O primeiro filme da trilogia “De Volta para o Futuro” foi lançado em 1985 com algumas indicações do que ocorreria no futuro relacionado a avanços a tecnológicos.
De Volta para o Futuro completa 35 anos de lançamento em 2020, exatamente em 3 de julho. Considerado por críticos e público como um dos filmes que melhor representam os anos 1980, a aventura de Marty McFly (Michael J. Fox) e do Dr. Emmet Brown (Christopher Lloyd) não foi o primeiro filme a imaginar a tecnologia do futuro, mas seus palpites acabaram se tornando elementos da cultura pop.
Como por exemplo, as salas de videoconferência, que atualmente ganharam grande importância em diversos segmentos profissionais, de reuniões políticas oficiais a conversas descontraídas entre amigos.
é curioso lembrar que a trilogia já tinha previsto essa popularização no segundo filme, em que McFly é demitido em uma chamada de vídeo.
O filme de 1985 está de volta ao catálogo da Netflix no Brasil.
Casas “inteligentes”, uso de hologramas, a popularização da tela plana para monitores, todas se tornaram realidades no mundo tecnológico nos últimos anos.
O CineFreak separou algumas realizações que deram certo (e outras, nem tanto assim):
Previsões que se concretizaram:
Drones
Videogame
Óculos de realidade virtual
Ligação por vídeo
Biométrica
Casa inteligente
Hologramas
- Entre os diversos usos dos holograma na atualidade, está a simulação de artistas que já se foram, como do rapper Tupac no Festival Coachella 2012, ou de Cazuza, no Parque da Juventude em São Paulo, em 2013.
- As TVs de tela plana já são uma realidade para muitas pessoas há algum tempo – no filme, elas também eram comuns.
Previsões que não se concretizaram (ainda!):
Carros voadores
Conversor de energia
Esfoliação de envelhecimento
Quanto aos cuidados com o corpo e a pele, no momento ainda não há esfoliação tão efetiva contra o envelhecimento ao estilo mostrado no personagem de Doc, que foi a uma “clínica de rejuvenescimento”.
Ficha técnica:
Marty McFly, um adolescente de uma pequena cidade californiana, é transportado para a década de 1950 quando a experiência do excêntrico cientista Doc Brown dá errado. Viajando no tempo em um carro modificado, Marty conhece versões jovens de seus pais e precisa fazer com que eles se apaixonem, ou então ele deixará de existir.
Para complicar, Marty precisa voltar para casa a tempo de salvar o cientista.