Campeonato de videogame acontece na Biblioteca Parque Villa-Lobos

/, Curiosidades, Dicas, Diversão, Educação, Evento, Games/Campeonato de videogame acontece na Biblioteca Parque Villa-Lobos

Campeonato de Videogame na Biblioteca Parque Villa-Lobos e Domingo no Parque na Biblioteca de São Paulo são opções de programas gratuitos em SP

Campeonato de videogame acontece na Biblioteca Parque Villa-Lobos 1

Está na capital paulista para passar as férias? A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) e a Biblioteca de São Paulo (BSP), instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, geridas pela Organização Social SP Leituras (selecionada entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), têm ótimas opções de passeio e atividades para toda a família. Na BVL, para as pessoas com até 17 anos, o Campeonato de Videogame é destaque e acontece no sábado, 6 de julho, das 10h às 17h (as inscrições devem ser feitas previamente no balcão de atendimento – de terça a sexta-feira, das 10h às 18h). Já na BSP, o Domingo no Parque vem aí, em 7 de julho, com sessões do programa Lê no Ninho das 11h30 às 12h15. As contações de histórias acontecem das 12h15 às 16h com a Cia Duo Encantado também em área do Parque da Juventude próxima da biblioteca.

Gosta de música? O Dia Mundial do Rock, celebrado em 13 de julho, tem atividades referentes ao tema nos dois espaços. Na BVL, no domingo, 7 de julho, a Hora do Conto traz A curiosa história do rock, texto inspirado nas obras de Keith Richards e Ilan Brenman, com o Grupo #BoraLê e interpretação em Libras, às 16h. Em 12 de julho, sexta-feira, o Brincando e Aprendendo propõe que todos participem do jogo We will rock you, às 15h30. Já na BSP, 10 de julho, quarta-feira, tem Brincando e Aprendendo às 15h com o mesmo jogo; na quinta, dia 11, é a vez do Pintando o 7 ensinar a fazer um instrumento musical às 15h; e, em 12 de julho, sexta-feira, às 16h30, o Leitura ao Pé do Ouvido apresenta a obra de Mark Eglinton: James Hetfield, o lobo à frente do Metallica. Vale lembrar que o acervo das duas bibliotecas conta com várias obras ligadas ao assunto.

Importante ressaltar ainda que os dois espaços funcionarão normalmente no feriado de 9 de julho, terça-feira, com os seguintes destaques: na BVL, a Hora do Conto apresentará a história da rainha da neve com a Cia. do Mar às 16h, e, na BSP, a onça e o bode são os protagonistas de aventura contada por Giba Pedrosa, no mesmo horário.

Dicas de julho

Os programas Brincando e Aprendendo e Pintando o 7 são dicas do mês de julho, na BVL e na BSP, e ótimas oportunidades para aproveitar as férias em família. O Pintando o 7 é um conjunto de atividades que envolvem a criação artística, direcionada ao desenvolvimento intelectual das crianças. Já o Brincando e Aprendendo reúne intervenções, jogos teatrais, ritmos e brincadeiras educativas. Ambas, opções para quem tem mais de 7 anos de idade. Na BSP, o Brincando acontece às quartas-feiras, das 15h às 16h e o Pintando, às quintas-feiras, no mesmo horário. Na BVL, o Pintando o 7 é realizado às quartas-feiras, às 10h30 e o Brincando e Aprendendo às sextas-feiras, às 15h30. Importante ressaltar que é tudo gratuito.

Confira a programação para os próximos dias nos dois espaços:

Biblioteca Parque Villa-Lobos

6 de julho (sábado)

10h às 17h – Férias na BVL – Campeonato de Videogame – Futebol Digital 2019 – Cada jogador irá representar um clube. Participe e traga sua torcida. Para pessoas com até 17 anos. Com equipe BVL. Vagas limitadas. Inscrições prévias no balcão de atendimento (de terça a sexta-feira, das 10h às 18h).

10h30 às 11h15 – Lê no Ninho – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados na atividade, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BVL. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

11h30 às 12h30 – Hora do Conto – Chispa, gambá, de Januária Cristina Alves. Com Juliana Furlanetti. Seguido de bate-papo com autora Januária Cristina Alves (parceria com DPaschoal). Não é necessário fazer inscrição.

