Playmove compartilha experiências com a PlayTable, em bate-papo que ocorre no sábado, 02/07/2016, durante o Big Festival, em São Paulo
Em sintonia com as principais tendências e inovações tecnológicas, o BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival), que tem como missão fortalecer a produção independente de games no Brasil, reunirá especialistas para debater o impacto das plataformas inovadoras no universo dos jogos e da educação. A temática faz parte do Big Impact, iniciativa que promoverá uma série de mesas redondas dedicadas ao jogos que têm potencial de impactar positivamente e transformar a sociedade. O BIG Festival é o primeiro festival de mercado com foco na produção independente de games do país, maior na América Latina, e ocorre de 25 de junho a 3 de julho, no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista. O evento é gratuito e está na quarta edição.
As experiências de desenvolvimento e utilização da PlayTable, primeira mesa digital interativa com jogos educativos do Brasil, serão compartilhadas no BIG Impact: Plataformas que reinventam o jogo e as formas de aprender, debate que será realizado no sábado (2), a partir das 18h. Estão na pauta do encontro soluções de realidade virtual e realidade aumentada, novos dispositivos de interação com toque e sensores gestuais, além de outras plataformas interativas. “Essas inovações estão cada vez mais acessíveis na vida das pessoas e podem expandir consideravelmente as possibilidades da aprendizagem lúdica, o que tem tudo a ver com o nosso negócio”, observa o diretor executivo da PlayTable – empresa de Blumenau, responsável pela tecnologia -, Marlon Souza. Participam ainda da mesa redonda Rawlinson Terrabuio (Beenoculus), Pedro M. Kayatt (VR Monkey), Tiago Moraes (Ovni Studios). A conversa será moderada por Jean Tomceac, especialista em educação e tecnologia.
Tecnologia interativa e ludopedagógica
Lançada em 2014, durante a Campus Party, a PlayTable aposta na união entre a ludopedagogia e a tecnologia para aumentar o engajamento das crianças em sala de aula, elevar a qualidade do ensino, reduzir a evasão escolar e qualificar a educação inclusiva. Atualmente, a mesa digital está presente em cerca de 600 escolas públicas e privadas, de todas as regiões do país, beneficiando aproximadamente 200 mil crianças. A inovação também impulsionou o crescimento da empresa, que aumentou seu faturamento em 230% no ano de 2015, quando também participou do programa de aceleração da Artemísia, focado em negócios de impacto social.
Segundo Souza, a PlayTable funciona como um console de videogame, com acesso à uma app store exclusiva, onde é possível ter acesso a até 25 jogos educativos pensados para o desenvolvimento infantil. “Com base na ludopedagogia, acreditamos que as crianças aprendem melhor brincando e se divertindo, por isso, além de seguir as diretrizes do MEC e a orientação de especialistas em diferentes áreas do conhecimento, prezamos pela elaboração de jogos que despertem o interesse dos pequenos.” Para o empreendedor, o próprio design da PlayTable também atende a esse objetivo, pois além de ser seguro e promover a interação, é alegre e diferenciado.
A mesa digital também se destaca por ser acessível para todos, inclusive crianças com deficiência motora ou psíquica. A tela de toque utiliza tecnologia infravermelho, que reconhece o toque humano e também de objetos de plástico, metal, feltro, entre outros. ” Os elementos visuais são de fácil compreensão e todos os jogos possuem diferentes níveis de aprendizado (fácil, normal e avançado), acompanhando e auxiliando o desenvolvimento do aluno”, complementa Marlon.
Projetos que transformam
O BIG Impact é iniciativa dedicada a jogos educativos, de saúde e mobilidade, que busca atingir não só os desenvolvedores de games, mas também educadores, donos de cursos e métodos de ensino, ONGs e terceiro setor em geral, para que as ideias dos estúdios independentes ganhem visibilidade e haja a possibilidade de acordos, investimentos e apoio. A programação do BIG Impact começa no dia 1º de julho, com painéis, palestras, workshops, reuniões e negociações.
4º BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival) – www.bigfestival.com.br
De 25 de junho a 3 de julho (Segunda, 27, não abre)
De terça a sexta: 10h às 22h / Sábado e domingo: 14h às 22h
Dia 29, quarta, fecha às 17h
Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro 1000 – Paraíso, SP
Inscrições BIG Business Forum: a partir de 23 de maio em www.bigfestival.com.br
Entrada: Gratuita
BIG Impact: Plataformas que reinventam o jogo e as formas de aprender
Data: 02/07
Horário: 18h às 19h
Local: Sala Adoniram Barbosa
Sobre a Playmove
Empresa de Blumenau (SC), fundada em 2013, focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para educação infantil e ensino fundamental. Criadora e desenvolvedora da PlayTable, a primeira mesa digital com jogos educativos do Brasil, utilizada em escolas públicas e privadas no país. A PlayTable é uma mesa interativa e multidisciplinar, com jogos e aplicativos para crianças a partir de 3 anos de idade, voltada ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e motoras dos pequenos. A tecnologia touch screen se caracteriza pela fácil usabilidade, inclusive, por ser acessível a crianças com deficiência.
Sobre O BIG Festival
O BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival), primeiro festival de mercado com foco na produção independente de games do Brasil e maior na América Latina, visa fortalecer a produção independente de games no Brasil por meio da capacitação de profissionais, troca de experiências e se estabelece como hub de negócios na América Latina para desenvolvedores de jogos nacionais e internacionais. A programação inclui atividades exclusivas para profissionais da área e outras abertas ao público, que incluem o BIG Business Forum, o fórum de negócios do festival; O BIG Playable City, que reflete e interage no espaço urbano; e o BIG Impacto, iniciativa dedicada a jogos com impacto positivo, que transformam a sociedade.
O BIG tem patrocínio do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, da Novelis e da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista; parceria com a Apex-Brasil – Agencia Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ABRAGAMES – Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais e Projeto Setorial de Exportação Brazilian Game Developers; e realização da SPCine, da Prefeitura de São Paulo e do Ministério da Cultura.