Para celebrar o Dia Internacional de Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) criou o Festival que já faz parte do calendário de festividades da cidade e acontece de 8 a 14 de dezembro.

Durante uma semana, São Paulo ganha de presente uma surpresa e mais de 30 atividades entre debates, encontros e diálogos, cinema, passeios e performances, premiações, um monumento e um grande show no Parque Ibirapuera, tudo gratuito. São sete dias de programação com foco na diversidade, no respeito às diferenças e na ocupação dos espaços públicos como locais de promoção e vivência da cidadania, um momento para pensar e experimentar a cidade de forma acolhedora, inclusiva e tolerante, mais justa e menos violenta.

 Presente Surpresa

São Paulo vai ganhar um presente. E ele será aberto no dia 8 de dezembro, às 9h, com a presença do prefeito Fernando Haddad e de Rogério Sottili, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em frente ao Edifício Matarazzo. Venha descobrir!

 

03-10-17-24-e-31.05-Confira-a-programação-do-Cine-Direitos-Humanos

 

Quando: 8/12, 9h

Onde: Em frente ao Edifício Matarazzo

Endereço: Viaduto do Chá, 15, Centro

 

 Espaço Cidadania nas Ruas

Concepção: Maíra Mesquita e Julia Zakia.

Durante uma semana a Praça do Patriarca, no centro de São Paulo, será transformada em praça verde com plantas, sombras, redes, bancos, área de lazer e descanso, e uma “cozinha” para servir chá e pipoca! O espaço contará também com uma arena que abrigará a programação do 2º Festival de Direitos Humanos: Cidadania nas Ruas com apresentações artísticas, debates e exibição de filmes. Estruturado para proporcionar o encontro e o convívio, o local funcionará também como uma central de informações sobre o festival e outras ações da Secretaria Municipal de Direitos Humano e Cidadania de São Paulo.

 

Abertura: 8/12, 10h

Funcionamento: 9 a 13/12, 9h às 19h

Onde: Praça do Patriarca, centro

 


Oficialização da Semana dos Direitos Humanos

Ato simbólico anuncia a assinatura do Projeto de Lei que institui, a partir deste ano, a inclusão da Semana dos Direitos Humanos no calendário oficial da cidade de São Paulo.

 

Quando: 8/12, 10h

Onde: Espaço Cidadania nas Ruas

Endereço: Praça do Patriarca, centro

 

 

 

CadÚnico para Imigrantes

Pela primeira vez na história da cidade, imigrantes que vivem em São Paulo poderão ter acesso aos programas sociais do município e do governo federal. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). O cadastramento terá início no dia 8 de dezembro e será realizado no Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes (CRAI), espaço inaugurado pela Prefeitura de São Paulo em novembro que oferece acolhida e atendimento especializado para a população imigrante como orientação jurídica, apoio psicológico, curso de português e oficinas para qualificação profissional.

 

Quando: 8 a 12/12, 9h às 17h

Onde: Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes

Endereço: Rua Japurá, 234, Bela Vista

 

 

 

Diálogo Social – Territórios de Direitos

Ciclo de diálogos discute, a partir de quatro áreas temáticas, projetos e iniciativas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em territórios descentralizados da cidade. Realizados em parceria com as subprefeituras, os diálogos visam o fortalecimento dos canais de interlocução com a população local. Os encontros acontecem nas regiões da Brasilândia, Campo Limpo, Mooca e São Mateus.

 

População em Situação de Rua

Parceria: Subprefeitura Campo Limpo

Apoio: Cáritas Diocesana de Campo Limpo

Quando: 8/12, 9h30 às 12h

Onde: Cáritas Diocesana de Campo Limpo

Endereço: Rua Serra da Esperança, 190, Jardim Bom Refúgio

 

Direito à Cidade

Parceria: Subprefeitura São Mateus

Quando: 9/12, 9h30 às 12h

Onde: Auditório da Subprefeitura de São Mateus

Endereço: Avenida Ragueb Chohfi, 1400, São Mateus

 

Criança e Adolescente

Parceria: Subprefeitura Freguesia Brasilândia

Quando: 11/12, 9h30 às 12h

Onde: Sala Multiuso do CEU da Paz

Endereço: Rua Daniel Cerri, 1549, Jardim Paraná

 

Imigrantes

Parceria: Subprefeitura Mooca      

Quando: 13/12, 10h às 11h

Onde: Ginásio da Subprefeitura da Mooca

Endereço: Rua Taquari, 549, Mooca

 

 

 

Ato de inauguração do Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos

A cerimônia de inauguração do Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos, projetado pelo artista e arquiteto Ricardo Ohtake, marca o primeiro dia de atividades do festival. A obra de seis metros de altura por doze de comprimento traz os nomes de todos os mortos e desaparecidos políticos do período da ditadura civil-miliar de que se tem conhecimento até o presente. Realizada no marco dos 50 anos do golpe de 1964, a instalação do monumento em um dos principais cartões postais da cidade, o Parque Ibirapuera, vai ao encontro de uma antiga demanda dos familiares de mortos e desaparecidos políticos e militantes do tema de sinalizar os sítios de memória que registram a história da resistência.