15h às 17h – Jogos para Todos – Oficina de xadrez. Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Com a FOX (Formação e Orientação de Xadrez). Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

16h às 17h – Hora do Conto – Lobinho e a porta, de Silvana Rando. Com Juliana Furlanetti (parceria DPaschoal). Não é necessário fazer inscrição.

7 de julho (domingo)

10h30 às 11h15 – Lê no Ninho – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados na atividade, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BVL. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

14h às 15h50 – Pontos MIS – Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo. Exibição de Que horas ela volta?, dirigido por Anna Muylaert, drama, duração: 112 min, classificação indicativa: 12 anos. Não é necessário fazer inscrição.

16h às 17h – Hora do Conto – A curiosa história do rock, inspirado nas obras de Keith Richards e Ilan Brenman. Com interpretação em Libras. Com o Grupo #BoraLê. Não é necessário fazer inscrição.

9 de julho (terça-feira)

16h às 17h – Hora do Conto – A rainha da neve, de Hans Christian Andersen. Com a Cia. do Mar. Não é necessário fazer inscrição.

10 de julho (quarta-feira)

10h30 às 11h30 – Pintando o 7 – Colagem com barbante. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

15h às 16h20 – Pontos MIS – Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo. Exibição da animação Bruxarias, dirigida por Virginia Curiá, duração: 79 min, classificação indicativa: livre. Não é necessário fazer inscrição.

16h30 às 17h – Leitura ao Pé do Ouvido – Apartheid na África do Sul, de Habid Ademola Balogun. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

11 de julho (quinta-feira)

16h às 17h – Luau. O programa apresenta aos jovens temas relacionados a música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

12 de julho (sexta-feira)

15h às 15h30 – Hora do Conto – Agora nós somos os caras, de Susann Opel-Götz. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

15h30 às 16h30 – Brincando e Aprendendo – Jogando We will rock you. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

 

Biblioteca de São Paulo

6 de julho (sábado)

10h às 11h30 – Compartilhando Saberes: Yoga. Em ambiente aconchegante e inspirador, você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e melhorias na qualidade de vida. Com Amanda Velloso. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

11h às 11h45 – Lê no Ninho – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados na atividade, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BVL. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

11h às 13h – Jogos para Todos – Oficina de xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Com a FOX (Formação e Orientação de Xadrez). Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

16h às 17h – Hora do Conto – Rumpelstiltskin, dos irmãos Grimm. Com a Cia. de Teatro Nóis na Mala. Não é necessário fazer inscrição.

7 de julho (domingo)

11h30h às 16h – Domingo no Parque. Um pouquinho do que acontece dentro da BSP é levado para o lado de fora, à sombra das árvores do Parque da Juventude. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca. Local: Parque da Juventude.

11h30 às 12h15 – Sessões do programa Lê no Ninho, com equipe BSP.

12h15 às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias. Com a Cia. Duo Encantado. Não é necessário fazer inscrição.

16h às 17h – Hora do Conto – Tom Tico Taco, de Kevin Crossley-Holland. Com o Grupo Teatro de Sobras. Não é necessário fazer inscrição.

9 de julho (terça-feira)

16h às 17h – Hora do Conto – A onça e o bode, recontado por Ana Maria Machado. Com Giba Pedrosa. Não é necessário fazer inscrição.

10 de julho (quarta-feira)

15h às 16h – Brincando e Aprendendo – Jogo We will rock you. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

11 de julho (quinta-feira)

12h30 às 13h30 – Luau – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

15h às 16h – Pintando o 7 – Dia do Rock: venha aprender a fazer um instrumento musical. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

12 de julho (sexta-feira)

15h às 15h30 – Hora do Conto – Aladim e a lâmpada maravilhosa, do livro Contos das mil e uma noites. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

16h30 às 17h – Leitura ao Pé do Ouvido – James Hetfield: o lobo à frente do Metallica, de Mark Eglinton. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

 

Serviço:

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Av. Queiroz Filho, 1.205 – Alto de Pinheiros, São Paulo / SP.

Telefone: (11) 3024-2500.

Funcionamento: terça a domingo (fechado às segundas), das 9h30 às 18h30.

Todas as atividades são gratuitas.

www.bvl.org.br

 

Biblioteca de São Paulo

Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo (SP) (ao lado da Estação Carandiru do Metrô).

Tel.: (11) 2089-0800.

Funcionamento: terça a domingo (fechada às segundas), das 9h30 às 18h30.

Atividades gratuitas.

https://bsp.org.br/

2019-07-03T18:45:24-03:00