Ben Affleck seria o diretor, roteirista, produtor e ator principal do novo longa do Homem-Morcego, conforme anunciado em julho de 2016, durante o painel da Warner na SDCC.

Affleck, desde então, evitava dar uma data para o início das filmagens, dizendo que o roteiro precisava ficar perfeito, mas a expectativa do estúdio é lançar o filme em 2018, aumentando a expectativa do público e a responsabilidade em cima de Affleck, que apesar de ter ganhado Oscar de direção, não tem experiência com cenas de ação.

Ben Affleck abre mão de dirigir The Batman e surgem rumores de seus substitutos 5

“Certos personagens têm um lugar especial no coração de milhões. Interpretar esse papel demanda foco, paixão e a melhor atuação que posso dar. Se tornou claro que não posso fazer os dois trabalhos no nível que é necessário. Com o estúdio, decidi buscar um parceiro em um diretor que colaborará comigo nesse filme grandioso. Ainda farei isso, e nós faremos, mas atualmente estamos buscando um diretor. Continuo comprometido com o projeto e estou ansioso para dar vida ao filme para fãs do mundo todo”, conforme Ben Affleck escreveu em um comunicado (via Hollywood Reporter).

“A Warner Bros. apoia totalmente a decisão de Ben Affleck e permanece comprometida em trabalhar com ele para dar vida ao filme solo do Batman”, declarou o estúdio em nota oficial.

Estranhamente este anúncio veio após A Lei da Noite, último trabalho de Affleck como diretor, ator e roteirista, ter tido prejuízo de US$ 75 milhões para a Warner, o que pode indicar que a desistência de Affleck possa ter fundo financeiro.

Poucos minutos após a confirmação de que Ben Affleck não será mais o diretor de The Batman, surge o primeiro nome para substitui-lo, e ao contrário de um rumor, parece que esse já se trata do favorito da Warner.
Através de seu Twitter oficial, Justin Kroll, jornalista da Variety, revelou que Matt Reeves, conhecido por seus trabalhos nos aclamados Planeta dos Macacos – O Confronto, Deixe-me Entrar e Cloverfield: O Monstro, é o nome mais forte e mais conceituado no momento.
Ainda de acordo com a revista Forbes, Gavin O’Connor (Em Busca da Justiça), Denis Villeneuve (A Chegada), Matt Ross (Capitão Fantástico) e George Miller (Mad Max: Estrada da Fúria) também estariam na lista do estúdio para assumir a direção.

Ainda não se sabe se o anuncio pode acontecer nos próximos dias, mas de acordo com o que foi reportado anteriormente, o início das filmagens continua previsto para os próximos meses em Los Angeles.

Com relação ao roteiro, existe uma dedicação especial da Warner sobre o script do filme.

Nas últimas semanas, Ben Affleck vem atualizando os fãs sobre a situação do script, mas agora o roteiro já está pronto, feito em parceria com Geoff Johns.
Depois do trabalho criativo de Affleck e Johns, o roteiro irá para as mãos de Chris Terrio, que trabalhou com Batman vs Superman e Liga da Justiça, para revisão. Terrio também é conhecido por Argo, onde estava na equipe junto de Affleck.

Ben Affleck abre mão de dirigir The Batman e surgem rumores de seus substitutos 6