O ator Kit Harington, de Game of Thrones, lançou um apelo emotivo para que a sociedade se conscientize acerca da deficiência

Harington tem um primo, Laurent , com Síndrome de Down, e lamenta que as pessoas às vezes se sintam desconfortáveis na convivência com pessoas com deficiência.

O ator, que interpreta Jon Snow na série da HBO, disse : “meu primo Laurent e eu temos quase a mesma idade e crescemos juntos. Temos muitas coisas em comum, principalmente o mesmo senso de humor e a mesma paixão por cinema e teatro. Tivemos uma criação maravilhosa e amorosa em nossa família, e nos divertíamos muito , muitas vezes na mesma casa, o que nos permitiu nos tornar bons amigos, além de primos. A única diferença entre mim e Laurent é que ele tem Síndrome de Down. ”

“Meu primo é um dos 1,4 milhão de pessoas no Reino Unido com uma deficiência intelectual. Sei, por minha convivência com Laurent e por ser testemunha do trabalho que ele tem feito junto com a Mencap (organização inglesa de pessoas com deficiência intelectual), que ainda há um longo caminho pela frente para que as pessoas com deficiência intelectual sejam tratadas como iguais em nossa sociedade. A sociedade tem uma responsabilidade por remover estas barreiras, desde as dificuldades enfrentadas para se inserir no mercado de trabalho, os obstáculos para receber um tratamento de saúde de qualidade, até ser vítimas de crimes de ódio .

Kit supports LDW258x196

“Muitos dos obstáculos, como estes, que meu primo enfrenta, se devem ao sentimento de desconforto que as pessoas experimentam na presença da deficiência. Por medo de falar ou fazer alguma coisa errada, as pessoas escolhem simplesmente ignorar ou fechar os olhos para estes assuntos. Esta atitude é compreensível, de alguma forma, mas é ao mesmo tempo ridícula.

“A Semana da Deficiência Intelectual é uma oportunidade perfeita para mudar isso. Precisamos melhorar a conscientização e a compreensão das pessoas sobre o que realmente significa ter uma deficiência intelectual.

Game-Of-Thrones-Desktop-Wallpaper