80 anos do Robin, o Menino Prodígio

98886F6A-021A-4279-8AF6-6B4B369415CA-1

DanielBrandao_Ilustra_ROBIN_AF_Para_Dennis21.jpg

Há 80 anos, na edição 38 da revista Detetive Comics, o personagem Robin fazia sua estreia nos quadrinhos, surgindo como parceiro do Batman , permitindo que suas histórias deixassem de ser predominantemente sombrias, se tornando mais leves.
98886F6A 021A 4279 8AF6 6B4B369415CA Cinefreak

O Homem-Morcego ganhou um interlocutor, um personagem jovem para criar uma identificação com o público mais jovem. Nos anos seguintes Robin amadureceu e se tornou mais complexo e multifacetado.

Criado por Bob Kane e Bill Finger, com apoio de Jerry Robinson (e há quem acredite que Robin venha justamente de ROBINson), Robin foi o primeiro “ajudante” (conceito de personagem infanto-juvenil que apóia um herói adulto em suas aventuras para gerar empatia e aproximação com o público leitor ), logo, a ideia foi copiada e surgiram figuras como Ricardito, Bucky e Aqualad.

As décadas de publicação da DC Comics fizeram de Robin uma identidade que foi utilizada por diversos personagens diferentes.

robin_75_jeanokada21.jpg

O Robin mais emblemático, sem dúvidas, foi o Dick Grayson! Integrante de uma família de acrobatas, os Grayson Voadores do Circo Haly, Dick, assim como Bruce Wayne, presenciou a morte dos pais após a sabotagem orquestrada pelo mafioso Tony Zucco. Bruce, reconhecendo sua própria dor na sina do menino, adotou-o legalmente como filho e, algum tempo depois, o treinou física e mentalmente para o combate ao crime.

Além de parceiro de Batman, Dick se tornou um grande lutador e líder  da Turma Titã, equipe formada em parceria com outros parceiros, e ao chegar à idade adulta, se tornou o Asa Noturna.

Muito querido pelos leitores, o personagem coleciona uma série de excelentes aventuras próprias, bem como conquistas amorosas. Entre as super-heroínas que ele se envolveu estão Batgirl, Caçadora, Tarântula, Supergirl e Estelar, seu relacionamento mais longo e famoso.

Jason Todd foi o segundo Robin e é muito famoso pelo fato de ter sido cruelmente assassinado pelo Coringa. De origem marginal e comportamento rebelde, excessivamente violento, Jason, assim como Dick, assumiu outra identidade com o tempo, a do Capuz Vermelho – uma bizarra “homenagem” ao Coringa.

A perda de Jason foi uma das maiores derrotas e motivos de culpa sentidos por Batman em sua carreira.

Robin02-Fernando-Lima1.jpg

Na esteira das consequências da morte de Jason, a saga Um lugar para morrer abriu as portas para o surgimento de Tim Drake, garoto que acompanhava as aventuras de Batman e Robin desde o assassinato dos Graysons Voadores, crime do qual fora testemunha ocular. Intuitivo, moderno e disciplinado, Drake foi o primeiro Robin a ganhar revista própria dada sua vasta popularidade.

Ao contrário de seus antecessores, Tim vinha de família rica e teve os pais vivos durante certos períodos de sua carreira. A mãe de Drake foi vítima do Espantalho e, anos depois, no dramático arco Crise de Identidade, seu pai foi morto pelo vilão Capitão Bumerangue.

Bruce Wayne adotou Tim legalmente como filho, tal como fizera com Dick. Outra similaridade do personagem com Grayson (aliás, cabe frisar que Dick e Tim são grandes amigos nos quadrinhos) foi à bem sucedida liderança da Justiça Jovem e, posteriormente, dos Novos Titãs. Com o reboot dos Novos 52 o personagem passou a atuar sob a alcunha de Robin Vermelho.

Uma namorada de Tim Drake veio a se tornar Robin, Stephanie Brown, a vigilante conhecida como Salteadora, assumiu o posto de Tim pouco antes dos eventos de Crise de Identidade, mas permaneceu pouco tempo no cargo, sendo desaprovada por Batman após desobedecer a uma ordem. Deve-se somar isso ao fato de que Tim Drake não demorou a retornar como Robin e que ele foi o mais maduro, melhor detetive – tomado pelo próprio Bruce Wayne como o Robin de maior potencial.

