendo-se passar pelo cineasta iraniano Mohsen Makhmalbaf. Kiarostami filma o julgamento de Sabzian e reencena toda a história, tendo como protagonistas personagens reais envolvidos no caso.
E A VIDA CONTINUA
Zendegi va digar hich, 1992, 35 mm, cor, 91’ – 12 anos
Motivados por um terremoto que atingiu o norte do Irã em 1990, um cineasta e seu filho retornam ao local do desastre para tentar encontrar dois garotos que participaram de um filme precedente do diretor. Apesar de não conseguirem, a viagem se revela uma experiência profunda para ambos, que entram em contato com um mundo de que até então tinham apenas um vago conhecimento.
ATRAVÉS DAS OLIVEIRAS
Zir-e derakhtan-e zeytun, 1994, 35 mm, cor, 103’ – Livre
Durante as filmagens numa região devastada pelo terremoto de 1990, o diretor percebe que Hossein, um jovem escolhido para encenar um dos personagens, está apaixonado na vida real por Tahereh, escolhida para fazer a esposa. A família da moça é hostil ao casamento, mas o terremoto e o filme lhe dão uma nova esperança.
LUMIÈRE ET COMPAGNIE
1995, digital, cor e pb, 88’– 16 anos
Abbas Kiarostami dirige o curte Jantar para um (Sham-e yeknafare).
Uma mulher deixa uma mensagem na secretária eletrônica, pedindo ao interlocutor um novo encontro, mas ele decide não interromper a preparação do jantar para atender à ligação.
À PROPÔS DE NICE, LA SUITE
1995, digital, cor, 100’- 16 anos
Abbas Kiarostami dirige o curta Repérages episódio do filme coletivo em homenagem a Jean Vigo, correalizado por Catherine Breillat, Constantin Costa-Gravas, Claire Denis, Raymond Depardon, Pavel Lounguine e Raul Ruiz
Um cineasta iraniano viaja a Nice à procura de locações para a realização de um filme em homenagem ao célebre cineasta francês Jean Vigo.
O NASCIMENTO DA LUZ
Tavalod-e nur, 1997, 16mm, cor, 5’ – Livre
Um plano-sequência do nascer do sol no alto de uma cadeia de montanhas.
GOSTO DE CEREJA
Ta’m–e ghilas, 1997, 35 mm, cor, 99’ – 12 anos
Um homem procura ajuda para uma misteriosa tarefa. O que o senhor Badii quer é alguém que se disponha a atender a seu último desejo, na manhã do dia seguinte: chamá-lo pelo nome duas vezes, ao pé de uma cova já cavada. Se ele responder, socorrê-lo; se não responder, cobri-lo com terra. Após ouvir objeções de diversas pessoas a respeito do caso, ele finalmente encontra um senhor disposto a aceitar sua proposta.
O VENTO NOS LEVARÁ
Bad ma-ra khahad bord, 1999, 35 mm, cor, 118’ – Livre
Um jornalista parte com sua equipe para um vilarejo rural a fim de filmar um rito tradicional: o funeral de uma senhora moribunda. Durante a longa espera, ele é ajudado por um garoto que lhe dá informações atualizadas sobre a situação. Mas a senhora demora a morrer, a equipe o abandona e, na solidão, ele acaba se integrando à comunidade e repensando suas atitudes.
ABC ÁFRICA
ABC Afrique, 2001, digital, cor, 84’ – 12 anos
Em abril do ano 2000, a pedido da associação humanitária Fida (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola), financiada pela ONU, Abbas Kiarostami foi convidado a fazer um filme sobre órfãos cujos pais morreram de aids em Uganda (1,5 milhão de crianças perderam os pais por contaminação pelo vírus HIV). A partir de Kampala, cineasta e equipe cruzam o país durante dez dias para o que seria uma preparação para filme, mas as imagens capturadas pelas duas câmeras digitais se provam suficientemente fortes para a realização do documentário.