 

Quando: 8/12, 14h

Onde: Área externa do Parque Ibirapuera, em frente ao Portão 10

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana

 

 

 

Exibição de Curtas – Entretodos 2014

Os curtas-metragens premiados no 7º Festival de Curtas-Metragens em Direitos Humanos – Entretodos serão exibidos durante toda a semana no Espaço Cidadania nas Ruas, na Praça do Patriarca, e em mais de 20 pontos distribuídos pela cidade. Os filmes são Os irmãos Mai, de Thais Fujinaga, ’10/05/2012′, de Álvaro Andrade, Jairboris, de Lincoln Péricles, Rolezinhos, de Tiago Pereira, Lady Burka, de Pablo Morales de los Rios e Uma casa, uma vida, de Raiz das Imagens. A programação completa com locais e horários de exibição pode ser consultada em direitoshumanos.prefeitura.sp.gov.br.

 

Quando: 8 a 13/12

Onde: Espaço Cidadania nas Ruas e diversos pontos de exibição na cidade. Os endereços estão disponíveis no site direitoshumanos.prefeitura.sp.gov.br

 

 

 

Exposição: Olhares das Ruas

Com curadoria de Helder Oliveira e André Bueno, a exposição reúne fotografias da paisagem urbana, retratos e autorretratos produzidos por pessoas em situação de rua. Serão 30 fotografias expostas na Galeria Prestes Maia e oito lambes de 6 X 9 metros distribuídos em túneis e viadutos na região central da cidade.

 

Abertura: 9/12, 14h | Visitação: 10/12/2014 a 24/01/2015, das 9h às 18h

Onde: Galeria Prestes Maia

Endereço: Passagem subterrânea entre o Vale do Anhangabaú e a Praça do Patriarca, centro

 

 

 

Circuitos Juventude e Direitos Humanos na Cidade

Serão realizados quatro circuitos de ônibus pelo centro e pelas periferias de São Paulo para visitação de espaços culturais e pontos históricos e contemporâneos relevantes na defesa e promoção dos Direitos Humanos. As visitas serão guiadas por artistas e articuladores locais que conduzirão discussões e workshops. As inscrições para participar das visitas podem ser feitas em direitoshumanos.prefeitura.sp.gov.br

 

Circuito Zona Sul

Condução: LOVE Produções

Quando: 9/12, 14h às 19h

Saída do Parque Cantinho do Céu, Rua das Andorinhas Brasileiras, s/n, Grajaú, às 14h

Roteiro: Parque Cantinho do Céu, Ilha do Bororé, Aldeia Tenondé Porá e Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura

 

Circuito Zona Leste

Condução: OPNI

Quando: 10/12, 14h às 19h

Saída da Avenida Mateu Bei, 2029, São Mateus, às 14h

Roteiro: Galeria a Céu Aberto, Berço do Samba de São Mateus, Ateliê do OPNI

 

Circuito Zona Norte

Condução: Guardiães Griô

Quando: 11/12, 14h às 19h

Saída da Kaza Zumbi, Rua Enoch Barreira de Macedo, 85, Jardim Elisa Maria, às 14h

Roteiro: Kaza Zumbi, Praça dos Sete Jovens, Comunidade Cultural Sambaqui, Espaço Cultural Arte na Rua, Parque Linear do Canivete

 

Circuito Centro

Condução: Cooperativa Paulista de Teatro

Quando: 12/12, 14h às 19h

Saída da Praça Roosevelt, s/n, Consolação, às 14h

Roteiro: Centro Universitário Maria Antônia (USP), DOI-CODI, Monumento Marighella e 2ª Auditoria Militar (cenário de julgamentos históricos de réus políticos durante a ditadura civil militar).

 

 

 

Exposição: Vista sua Camisa com Orgulho

A exposição reúne retratos de pessoas de diversas orientações sexuais vestindo as camisas de seus clubes, durante a 18ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. A iniciativa integrou uma campanha de combate à homofobia nos estádios, promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania em parceria com o Ludens/USP (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas). A abertura acontece na terça-feira, dia 9/12, e contará com projeções das imagens na fachada do Edifício Matarazzo.

