A acessibilidade de um ambiente só costuma ser notada depois que o espectador passa a precisar dela. A falta de rampas, de corrimãos firmes e de uma boa sinalização diminuíram a pontuação de muitos espaços e contribuiu para que apenas um cinema entrasse no pódio dos mais acessíveis na cidade de São Paulo.

 Em muitas das salas, cadeirantes podem sofrer por já ter um assento predeterminado, sem ter a chance de escolher o lugar que julgam perfeito para se acomodar. Pessoas com problemas de visão raramente são lembradas. Exibidores esquecem-se de que o cinema não é apenas o prazer dos olhos.

 Em meio às falhas, uma única sala se destaca pela qualidade em imagem e som e por preencher quesitos básicos como rampas de acesso, por sinalizar bem lugares para cadeirantes, pelos corrimãos firmes e por possuir piso tátil.

 Contradições ainda fazem parte do cotidiano de absolutamente todos os espaços. Apesar do piso tátil, nenhum cinema possui sistemas braile, começando pela programação até a escolha de assentos marcados.

 Após as visitas, a impressão que fica é que os cinemas buscam apenas cumprir leis ao separar espaços para cadeirantes ou colocar corrimãos dentro das salas. O conforto de idosos que preferem assentos mais elevados, mas só conseguem subir com um apoio, ou de cadeirantes que preferem lugares que não sejam grudados à tela muitas vezes não são levados em conta.

Acessibilidade

Segundo o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, Lar ou Casa significam: “s.f. Edifício destinado à habitação; vivenda. (Sin.: morada, domicílio, habitação, residência.) / Conjunto das coisas que se relacionam com a vida doméstica:”.

Segundo determina o art. 1.142 do Código Civil Brasileiro, o estabelecimento comercial será todo o complexo de bens, corpóreos (mercadorias, mesas, mobílias, imóveis) ou incorpóreos (nome comercial, marca, patente, direitos) que possibilitam o desenvolvimento da atividade empresarial, que significa fornecimento de produtos e serviços ao consumidor.

O elemento comum entre estes conceitos, é que ambos perdem suas funções, caso não possibilitem o acesso às suas instalações.

Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida possam participar de atividades que incluam o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população. Visando sua adaptação e locomoção, eliminando as barreiras.

 

M6486-ba modified