Joss Ackland, o veterano ator britânico de teatro e cinema conhecido por estrelar Bill & Ted 2 e Máquina Mortífera 2, morreu no domingo
Com mais de 130 créditos no cinema e na televisão, Ackland participou de uma grande variedade de projetos, incluindo K-19: The Widowmaker, Bill & Ted 2 e A Caçada ao Outubro Vermelho, onde estrelou ao lado de Sean Connery e Alec Baldwin.
Ackland recebeu o título de CBE por serviços prestados à dramaturgia em 2001. Ele recebeu duas indicações ao BAFTA ao longo de sua carreira: uma de melhor ator pelo filme para TV First and Last e outra de ator coadjuvante por Incontrolável Paixão.
Sua carreira de ator não se limitou às telas. Ele também estrelou várias produções teatrais, ao lado de nomes como Maggie Smith, Judi Dench e Tom Courtenay.
O ator nasceu em 1928 na área de Ladbroke Grove, em Londres, mas cresceu em Kilburn, no norte de Londres.
Ackland frequentou a Central School of Speech and Drama de Londres, estreando profissionalmente nos palcos aos 17 anos, na produção de 1945 de The Hasty Heart. Ele se juntou a vários grupos de teatro regionais para desenvolver suas habilidades de atuação e, por fim, ingressou no Old Vic de Londres.
Ackland foi casado com sua esposa Rosemary por 51 anos antes de ela falecer em 2002.
Ele deixa para trás seus sete filhos, 34 netos e 30 bisnetos.