 

Abertura: 9/12, 19h

Visitação: 10/12/2014 a 10/1/2015, 9h às 18h

Onde: Saguão de entrada do Edifício Matarazzo

Endereço: Viaduto do Chá, 15, Centro

 

 

 

Cerimônia de Premiação: “2º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos” e “Prêmio de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns”                                                

 

No dia 10/12, Dia Internacional dos Direitos Humanos, uma cerimônia única anuncia os vencedores de duas premiações importantes para a valorização dos Direitos Humanos. Um deles é o “2º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos”, que seleciona experiências educacionais bem sucedidas na promoção da cultura dos direitos humanos na Rede Municipal de Educação. O outro é o “Prêmio de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns”, que acontece pela primeira vez e foi criado para homenagear uma personalidade de destaque na defesa e promoção dos Direitos Humanos no Brasil.

 

A cerimônia de premiação contará com a presença do prefeito Fernando Haddad e dos secretários municipais Rogério Sottili (Direitos Humanos e Cidadania) e César Callegari (Educação). Participam também alunos, educadores e membros da comissão julgadora, que este ano foi composta por Flávia Inês Schilling, José Sergio Fonseca Carvalho, Marco Antonio Barbosa, Margarida Genevois, Maria Victoria Benevides, Maurício Piragino, Moacir Gadotti e Paulo Vannuchi.

 

O evento se inicia às 18h com intervenção do grupo teatral Pombas Urbanas.

 

Quando: Dia 10/12, 18h às 21h

Onde: Auditório Ibirapuera

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana

 

 

 

Arena Política de Participação Social                            

Convidados: Marilena Chauí, filósofa e professora aposentada da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da USP; e Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência da República. O encontro retoma a experiência das arenas em praça pública para debater com especialistas, ativistas e cidadãos as novas formas de participação social e como elas estão sendo consideradas pelo governo no avanço do diálogo democrático. O debate é organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) em parceria com o Conselho de Planejamento e Orçamento Participativos (CPOP).

 

Quando: 11/12, 18h às 20h

Onde: Praça das Artes

Endereço: Avenida São João, 281, centro

 

 

 

Mix Brasil na Rua

Sessões abertas e ao ar livre de filmes da 22ª edição do Festival Mix Brasil, em espaços públicos da cidade. A atividade é uma realização da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania em parceria com o Festival Mix Brasil. A programação de filmes pode ser consultada no site direitoshumanos.prefeitura.sp.gov.br

 

Mix Brasil no Arouche

Quando: 11/12, 20h

Onde: Largo do Arouche, centro

 

Mix Brasil no Tatuapé

Quando: 12/12, 20h

Onde: Praça Sandoval de Figueiredo, Tatuapé

 

 

 

Cine Direitos Humanos no Parque

Sessão ao ar livre do projeto Cine Direitos Humanos, no Parque Ibirapuera, realiza pré-estreia do longa-metragem Branco sai. Preto fica, de Ardiley Queirós, que foi vencedor dos prêmios de melhor filme, melhor ator, melhor direção de arte e prêmio TV Brasil no Festival de Cinema de Brasília 2014. Promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), o projeto Cine Direitos Humanos tem curadoria de Francisco Cesar Filho. A sessão especial acontece com apoio do Parque Ibirapuera e da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

 

 

Branco sai. Preto fica

(Brasil, 2014, 93 min). Livre. Dir.: Ardiley Queirós.

Com: Marquim do Tropa, Shockito e Dilmar Durães. Tiros em um baile black na periferia de Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.

 

Quando: 12/12, 20h

Onde: Parque Ibirapuera

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana

 

 

 

Imigrantes em SP      

Durante todo o dia uma programação cultural com diálogo, oficinas, filmes, músicas, danças e intervenções produzidas por artistas imigrantes. O encontro se inicia às 9h30, com abertura do grupo de dança Kantuta Bolívia e segue com o Diálogo Social – Territórios de Direitos, que debaterá o tema das migrações e terá a presença do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili. Às 15h, com apoio de Carlinhos Antunes, da Casa das Áfricas, a música africana tem seu espaço garantido com a Oficina de Instrumentos Musicais Africanos. Na sequência é a vez da Cultura e da Arte Chinesa, com uma apresentação de dança promovida pela União de Mulheres Chinesas, às 16h. A programação completa do evento pode ser consultada no site direitoshumanos.prefeitura.sp.gov.br.

 

Quando: 13/12, 9h30 às 20h

Onde: Ginásio da Subprefeitura da Mooca

Endereço: Rua Taquari, 549, Mooca

 

 

 

Cine Direitos Humanos

Iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o Cine Direitos Humanos leva sessões gratuitas de filmes com temática de direitos humanos ao Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, todos os sábados, às 11h. Basta retirar o ingresso na bilheteria. A curadoria é de Francisco Cesar Filho.

 

Pré-estreia: A vizinhança do tigre

(Brasil, 2014, 95 min). +12 anos. Dir.: Affonso Uchoa.