DEZ
Dah, 2002, 35mm, cor, 94’ – 12 anos
Uma mulher, divorciada e casada uma segunda vez, tem problemas de comunicação com o filho, que insiste em viver com o pai. Ao longo de dez passeios dentro de um carro, a mulher conversa com o garoto e com outras mulheres sobre questões de âmbito pessoal. O filme explora a vida da mulher no Irã contemporâneo.
10 SOBRE DEZ
10 on Ten, 2003, digital, cor, 87’ – Livre
Dirigindo um carro através de paisagens que serviram de cenário para a filmagem de Gosto de cereja, Kiarostami evoca sua concepção de cinema e descreve o processo criativo artístico com dez lições destinadas aos estudantes.
CINCO (CINCO LONGOS PLANOS DEDICADOS A YASUJIRO OZU)
Five (Five long takes dedicated to Yasujiro Ozu), 2003, digital, cor, 74’ – Livre
Composto de planos sequência fixos, o filme apresenta cinco situações aparentemente triviais à beira-mar.
TICKETS
Tickets, 2004, digital, cor, 115’ – 16 anos
Uma viagem de trem da Europa central a Roma serve de pano de fundo para três histórias que se entrelaçam. O episódio realizado por Kiarostami, no centro do filme, relata as relações tumultuadas entre uma viúva histérica e sua empregada, tiranizada pela patroa ao longo de todo o percurso.
CADA UM COM SEU CINEMA
Chacun son cinema, 2007, digital, cor, 100’ – 16 anos
Abbas Kiarostami dirige o curta Where is my Romeo, episódio do filme coletivo encomendado a 35 cineastas por Gilles Jacob para a comemoração do 60o Festival de Cannes.
Sucessão de rostos de espectadoras iranianas em lágrimas assistindo ao filme adaptado da peça de William Shakespeare, Romeu e Julieta.
SHIRIN
Shirin, 2008, digital, cor, 92’ – 14 anos
Desenvolvendo o procedimento já utilizado no curta-metragem Where is my Romeo?, Kiarostami filma os rostos em close-up de atrizes em uma sala de cinema. A banda sonora, único elemento dado ao espectador, é um poema de Nezami Ganjavi, “Khosrow e Shirin” (1175), adaptado por Mohammad Rahmania.
CÓPIA FIEL
Roonevesht barabar asl ast, 2010, 35 mm, cor, 106’ – 18 anos
Um homem e uma mulher se encontram em um pequeno vilarejo no sudoeste da Toscana. Ele, escritor britânico que acabou de dar uma palestra sobre seu novo livro; ela, francesa, dona de uma galeria de arte.
NO
No, 2010, cor, digital, 8’ – Livre
Rebecca é uma garotinha italiana com um lindo cabelo. Quando é consultada se aceitaria fazer parte de um filme em que uma amiga ciumenta cortaria sua cabeleira, ela rejeita.
UM ALGUÉM APAIXONADO
Like Someone in Love, 2012, 35mm, cor, 109’ – 18 anos
Encontro entre um senhor erudito guardião das tradições, uma jovem sedutora que se prostitui para pagar os estudos e seu namorado ciumento. As histórias se entrelaçam num dia que mudará a vida deles para sempre.
ABBAS KIAROSTAMI, VERDADE E ILUSÕES
Abbas Kiarostami, vérités et songes, 1994, digital, cor e pb, 52’ – Livre
Direção: Jean-Pierre Limosin
Limosin acompanha Kiarostami pelas estradas do Irã, em trajetos que evidenciam as afinidades entre o seu cinema com lugares e pessoas que ele filma. Conduzindo o carro, Kiarostami evoca seu percurso de cineasta, sua infância em Teerã e sua busca constante pela “verdade que se esconde por trás da realidade”.
ABBAS KIAROSTAMI: UM RELATÓRIO
Abbas Kiarostami: a report, 2013, digital, cor e pb, 88’ – Livre
Direção: Bahman Maghsoudlou
Uma análise do estilo e visão de Abbas Kiarostami, através da lente de seus primeiros filmes, incluindo seu primeiro curta, O pão e o beco, e, particularmente, seu primeiro longa-metragem, O relatório.