Brinquedoteca Virtual do Senac tem jogos e histórias inéditas para baixar e se divertir com a família
Brinquedoteca Virtual do Senac tem jogos e histórias inéditas para baixar gratuitamente 3
Em tempos de pandemia, aproveitar as férias escolares com as crianças exige muita imaginação e criatividade. Para auxiliar a diversão de toda a família, a professora Fábia Tuchsznajder Campos, do curso de Design do Centro Universitário Senac, idealizou o Projeto Brincar Ludicidade e Inclusão, que tem como objetivo desenvolver e disponibilizar jogos paradidáticos e multissensoriais para o público infantil e juvenil.

Entre as iniciativas realizadas no projeto está a Brinquedoteca Virtual , com mais de 100 atrações entre jogos, livros, contos, figurinos, ambientes e acessórios decorativos elaborados pelos alunos e professores de diferentes cursos da instituição. Funcionou assim: os estudantes dos cursos de Arquitetura e Design Industrial, por exemplo, se envolveram na projeção da estrutura, os de Moda projetaram figurinos e os de Design Gráfico e Jogos Digitais desenvolveram jogos de cartas e assim como digitais. Também participaram do projeto os alunos dos cursos de Fotografia, Audiovisual e Pedagogia (EAD) do Centro Universitário Senac.

Gratuita, as atrações da brinquedoteca virtual são replicáveis e pensadas com materiais de fácil acesso, simples manuseio para serem facilmente montados e impressos para a diversão da garotada. Para tanto, também estão por lá as regras dos jogos, instruções dos materiais necessários e o passo a passo para a construção.

Diversão

A Brinquedoteca Virtual oferece mais de 100 atrações inéditas e idealizadas por alunos e professores do Centro Universitário Senac. São jogos de tabuleiro; livros com história para pintar, reproduzir cenários e para contação/narração. Também estão disponíveis contos gravados em áudio e vídeo, acessórios e figurinos que servem como objeto de cena e que podem ser replicados em impressora caseira.

Para quem gosta de jogos de tabuleiro, por exemplo, uma boa opção é o jogo Red X Blue, que tem por objetivo derrotar a maior quantidade de monstros e chegar ao tesouro do Dragão Serpe. Já os interessados em agregar diversão e informação, invista no jogo Super Trunfo dos Alimentos, que apresenta as propriedades dos alimentos.

Entre os livros, o Veste & Troca – Etnias e Culturas, apresenta quatro personagens (indígena, africana, oriental e ocidental) que narram histórias sobre a formação do Brasil. O livro acompanha moldes para quem desejar montar vestes e adornos de cada cultura. Já na obra Elvis, o Cachorro permite que o leitor monte o cão e o cenário para imaginar novas aventuras.

Para conhecer as divertidas iniciativas do Projeto Brincar Ludicidade e Inclusão e as atrações da Brinquedoteca Virtual, acesse o site www.divulgacaocientifica.sp.senac.br/brincar/ .