Um dos quadrinhos adultos clássicos, A História de “O”, do italiano Guido Crepax (1933-2003), que ficou conhecido nos quadrinhos como criador de Valentina, a personagem de forte tom erótico que fez furor principalmente nos anos 60 e 70, foi relançado no Brasil.

Crepax tinha adorava desenhar espartilhos, bondage e outras fantasias sexuais, situando suas criações neste universo. A História de “O” é adaptação do livro homônimo da francesa Pauline Réage, de 1954, que trata de uma personagem que se submete às fantasias de dominação de seu “senhor” em seu castelo.

O álbum faz parte de uma série de adaptações da literatura erótica-sadomasoquista que Crepax fez entre as décadas de 70 e 80, que ainda inclui Emanuelle, Justine, Bianca e A Vênus das Peles. As duas primeiras saíram aqui pela editora Pixel na década passada, já as outras vieram nos anos 80 por editoras como L&PM e Martins Fontes.

A editora L&PM é a responsável pela reedição de A História de “O”, republicando seu lançamento original em 1988. A reedição tem nova tradução e foi repaginada; com 184 páginas, custa R$ 38 e já está nas livrarias.

 A História de "O", de Guido Crepax, é reeditada no Brasil