Robins-Terra-02-e-Robin-Vermelho-by-Denn1s.jpg

Do final da década de 2000 para os dias de hoje, Damian Wayne, filho de Bruce e Tália, tem se destacado como Robin. Ele assumiu o manto de Menino Prodígio ao lado do novo Batman, Dick Grayson, após a saga Batman R.I.P., e sobrepujou até mesmo Jason Todd em termos de violência devido a seu treinamento na Liga dos Assassinos. Com o tempo ele mudou um pouco suas atitudes, passando a lutar fielmente pela justiça e respeitar seu pai e também o Dick e Tim – Damian foi morto por um clone, mas voltou à vida dotado de super-poderes devido ao envolvimento da tecnologia de Apokolips – algo inédito para o estilo do personagem.

Como dito anteriormente, os anos de publicação sujeitaram Robin a uma vasta de possibilidades.

Num retcon, foi estabelecido que, muitos anos antes de se tornar Batman, Bruce Wayne usou um traje similar ao de Robin – esse elemento foi empregado por John Byrne em sua GERAÇÕES – ainda neste universo alternativo de aventuro, meticuloso e repleto de referências, Byrne fez de Bruce Wayne Júnior, filho de Batman, um Robin, tal qual Damian… Cabe reforçar que tanto Byrne quanto Grant Morrison em fatos oriundos de HQs do passado.

WeAreRobin-Fernando-Lima.jpg

Atualmente nas HQs, o desfecho da saga Fim de Jogo, abriu espaço para o lançamento do título We Are Robin, cuja premissa é a união de jovens que tiveram suas vidas transformadas pelo heroísmo de Batman como uma unidade de combate ao crime sob a tutela de Alfred Pennyworth, mais próximo aliado e mordomo de Bruce Wayne há décadas.

Robin contou com muitas outras versões alternativas, que tiveram maior ou menor destaque.

Na Terra 2 dos quadrinhos pré-Crise nas Infinitas Terras, Dick Grayson nunca se tornou Asa Noturna, ele permaneceu sob a alcunha de Robin até a idade adulta. No clássico de 1986, O Cavaleiro das Trevas, Frank Miller atribuiu o manto a Carrie Kelley, uma garota de 13 anos que resgata Batman. Em Reino do Amanhã, de Mark Waid e Alex Ross, Dick Grayson volta à ativa como Robin Vermelho.

O personagem também foi adaptado para outras mídias ao longo dos últimos 80 anos – nesse sentido, a primeira versão do personagem, Dick Grayson, é a mais recorrente encarnação do eterno parceiro de Batman.

Além de versões em praticamente todos os desenhos animados do Batman, ele foi vivido pelos atores Douglas Croft (1943), Burt Ward (1996 a 1968 – vale uma curiosidade: a série do Batman contava com o mesmo produtor do seriado do Besouro Verde, por causa disso foi promovido um crossover e, pasme, Robin empatou numa luta com Kato, interpretado por ninguém menos que BRUCE LEE) e Chris O’Donnel (1995/1997).

robin-by-chagas-lima.jpg

Ainda sobre as versões live, lembramos que é revelado no final do filme O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012) que o primeiro nome do policial que ajuda Batman, John Blake, interpretado por Joseph Gordon-Levitt, é Robin – uma homenagem ao personagem dos quadrinhos, uma vez esta encarnação cinematográfica reunia características de várias versões do Menino Prodígio.

3777FF1A D1B5 4D74 8707 0B89DBA88121 Cinefreak

Blake parece ser algo completamente original sobre o conceito de ajudante de Batman num primeiro momento, mas ele tem alguns paralelos com o personagem Dick Grayson dos quadrinhos.

AE74AB0C 8774 424E BBB7 BFC905DAEAAD Cinefreak

Primeiro de tudo, ele é um órfão. Em segundo lugar, ele cresceu em um orfanato católico. Antes de ser levado por Bruce Wayne, Dick Grayson também viveu em um orfanato católico por um tempo.

