Na região, Pernambuco é o estado com maior número de respondentes da 3ª edição pesquisa Hábitos de Consumo de Cultura Pop, do Grupo Omelete
O fã de cultura pop nordestino tem, em média, entre 25 e 30 anos de idade, é homem, mora em Pernambuco e tem ensino superior completo. É o que mostra a pesquisa encomendada pelo Grupo Omelete, que coletou e analisou informações de mais de 1200 pessoas da região, que responderam 102 questões relacionadas a comportamento, hábitos de consumo, preferências sobre consumo de mídia e mobilidade entre setembro e outubro de 2015.
Confira algumas particularidades nordestinas apontadas pela pesquisa:
- No Nordeste, 1208 pessoas participaram da pesquisa. A maioria (23%) reside em Pernambuco, pouco à frente de Ceará (21,4%) e Bahia (21,1%).
- A série Game of Thrones (HBO) ficou à frente da campeã nacional, Demolidor (da Marvel e Netflix), como a mais vista pelos respondentes da pesquisa (23%);
- Robert Downey Jr. (o Homem de Ferro) é o ator predileto (com 14%), enquanto Scarlett Johansson (a Viúva Negra) é a atriz preferida (17%) – reflexo direto do sucesso da Marvel.
- Apesar disso, o Batman, herói da DC Comics, aparece no topo como o super-herói mais amado (32%), seguido imediatamente pelo Homem-Aranha (18%).
- O filme citado como “O melhor dos de todos os tempos” foi O Retorno do Rei (da trilogia O Senhor dos Anéis), com 14%. O filme Star Wars – Episódio V: O Império Contra Ataca, mesmo tendo sido lançado em 1980, ficou em 2º lugar (13%).
- HBO (15%) e Warner (15%) empatam como os canais prediletos entre todos os abertos e fechados da TV. SBT (1,8%) aparece na frente da Globo (1,15%).
Hábitos de Consumo de Cultura Pop no Brasil
Com suporte metodológico da Lúnica Consultoria, a pesquisa anual Hábitos de Consumo de Cultura Pop no Brasil ficou aberta para participação no portal Omelete. No Brasil, a resposta de 13.724 pessoas de todas as regiões mostraram algumas surpresas, como a popularidade das plataformas de streaming, que ultrapassaram a TV a cabo como o “local” predileto para assistir a filmes – o cinema ainda é o predileto (cinema com 66%, streaming com 21% e TV a cabo com 3%). Netflix e YouTube são os streamings mais usados (83% e 70%, respectivamente). O (agora extinto) Popcorn Time aparece em terceiro, com 25%. O mais curioso: em 2014, quando foi realizada a segunda edição da pesquisa, 32% não utilizavam nenhum serviço desse tipo.
“O Cinema ainda está em primeiro lugar na preferência do público, mas a ascensão do streaming representa a principal mudança de comportamento dos consumidores de cultura pop. Isso mostra como o serviço está dominando o mercado, e a aposta do Netflix com o tema super-herói gerou a química perfeita”, ressalta Pierre Mantovani, CEO do Grupo Omelete.
Sobre o Grupo Omelete:
Fundado em 2000 como um site dedicado a notícias e opiniões sobre cultura pop, o Grupo Omelete é hoje a principal marca relacionada a esse segmento no Brasil. O portal abrange temas do cinema, TV, games, quadrinhos, músicas, entre outros assuntos, e sua página no Facebook tem quase 1,5 milhão de seguidores. O canal Omeleteve no Youtube é o principal canal de notícias do gênero no país e apresenta webséries, videocasts, trailers comentados, além de diversas outras atrações para mais de 711 mil inscritos, com mais de 11 milhões de visualizações mensais. O Grupo Omelete engloba ainda a loja virtual Mundo Geek e a CCXP – Comic Con Experience, o maior evento de cultura pop do Brasil, que em 2014 reuniu 97 mil pessoas em quatro dias e realiza sua segunda edição entre os dias 3 e 6 de dezembro de 2015 no São Paulo Expo.