A 6ª edição do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, acontece de 01 a 11/05, no CineSESC, MIS, Cinemateca Brasileira, Matilha Cultural, Cine Olido e Centro Cultural de São Paulo, com uma seleção de 60 filmes de diversos países.
A abertura, no dia 01 de maio, une Música e Cinema com eventos simultâneos: no MIS, às 18h, com shows dos músicos Lou Barlow (Sebadoh e Dinossaur Jr) + DJ Pita Uchoa e no CINESESC, às 19h, com a exibição do filme “Twenty Feet From Stardom“, vencedor do Oscar 2014 de melhor documentário, com a presença da cantora Claudia Lennear, uma das protagonistas do filme e ex-backing vocal dos Rolling Stones, David Bowie, Ike & Tina Turner.
O convidado e homenageado desta edição é o cineasta holandês Frank Scheffer, que está há 30 anos retratando nomes da vanguarda musical como Edgar Varese, Frank Zappa, Gustav Mahler, Eliot Carter, Brian Eno e, especialmente, John Cage.
O Panorama Brasileiro apresenta 23 títulos nacionais entre longas, médias e curtas metragens, divididos nas mostras Competição Nacional, Mostra Brasil, Brasil.Doc, Curta Um Som e na seção Cine+Música. Temas e nomes como Ney Matogrosso, Cauby Peixoto, Nelson Triunfo, Mario Lago, Vitor Ramil, Daniel e Jorge Drexler, Circo Voador, Nelson Triunfo, Angela Ro Ro, Manu Maltez, Hip Hop, Punk, Rock, MPB, som das casas noturnas gays de SP, e muito mais na programação nacional.
No Panorama Mundial, foram selecionados 37 filmes inéditos no circuito comercial, sendo que a maioria terá sua estreia nacional durante o festival.
É o caso de Jimi Hendrix: Hear My Train a Comin’, considerado o documentário “oficial” sobre o maior guitarrista de todos os tempos. Outro destaque é o filme Finding Fela, do premiado documentarista Alex Gibney, que retrata a obra e vida do músico, ativista e criador do Afrobeat, Fela Kuti. Já em Filmage: The Story Of Descendents/All, os diretores Deedle LaCour e Matt Riggle, mostram duas das mais importantes bandas de Hardcore e punk de todos os tempos.
A programação conta ainda com os documentários: As Time Goes By In Shanghai, que apresenta a única banda de Jazz chinesa a sobreviver à revolução de Mao; HARRY DEAN STANTON: PARTLY FICTION, cultuado ator de “Paris, Texas” e “Alien”, entre outros, canta suas melodias favoritas, tecendo ligações entre essas canções e os altos e baixos de sua vida pessoal e artística; As the Palaces Burn, sobre um incidente envolvendo o vocalista da banda de metal Lamb of God; American Interior, de Gruff Rhys, vocalista da banda galesa Super Furry Animals; The Punk Singer, sobre a vida de Katleen Hanna (líder das bandas Bikini Kill e Le Tigre); The Great Hip Hop Hoax e muito mais.