2019 é o ano do Morcego

/, Comics, Cultura, Cultz, DC, Notícias/2019 é o ano do Morcego

 

2019 é o ano em que o Homem Morcego completa 80 anos de existência!

IMG_5993.jpeg

Criado em 1939 por Bob Kane e Bill Finger, o personagem é um dos mais longevos da cultura popular.

IMG_6049.jpeg

O Batman é uma das figuras mais reconhecidas do mundo, representando a vontade de superação, de perfeição atingida por um ser humano.

Representa também superar seus limites, vencer seus oponentes e ser insuperável. Batman, diferente de outros super heróis, é humano, pode ser ferido e morrer. Por causa disso seu apelo é tão grande, pois é como qualquer mortal.

Independente da sua encarnação, seja nos quadrinhos, cinema, games, animações, o Homem Morcego mantém exercendo o fascínio e milhões de fãs.

IMG_6051.jpeg

Batman é um super-herói, personagem de histórias em quadrinhos publicadas pela editora norte-americana DC Comics, cuja primeira aparição foi em maio de 1939, na revista Detective Comics #27, embora haja controvérsia em relação aos desenhos de Frank Foster de 1932 . Mais tarde, juntamente com a revista Superman (também da DC Comics) e Homem-Aranha (da Marvel Comics), Batman seria um dos mais conhecidos super-heróis do mundo.

Vivendo no mundo fictício de super-heróis da editora DC Comics (conhecido como Universo DC), Batman tem como identidade secreta seu alter ego Bruce Wayne, empresário, playboy, bilionário e filantropo. Segundo os quadrinhos, o fato de testemunhar o assassinato de seus pais quando criança, teria levado o jovem Bruce Wayne a viajar pelo mundo, tentando compreender a mente criminosa. Treinou todo tipo de artes marciais e técnicas de combate (o trauma de ver seus pais mortos com tiros de revólver tornou-o averso a armas de fogo), buscando a perfeição física e intelectual.

Criou um uniforme baseado na figura que o amedrontava quando criança: morcego. Ele queria que os bandidos compartilhassem do mesmo temor. E assim, passou a lutar contra o crime. Diferentemente de outros super-heróis, Batman não tem nenhum poder sobre-humano, usando apenas o intelecto, habilidades investigatórias, tecnologia, dinheiro e um físico bem preparado em sua guerra contra o crime.

IMG_5605.jpeg

O desenhista Bob Kane é oficialmente creditado como o criador do Super-herói. Fã da cultura vampiresca, especialmente das histórias ligadas ao personagem conhecido como Drácula, Kane imaginou um herói baseado no mesmo, com roupas negras. Porém é amplamente aceito que o escritor Bill Finger foi tão decisivo na formação de pontos chaves do mito, que muitos o consideram um co-criador. Foi Finger que deu ao personagem o formato que o consagrou. Ainda concorrem com Kane e Finger, o desenhista Frank Foster II, artista ligado a indústria de publicações de Nova Iorque na Década de 1930, uma vez que ele apresentou publicamente desenhos de um personagem chamado Batman, esteticamente muito similar ao personagem em discussão. Tais desenhos, anteriores a 1939, foram considerados autênticos pela DC Comics.

 

IMG_6052.jpeg

Bob Kane e Bill Finger

Criado em 1939 por consequência do sucesso de Superman, Batman se tornaria um dos maiores heróis da história. Inspirações para sua criação vieram desde filmes de vampiros a obra de Da Vinci.

IMG_6055.jpeg

1. Sua primeira aparição foi na Detective Comics #27 de maio de 1939, um ano depois do surgimento do Superman.

2. Bob Kane, criador do Batman, era fascinado pela cultura vampiresca. Mas foi Bill Finger, co-criador, que definiu alguns pontos chaves do herói.

3. Kane também era fã do Zorro na infância e até mesmo um desenho de Leonardo Da Vinci chamado Ali Volanti acabou servindo de inspiração.

4. Entre as influências para a criação do herói está o filme The Bat de 1926.

5. 1916. É o ano de nascimento do jovem Bruce Wayne (lááá nos quadrinhos da década de 40).

6. Inicialmente, Bruce Wayne foi criado pelo seu tio Philip Wayne.

7. Batman, inicialmente, era um detetive, não um super herói.

9. E ao contrário da ideologia de hoje, o Batman usava armas de fogo…

10. E era conhecido como Bat-Men, o detetive.

11. O primeiro vilão do Batman apareceu na Detective COmics #29, o Dr. Morte.

12. Seu parceiro Robin aparece pela primeira vez na Detective Comics #38 em 1940.

13. Criado para dar um contraste colorido ao obscuro Batman, Robin foi o primeiro parceiro de heróis criando o termo “side kick”.

14. A primeira aparição em live action do personagem foi em um seriado de 15 capítulos lançado em 1943 pela Columbia Pictures.

15. Assim como tudo na época, o primeiro vilão do Batman nos cinemas era baseado na Segunda Guerra Mundial. O japonês Dr. Daka.