Foi lançado um aplicativo para Android, o ProDeaf, que possibilita a tradução do português para Libras (Língua Brasileira de Sinais), desenvolvido por uma empresa que nasceu dentro da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), no Brasil.

O aplicativo é gratuito e ganhará uma versão para iOS nas próximas semanas, e uma versão para Windows Phone do aplicativo também está sendo desenvolvida. A capacidade de tradução inversa, com o reconhecimento dos gestos em Libras e tradução para o português, deve ser lançada ainda neste ano.

O aplicativo recebe a entrada de texto ou voz em português e traduz para a linguagem voltada para surdos-mudos, por meio de um avatar. O sistema do ProDeaf ainda não apresenta todo o vocabulário da Libras, e na falta de alguns sinais, a palavra é exibida por meio do uso do alfabeto manual, mas tais defeitos são comuns em programas de tradução.

João Paulo Oliveira, diretor da ProDeaf, não pretende ganhar dinheiro com o aplicativo. Para desenvolver o projeto, a empresa recebeu um aporte de R$ 100 mil do CNPq (órgão federal de financiamento a pesquisa acadêmica) e patrocínios do Bradesco e da Telefônica.

O ProDeaf dispõe de um dicionário eletrônico de português para Libras, podendo ajudar na integração do surdo à sociedade.Disponível gratuitamente em versões para Android e iPhone.

Aplicativo possibilita tradução para linguagem de sinais