Estátuas do dragão Smaug e do demônio Balrog fazem parte da linha fabricada pela WETA, a empresa de Peter Jackson, diretor das trilogias O Senhor dos Anéis e O Hobbit
As obras criadas por J. R. R. Tolkien são sinônimo de fantasia e ficção. Além de marcar época quando lançados em livro, O Hobbit e O Senhor dos Anéis alcançaram o status de culto após as versões cinematográficas comandadas pelo diretor (e fã declarado) Peter Jackson. Ambas as trilogias estão entre as mais amadas e rentáveis da história da cultura pop e agora se encontram representadas em colecionáveis baseados nos monstros mais temidos da Terra Média, disponíveis na Iron Studios Concept Store.
As estátuas, ricas em detalhes, pertencem à linha de produtos licenciados dos filmes e foram concebidas e produzidas pela WETA, uma das empresas de efeitos visuais mais respeitados do mundo, criada por Peter Jackson. A do demônio Balrog, que aparece em A Sociedade do Anel (2001), custa R$ 3.999,90, mede 52 cm de altura, pesa 15 kg e foi fabricada em edição limitada de 1,5 mil no mundo.
A do dragão Smaug, um dos principais vilões nos filmes de O Hobbit, também foi feita em edição limitada de apenas 2 mil unidades, mede 30 cm de altura, tem 19 kg e custa R$ 3.999,90. As duas peças podem ser encontradas na Concept Store, localizada na Alameda Gabriel Monteiro Silva, 946, no bairro dos Jardins, em São Paulo.
Publicados em 1937 e 1955, respectivamente, O Hobbit e O Senhor dos Anéis são considerados por muitos os livros seminais da fantasia moderna, com milhões de fãs espalhados pelo mundo. Além do cinema, as obras de Tolkien já foram adaptadas para inúmeras mídias, como programas de TV, peças teatrais, atos musicais, histórias em quadrinhos, desenhos animados e videogames.