A artista norte-americana Kay Black cria bonecas de todas as etnias e tipos: negras, loiras, morenas, albinas, com sardas, góticas e, mais recentemente, bonecas com vitiligo.
A nova linha surgiu quando ela teve a ideia de fazer uma boneca negra com uma grande despigmentação de vitiligo no rosto, no formato do continente africano, para que crianças com a doença se sentissem representadas.

Em pouco tempo, começaram a ser pedidas bonecas personalizadas, feitas a partir de fotos que as clientes mandam para ela.

“Eu própria não tenho vitiligo, mas sou uma artista e acredito que a arte tenha a função de tornar o mundo um lugar melhor para todos. Hoje tenho clientes crianças e também adultas com vitiligo. Elas se emocionam quando recebem suas bonecas, dizem que nunca imaginaram que se veriam representadas em um brinquedo”, afirma Kay. “Sinto muito orgulho do que faço.”

Quando não tem encomendas personalizadas, Kay cria novas bonecas com vitiligo em homenagem à África – que são vendidas rapidamente, assim que ela as posta em seu Instagram.

Além das despigmentações de pele, Kay faz as roupas das bonecas de acordo com os pedidos das clientes ou cria figurinos inéditos. Cada boneca é uma peça artística única.