O padre sem nome no filme pode ser visto como um paralelo à Irmã Mary Elizabeth, a freira gentil que cuidou dele (referências ao material publicado em Batman: Ano Três, de 1989). Em terceiro lugar, Blake é um policial e assim foi com Dick por um tempo nas HQs.

O filme insinua ainda que Blake vai assumir o manto de Batman: Dick Grayson sempre foi à escolha lógica para substituir Bruce nos quadrinhos. Mas Dick Grayson não é único Robin ligado a Blake. Durante todo o filme, Blake é apelidado como a “cabeça quente” pelo vice-comissário – e este era um traço notório do segundo Robin, Jason Todd.

FACFD547 D8B8 4F22 9A1B DEF733FBF887 Cinefreak

O próprio nome “John Blake” também é significativo. Se por um lado ‘John’ é o nome do meio de Dick Grayson. ‘John’ é também uma palavra homófona de “Jean”, o que poderia ser interpretado como uma referência a Jean-Paul Valley, o homem que sucedeu a Bruce Wayne como Batman durante o arco da história A Queda do Morcego. “Blake” também rima com “Drake”, o sobrenome do terceiro Robin. E nos quadrinhos, Tim Drake tornou-se Robin depois de descobrir Bruce Wayne era o Batman. Assim como Blake fez no filme.

73CBFEA8 1A4A 4B42 A32C D4DDE56E6A95 Cinefreak

Em outubro de 2018, estreou na Plataforma de streaming DC Universe a série Titans é, criada por Akiva Goldsman, Geoff Johns e Greg Berlanti para a DC Universe, baseada na equipe Novos Titãs, da DC Comics, a série mostra um grupo de jovens heróis que unem suas forças na luta contra o mal.

Uma série live-action baseada nos Novos Titãs entrou em desenvolvimento em setembro de 2014 para o canal a cabo TNT, com Goldsman e Marc Haimes escrevendo o episódio piloto, mas nunca chegou a ser realmente feito, com a TNT anunciando em janeiro de 2016 que não iriam mais seguir com o projeto.

Em abril de 2017, foi anunciado que a série estava sendo redesenhada para o novo serviço digital direto da DC Comics, com Goldsman, Johns e Berlanti conectados ao projeto. Brenton Thwaites foi escalado como Dick Grayson em setembro de 2017, e outros regulares da série foram escolhidos entre agosto e outubro de 2017.

Titans estreou em 12 de outubro de 2018 e sua primeira temporada incluiu onze episódios. A segunda temporada que contará com treze episódios estreou em 6 de setembro de 2019. Os personagens introduzidos em Titans reapareceram mais tarde na série Doom Patrol no DC Universe, embora Doom Patrol esteja em uma continuidade separada.
103227E2 A6F5 49F2 BBB7 1C2956589D74 Cinefreak

Brenton Thwaites interpreta Richard “Dick” Grayson / Robin / Asa Noturna: Um ex-artista de circo que, após a morte de seus pais, foi treinado por Batman para combater o crime como seu parceiro. Agora em sua vida adulta e detetive no Departamento de Polícia de Detroit, Dick se torna o líder de um novo grupo de heróis em sua busca para sair da sombra de seu mentor e queima sua fantasia de Robin. Na segunda temporada, Dick assume a identidade de Asa Noturna.[2][3] Tomaso Sanelli interpreta Dick Grayson (jovem) em flashbacks.

EFE70734 9A42 46BC BD0F 7E4D8F846D6F Cinefreak

A série também conta com Curran Walters como Jason Todd / Robin: Ele aparece como novo Robin e salva Dick de uma emboscada. Dick e Jason, como Robins conseguem salvar um amigo do circo de Nick Zucco, filho de Tonny Zucco, mas ao ver Jason enfrentar os policiais, Dick depois o desaprova por tal ato, assim como Bruce faria. Jason depois aparece em uma cadeira de rodas para falar que Batman saiu de seu ideal depois de ver Alfred e o comissário Gordon mortos.

F4244ED0 CE63 473B BB8C 5545939E943F Cinefreak

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
[adinserter block="4"]

Sumário

[adinserter block="5"]

Artigos Relacionados