Quando: 13/12, 11h

Onde: Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca

Endereço: Rua Frei Caneca, 569, Consolação

 

 

 

Territórios Livres da Cidadania

Horta urbana, apresentações artísticas, ateliê circulante e espaços de criação coletiva são algumas das atividades culturais que vão ocupar e colorir as ruas do Arouche e da Luz, no centro de São Paulo, durante o 2º Festival de Direitos Humanos: Cidadania nas Ruas. Os dois territórios integram as ações do Plano de Ocupação do Espaço Público pela Cidadania, promovido pela Prefeitura de São Paulo em articulação com iniciativas da sociedade civil. As atividades buscam promover a ressignificação do espaço público e a promoção do direito à cidade em territórios urbanos de alta complexidade.

 

 

LUZ

 

Multirão Multicultural      

Correalização: Casa Rodante e Casa da Lapa. A programação reúne diversas intervenções como criação de uma horta urbana nas calçadas do bairro, sessão de grafite e as atividades da Casa Rodante, um carro-ateliê equipado com mesa, cadeiras e materiais artísticos para criação de artes, bordado e tecelagem. O encerramento fica por conta de Gaspar (Z’áfrica Brasil), que estará lançando seu projeto Rapsicordélico em show com participação especial do percussionista João Nascimento.

 

Quando: 13/12, 11h às 17h

Onde: Rua Helvetia, entre as ruas Barão de Piracicaba e Dino Bueno

 

 

AROUCHE

 

Você e o Arouche

Correalização: Wikipraça. Projeção de depoimentos dos personagens do Largo do Arouche, moradores, comerciantes e frequentadores. No dia, haverá gravação de novos depoimentos para a série Você e o Arouche.

 

Quando: Dia 13/12, 14h às 17h

Onde: Largo do Arouche, centro

 

Oficina Basurama

Co-realização: Wikipraça. Construção colaborativa de objetos, brinquedos e mobiliário a partir de materiais recicláveis e resíduos (lixo).

 

Quando: Dia 13/12, 15h às 17h

Onde: Largo do Arouche, centro

 

 

 

Diálogo Entre Gerações – Violência de Estado Ontem e Hoje

Com: Suzana Lisboa, Débora (Mães de Maio), Clara Ianni, Maria Rita Kehl (Comissão Nacional da Verdade). Em 2014, completou-se o cinquentenário do golpe civil-militar. Mesmo após cinqüenta anos, a herança daqueles tempos parece se perpetuar: os homicídios contra jovens negros e de periferia são crescentes, em sua maioria vítimas da violência de Estado. Entender as relações entre o que ocorreu no passado recente e o que se passa atualmente, e fortalecer a democracia e as novas formas de resistência são os objetivos centrais deste encontro entre gerações. O diálogo acontece no espaço cultural Quilombaque, em Perus, em um dia com diversas atividades culturais locais.

 

Quando: Dia 13/12, 14h30

Onde: Quilombaque

Endereço: Travessa Cambaratiba (Beco da Cultura), 5, Perus

 

 

 

Show “Cidadania nas Ruas”

Com: Céu, Dream Team do Passinho, Gaby Amarantos, Karina Buhr, Lirinha, Luiz Melodia, Otto e Pepeu Gomes. Artistas de diferentes gêneros e gerações da música brasileira se encontram para celebrar, com a população de São Paulo, a cultura de direitos humanos na cidade.

 

Quando: Dia 14/12, 14h

Onde: Auditório Ibirapuera

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana

 

 

 

Todas as atividades são gratuitas

 

direitoshumanos.prefeitura.sp.gov.br

fecebook.com/SMDHC

twitter.com/SMDHC

 

 

 

LISTA DE ENDEREÇOS

 

Cáritas Diocesana de Campo Limpo

Rua Serra da Esperança, 190, Jardim Bom Refúgio

 

Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes

Rua Japurá, 234, Bela Vista

 

CEU da Paz

Rua Daniel Cerri, 1549, Jardim Paraná

 

Edifício Matarazzo

Viaduto do Chá, 15, Centro

 

Espaço Cidadania nas Ruas

Praça do Patriarca, centro

 

Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca

Rua Frei Caneca, 569, Consolação

 

Galeria Prestes Maia

Passagem subterrânea entre o Vale do Anhangabaú e a Praça do Patriarca, centro

 

Kaza Zumbi

Rua Enoch Barreira de Macedo, 85, Jardim Elisa Maria

 

Parque Cantinho do Céu

Rua das Andorinhas Brasileiras, s/n, Grajaú

 

Parque Ibirapuera

Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana

 

Praça das Artes

Avenida São João, 281, centro

 

Quilombaque

Travessa Cambaratiba, Beco da Cultura, 5, Perus

 

Subprefeitura da Mooca

Rua Taquari, 549, Mooca

 

Subprefeitura de São Mateus

Avenida Ragueb Chohfi, 1400, São Mateus