POW! BAM! ZOOM! O Batmóvel original da série de Tv de 1966 possuído por seu criador, George Barris, vai a leilão nos EUA. O Santo Graal dos carros famosos da Tv vai ser vendido pela primeira vez em 19 jan. 2013.

Barrett-Jackson, famosa casa de leilões para colecionadores de carros, anunciou que irá oferecer uma das peças mais reconhecidas e populares da história do entretenimento, em seu 42º leilão anual em Scottsdale, o verdadeiro carro conceito Lincoln Futura 1955, que foi modificado pelo lendário customizador George Barris para se tornar o Batmóvel na série de Tv de 1966 do Batman, e seu produto final, o Batmóvel. O carro irá ser leiloado no sábado, 19 de janeiro a partir de 17h00min até 21h00min.batmovel-original-da-serie-de-tv-vai-a-leilao-nos-eua

George Barris e seu Batmóvel

  O Batmóvel original tem sido uma parte da coleção pessoal do designer George Barris desde que ele comprou da Ford Motor Company par um dólar em 1965. O leilão Barrett-Jackson Scottsdale marcará a primeira vez que o carro será vendido desde então.

O Lincoln Futura foi originalmente criado pela Ford Motor Company e uma equipe de design no Departamento de design dos carros Lincoln. Com 19 metros de comprimento, dois lugares, com capota em forma de bolha, este protótipo de carro de passeio foi inteiramente construído à mão em 1954 por Ghia Body Works, em Turim, Itália, e recebeu acabamento original perolado, azul Frost-branco em 1955 para o Chicago Auto Show.

batmovel-original-da-serie-de-tv-vai-a-leilao-nos-eua

O carro apresentava instrumentos alojados no volante, assim como a transmissão de botão de pressão, microfones externos para captar e transmitir os sons de tráfego para os ocupantes no interior, e uma série de outros dispositivos inovadores. De acordo com vários relatos, ele foi descrito como um “laboratório móvel” para a Ford aprender sobre novas tecnologias para aplicar aos automóveis de produção.

Em 1959, ostentando uma pintura vermelha fresca, a Futura foi destaque no filme “It Started with a Kiss”, estrelado por Debbie Reynolds e Glenn Ford.

Batmovel original da série de Tv vai a leilão nos EUA

Barris então adquirido o veículo e o manteve em sua garagem para vários anos. No final de 1965, a 20th Century Fox Television Productions e William Dozier, produtor de Batman, entraram em contato com Barris e pediram que ele produzisse um Batmóvel para a nova série de TV. Com apenas 15 dias e um orçamento de US $ 15.000 para construir um Batmóvel, Barris decidiu transformar o Lincoln carro-conceito Futura em o que é hoje amplamente reconhecido como o original e emblemático veículo de combate ao crime.

Batmovel original da série de Tv vai a leilão nos EUA

Batmóvel da série de Tv de 1966

“O Batmóvel 1966 de George Barris é um dos carros mais famosos de Hollywood e tornou-se um verdadeiro ícone, que tem sido inspirado de geração em geração, todos os Batmóveis”, disse Craig Jackson, presidente e CEO da Barrett-Jackson. “Este veículo não só leva o logotipo do morcego na porta, ele é a verdadeira estrela do show. Ele revolucionou toda uma indústria que se seguiu seus passos e não poderíamos estar mais orgulhosos de tê-lo em, aonde ele vai a leilão para a primeira vez.”, disse Jackson.

O carro possui motor V-8 e uma transmissão automática B & M Hidro. Gadgets incluem um nariz montado em alumínio com lâmina cortadora de cabo, projetor de Bat-raios, dispositivo antirroubo, Batscope, periscópio, Antena de controle remoto, rádio com faixa da polícia, dispositivo automático de inflação do pneu, Bat computador remoto, o Bat fone, ativador anti-fogo, Bat lançador de fumaça, Bat Photoscópio, e muitos outros gadgets. Se necessário, o Batmóvel é capaz de uma rápida virada em 180 °, a “Bat-volta”, graças a dois paraquedas colocados na parte traseira do carro.

Batmovel original da série de Tv vai a leilão nos EUA

Além de ser destaque na série de televisão e filmes derivados, o Batmóvel original foi exibido em mostras de carros e vários museus em todo o país. O carro também é destaque em um documentário exclusivo sobre Batmóveis, que pode ser visto como bônus no DVD do filme “The Dark Knight Rises”. Ele vai para leilão junto com artigos de coleção e a documentação de arquivos pessoais de Barris”.

“Há poucas coisas na vida que são capazes de capturar a alma de uma era como o Batmóvel de George Barris”, disse Steve Davis, presidente da Barrett-Jackson.


Para mais informações sobre o leilão do Batmóvel ou para comprar ingressos para o evento, visite http://www.barrett-jackson.com ou ligue para (480) 421-6694.