Olivia Hussey foi uma atriz britânica. Seus prêmios incluíram um Globo de Ouro e um Prêmio David di Donatello. Filha do cantor de tango argentino Andrés Osuna, Hussey nasceu em Buenos Aires, mas passou a maior parte de sua infância na Inglaterra natal de sua mãe. Ela aspirava se tornar atriz quando jovem e estudou teatro por cinco anos na Italia Conti Academy of Theatre Arts em Londres.
Hussey começou a atuar profissionalmente quando adolescente. Ela apareceu em uma produção londrina de 1966 de The Prime of Miss Jean Brodie, ao lado de Vanessa Redgrave; isso a levou a ser escolhida para o papel de Julieta na adaptação cinematográfica de Romeu e Julieta de Franco Zeffirelli em 1968. Hussey recebeu ampla aclamação e reconhecimento internacional por sua atuação.
Em 1974, ela apareceu como a personagem principal Jess Bradford no filme cult Black Christmas. Isso e seus papéis nas produções de terror Psycho IV: The Beginning e Stephen King’s It (ambos de 1990) lhe renderam o rótulo de rainha do grito.
Hussey se reuniu com Zeffirelli na minissérie Jesus of Nazareth (1977) como Mary e apareceu na adaptação de Agatha Christie de John Guillermin, Death on the Nile (1978). Ela apareceu em várias produções internacionais ao longo dos anos 1980, incluindo a produção japonesa Virus (1980) e o filme de ação distópico australiano Turkey Shoot (1982). Ela também trabalhou como dubladora, fornecendo papéis de voz em videogames Star Wars, incluindo Star Wars: Rogue Squadron (1998), Star Wars: Force Commander (2000) e Star Wars: The Old Republic (2011).
Hussey morreu em 27 de dezembro de 2024 em Burbank, Califórnia.