Não existe nenhuma origem “oficial” do personagem, mas a mais citada é a versão de “A Piada Mortal”, de Allan Moore, em que vemos os fatos que acontecem após Batman perseguir o bandido Capuz Vermelho, dentro da fábrica de baralhos de Gotham, que cai em um tanque com produtos químicos que deixam a sua pele branca, cabelo verde e o largo sorriso no rosto para sempre.
Outra versão, mais recente, da sua origem, foi vista no filme “Joker”.
Joker é ambientado em 1981, e mostra Arthur Fleck, um comediante de stand-up fracassado, que é levado à loucura e se envolve em uma vida de crimes e caos em Gotham City.
Criado por Bob Kane e Bill Finger em 1940. Tendo como inspiração o personagem principal do filme O Homem que Ri e uma carta de baralho, já trazia várias características que vemos hoje.
Além da aparência física, outra característica do Coringa é o fato dele fazer as coisas sem nenhum motivo, não por vingança, por dinheiro ou poder, simplesmente pelo caos.
Entre suas vítimas estão o segundo Robin, Jason Todd, que o Coringa espancou até a morte com um pé de cabra, Bárbara Gordon, que ficou paraplégica após tomar um tiro e a segunda esposa do Comissário Gordon, Sarah Essen.
A primeira aparição do Coringa foi em Batman #1, a revista de 1940.
De onde surgiu a inspiração para criação do personagem?
O Coringa foi inspirado no personagem ‘Gwynplaine’, do filme ‘The Man Who Luaghs’ (O Homem que Rí), interpretado por Conrad Veidt. O filme conta a história de Gwynplaine, um herdeiro que acaba sendo sequestrado quando era garoto, e por ordem do rei, acaba ficando com o rosto esculpido por um sorriso bizarro. Após o crescimento do jovem, ele acaba virando atração de circo como palhaço.
Curiosidades:
Quase foi morto.
O herói Asa Noturna quase foi responsável pela morte do Coringa em ”Coringa: A Última Risada”, mas o vilão acabou sendo salvo pelo Batman, depois de ter sido espancado até sua quase morte.
Coringa e Arlequina
Harley Quinn foi uma psiquiatra que ajudou no tratamento do Coringa no Asilo Arkham, mas acabou se apaixonando por ele, tornando-se sua ajudante e perdendo também sua sanidade.
Coringa versão feminina
Em Thrillkiller, existe uma versão feminina do Coringa. Bianca Steeplechase, é considerada ”a mestra do submundo criminoso” em Terra 37.
Coringa e a turma do Scooby Doo
O Coringa já esteve no mesmo “mundo” que Scooby Doo e sua turma em ‘Scooby Doo Encontra Batman’, um DVD em que Batman, Robin e Coringa tiveram participação. Scooby e a Mistérios S.A encontram Batman e Robin para deter Coringa e Pinguim.
Ele já teve sua própria HQ
O palhaço do crime já teve sua própria história em quadrinhos em 1975, mas suas histórias acabaram não tendo muito sucesso, fazendo com que durassem apenas um ano.