Eli Wallach, ator norte americano que ficou famoso após protagonizar o filme “Três homens em conflito” (1966), morreu na terça-feira, 24/06/2014, aos 98 anos, de acordo com sua filha Katherine, que confirmou a notícia ao jornal “The New York Times”. A causa da morte não foi informada.

O Nova iorquino Eli Wallach foi um dos atores mais produtivos de Hollywood e se manteve em atividade até completar 90 anos, trabalhando em filmes como “O Amor não tira Férias” de 2006 e “Wall Street: o dinheiro nunca dorme”, de 2010.

Em seus mais de 150 papéis, tanto no cinema como em séries televisivas, trabalhou ao lado de estrelas como Francis Ford Coppola, Michael Douglas, Clint Eastwood, John Ford, Clark Gable, John Huston, Sergio Leone, Marilyn Monroe, Al Pacino, Gregory Peck e Kate Winslet.

) foi um ator norte-americano, nascido no Brooklin e de origem judaica.

Foi um dos mais importantes atores de Hollywood. Contracenou com nomes de peso na esfera cinematográfica hollywoodiana, tais como Clark Gable, Steve MacQueen, Yul Brynner, Lee Van Cleef, Al Pacino, Marilyn Monroe, Peter O’Toole e Clint Eastwood.

Tem três filhos: Peter Wallach, Katherine Wallach e Roberta Wallach. Trabalhou com o famoso diretor italiano Sergio Leone, participando num dos filmes da trilogia conhecida como “Trilogia dos Dólares”: Il buono, il brutto, il cattivo. Neste filme fez o papel mais conhecido de sua carreira, o de Tuco Maria, o “feio” do título em inglês (The Good, the Bad and the Ugly).

Wallach, que estreou no cinema em 1956 pelas mãos de Elia Kazan, participou de filmes emblemáticos na história de Hollywood, como “Sete homens e um destino” (1960), “A conquista do Oeste” (1962) e “O poderoso chefão 3” (1990).

Com Sergio Leone, conseguiu ficar famoso no mundo todo após protagonizar “Três homens em conflito”, no qual interpretou o bandido mexicano Tuco, que acompanhava Clint Eastwood e Lee Van Cleef, no longa que inaugurou o gênero ‘spaguetti-western’.

Foi reconhecido também por ter interpretado o vilão Mr. Freeze, na série de TV do Batman na década de 1960.

Ganhou o prêmio BAFTA pela sua atuação em “ Boneca de Carne”, como revelação masculina, logo na sua estreia no cinema. Recebeu o Emmy Awards por The Poppy Is Also a Flower.

Em 2011, foi homenageado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood com um Oscar honorário.

EW