A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolar, que chega no bairro de Santana, em São Paulo, com atividades culturais para a população. Com patrocínio da Progen e apoio do CPS (Centro Paula Souza), na terça-feira (30/08), na Praça do Parque da Juventude, a partir das 18 horas, serão exibidos o filme “Atravessa a Vida” e os curtas-metragens “Drag no Teatro”, “O Ritmo dos Jovens” e “Por Toda Forma de Arte”, produzidos por estudantes da Etec de Artes, Etec Tiquatira, EE Caetano de Campos e EE Fidelino, participantes da Rede Brazucah, em São Paulo.
Na sessão de cinema do CineSolar, com entrada gratuita e distribuição de pipoca, o público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema e que tem muitas atrações para toda a família.
Realizado entre os meses de setembro a dezembro de 2021, por meio da parceria firmada entre a Rede Brazucah, a Progen e o CPS (Centro Paula Souza), o curso de formação audiovisual e gestão de mídias sociais teve como proposta empoderar os jovens, com idade entre 13 e 18 anos, no uso das ferramentas de comunicação e informação tendo como objetivo incentivar o protagonismo social motivando a intervenção social por meio das produções audiovisuais.
No conteúdo, entre os temas abordados estão: introdução à linguagem cinematográfica, técnicas de depoimentos e entrevistas, captação de imagens, montagem, narrativas na era da internet, divulgação em redes sociais, processos culturais e cultura local, comunicação não violenta e cultura de paz, fundamentos da sustentabilidade, entre outros temas.
“Buscamos promover a integração entre os campos da comunicação e da educação, potencializando os processos educacionais por meio do reconhecimento da linguagem audiovisual como prática educativa. No decorrer das aulas abordamos questões relacionadas a estética, a construções narrativas, a técnica e a temas transversais na perspectiva de ampliar o repertório cultural e possibilitar novas formas de expressão aos estudantes”, diz Raphael Alario, coordenador da Rede Brazucah.
Os documentários produzidos ao final do curso serão exibidos na sessão do CineSolar, o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.
Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. Uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma – são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.
“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.
O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.
O projeto faz parte das ações de responsabilidade social e ambiental da Progen, que visam ajudar pessoas por meio da educação. “Acreditamos que por meio deste projeto podemos contribuir com a formação desses jovens e disseminar fundamentos da sustentabilidade”, comenta Eduardo Barella, presidente da Progen.
Com ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, o CineSolar também ajuda o planeta cumprindo 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). “As sessões de cinema são atividades artísticas com uma linguagem que dialoga de forma lúdica com pessoas de todas as idades, colocando o público em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, além de arte e cultura”, destaca Cynthia Alário.
O CineSolar é viabilizado pelo projeto Rede Brazucah – 2ª edição, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Progen e apoio do CPS (Centro Paula Souza) e da Etec de Artes, e é realizado pela Brazucah Produções e pelo Ministério do Turismo.
PROGRAMAÇÃO:
São Paulo
Sessão de Cinema
Data: terça-feira (30/08)
Horários: 18h – Sessão de curtas produzidos por alunos da Etec de Artes, Etec Tiquatira, EE Caetano de Campos e EE Fidelino
19h- Filme: ‘Atravessa a Vida’
Entrada: gratuita
Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
Local: Praça do Parque da Juventude – Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana – São Paulo/SP
Encontro presencial – Introdução Audiovisual
Data: quinta-feira (01/09)
Horário: das 14h às 18h
30 vagas – p/ alunos das Etecs
Inscrições gratuitas: raphael@brazucah.com.br