Quinta e maior edição do projeto vai espalhar murais, intervenções, fotografias, lambe-lambes e outras artes visuais pela cidade
A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) realiza a quinta edição do Museu de Arte de Rua (MAR). Em 2021, o novo projeto traz cerca de 100 obras para as ruas de São Paulo, em diversos formatos como mural, graffiti, fotografia, colagem, stencil, lambe-lambe, dentre outros tipos de obras visuais. As obras serão distribuídas em todas as macrorregiões da capital paulista.
Entre as primeiras obras já entregues está a de André Mogle, na Rua da Consolação, 2538. Intitulado “O Verdadeiro Campeão é o Povo”, o painel homenageia as mães durante a pandemia, destacando a sua força e determinação.
Outro destaque da exposição é o multiartista Robinho Santana, que teve sua obra “Deus é Mãe” indiciada por crime ambiental em Belo Horizonte, no início do ano. Seu trabalho dialoga com dever compulsório de exprimir a sua relação com a vida e a cultura de seu povo. Em suas obras, além de se reconhecer, Santana busca a representação plural e digna da mulher e do homem negro periféricos: protagonistas de sua arte. Em parceria com o Festival São Paulo Sem Censura, o artista elabora uma obra inédita no Minhocão.
O prédio do Conselho Tutelar José Bonifácio e o CEU Parque São Carlos, na Vila Jacuí, recebem a obra da artista Bien Rosa, representante do Coletivo Abayomi Ateliê. A intervenção “Folclore Nosso de Cada Dia” faz uma releitura dos personagens folclóricos brasileiros, dialogando com a atualidade e promovendo a representatividade.
Das grafiteiras Kari e Mota, o projeto “Eu Me Vejo” estampa as paredes do CEU Jambeiro, em Guaianases, com imagens que retratam toda a diversidade de corpos na cidade, com foco nos que nem sempre são retratados, como mulheres mais velhas, mulheres gordas, idosos, crianças e povos originários.
“Esperançar: Amar é um Ato de Coragem” é um grande mural fotográfico no centro de São Paulo, na Alameda Ribeiro da Silva, feito pelo artista Raul Zito em homenagem ao educador Paulo Freire (1921 — 1997). A ideia é trazer uma mensagem de esperança, lembrando o legado do pensador, um dos nomes mais emblemáticos da educação do Brasil.
Projeto MAR 360º
O projeto MAR 360º, uma plataforma da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, apresenta cerca de 100 murais realizados nas últimas edições do Museu de Arte de Rua. A plataforma oferece uma tour virtual cultural pelas mais variadas zonas e bairros que cortam a cidade, através de um mapa personalizado e interativo, disponível no site.
Para que todos os murais fossem captados em seus mais ricos detalhes, foram utilizados drones equipados com câmeras 12K de altíssima resolução. Todo o esforço resultou no único museu de rua do mundo com o formato virtual, que pode ser acessado pelo navegador de qualquer computador.
O MAR 360° também foi projetado com tecnologia de giroscópio, que cria a sensação de visão em primeira pessoa quando vivenciado através do celular, sensação essa que pode ser intensificada com o uso de óculos de VR ou óculos Cardboards.
Nas redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura é possível encontrar toda programação do MAR 2021:
Instagram: @smculturasp
Facebook: /SaoPauloCultura
Twitter: @smcsp
Youtube:/smcsaopaulo
Lista de artistas já confirmados para o MAR 2021:
André Mogle
Quebrada Viva
Vini Meio e Felipe Bit
(AmarElas) Karina Rodrigues, Natália Mota, Kelly Reis e Janaína Carvalho
Alcides Rodrigues e Nina Vieira
Ju Costa (M.A.Na.S)
Lais Da Lama (M.A.Na.S)
Kari e Mota
Fio Monteiro
Daiara Tukano
Bien Rosa
Drago e Gustavo Minas
RaulZito
Enivo
Bea Corradi
Pri Barbosa
Renova Jabaquara
Nenesurreal
Teia Urbana
Diego Mouro
Karine Guerra
Denilson Baniwa
Alexandre Cândico, Mzo, Banguone, Image & Bola 8
Robinho Santana
Sarah Lopes
Samba da Luz
Marta Oliveira