Especialistas debatem impacto das plataformas inovadoras no universo dos games e da educação no Big Festival

//Especialistas debatem impacto das plataformas inovadoras no universo dos games e da educação no Big Festival

Playmove compartilha experiências com a PlayTable, em bate-papo que ocorre no sábado, 02/07/2016, durante o Big Festival, em São Paulo

Em sintonia com as principais tendências e inovações tecnológicas, o BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival), que tem como missão fortalecer a produção independente de games no Brasil, reunirá especialistas para debater o impacto das plataformas inovadoras no universo dos jogos e da educação. A temática faz parte do Big Impact, iniciativa que promoverá uma série de mesas redondas dedicadas ao jogos que têm potencial de impactar positivamente e transformar a sociedade. O BIG Festival é o primeiro festival de mercado com foco na produção independente de games do país, maior na América Latina, e ocorre de 25 de junho a 3 de julho, no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista. O evento é gratuito e está na quarta edição.

As experiências de desenvolvimento e utilização da PlayTable, primeira mesa digital interativa com jogos educativos do Brasil, serão compartilhadas no BIG Impact: Plataformas que reinventam o jogo e as formas de aprender, debate que será realizado no sábado (2), a partir das 18h. Estão na pauta do encontro soluções de realidade virtual e realidade aumentada, novos dispositivos de interação com toque e sensores gestuais, além de outras plataformas interativas. “Essas inovações estão cada vez mais acessíveis na vida das pessoas e podem expandir consideravelmente as possibilidades da aprendizagem lúdica, o que tem tudo a ver com o nosso negócio”, observa o diretor executivo da PlayTable – empresa de Blumenau, responsável pela tecnologia -, Marlon Souza. Participam ainda da mesa redonda Rawlinson Terrabuio (Beenoculus), Pedro M. Kayatt (VR Monkey), Tiago Moraes (Ovni Studios). A conversa será moderada por Jean Tomceac, especialista em educação e tecnologia.

 

Tecnologia interativa e ludopedagógica

Lançada em 2014, durante a Campus Party, a PlayTable aposta na união entre a ludopedagogia e a tecnologia para aumentar o engajamento das crianças em sala de aula, elevar a qualidade do ensino, reduzir a evasão escolar e qualificar a educação inclusiva. Atualmente, a mesa digital está presente em cerca de 600 escolas públicas e privadas, de todas as regiões do país, beneficiando aproximadamente 200 mil crianças. A inovação também impulsionou o crescimento da empresa, que aumentou seu faturamento em 230% no ano de 2015, quando também participou do programa de aceleração da Artemísia, focado em negócios de impacto social.

Segundo Souza, a PlayTable funciona como um console de videogame, com acesso à uma app store exclusiva, onde é possível ter acesso a até 25 jogos educativos pensados para o desenvolvimento infantil. “Com base na ludopedagogia, acreditamos que as crianças aprendem melhor brincando e se divertindo, por isso, além de seguir as diretrizes do MEC e a orientação de especialistas em diferentes áreas do conhecimento, prezamos pela elaboração de jogos que despertem o interesse dos pequenos.” Para o empreendedor, o próprio design da PlayTable também atende a esse objetivo, pois além de ser seguro e promover a interação, é alegre e diferenciado.

 

A mesa digital também se destaca por ser acessível para todos, inclusive crianças com deficiência motora ou psíquica. A tela de toque utiliza tecnologia infravermelho, que reconhece o toque humano e também de objetos de plástico, metal, feltro, entre outros. ” Os elementos visuais são de fácil compreensão e todos os jogos possuem diferentes níveis de aprendizado (fácil, normal e avançado), acompanhando e auxiliando o desenvolvimento do aluno”, complementa Marlon.

Projetos que transformam

O BIG Impact é iniciativa dedicada a jogos educativos, de saúde e mobilidade, que busca atingir não só os desenvolvedores de games, mas também educadores, donos de cursos e métodos de ensino, ONGs e terceiro setor em geral, para que as ideias dos estúdios independentes ganhem visibilidade e haja a possibilidade de acordos, investimentos e apoio. A programação do BIG Impact começa no dia 1º de julho, com painéis, palestras, workshops, reuniões e negociações.

4º BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival) – www.bigfestival.com.br

De 25 de junho a 3 de julho (Segunda, 27, não abre)

De terça a sexta: 10h às 22h / Sábado e domingo: 14h às 22h

Dia 29, quarta, fecha às 17h

Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro 1000 – Paraíso, SP

Inscrições BIG Business Forum: a partir de 23 de maio em www.bigfestival.com.br

Entrada: Gratuita

BIG Impact: Plataformas que reinventam o jogo e as formas de aprender

Data: 02/07

Horário: 18h às 19h

Local: Sala Adoniram Barbosa

 

Sobre a Playmove

Empresa de Blumenau (SC), fundada em 2013, focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para educação infantil e ensino fundamental. Criadora e desenvolvedora da PlayTable, a primeira mesa digital com jogos educativos do Brasil, utilizada em escolas públicas e privadas no país. A PlayTable é uma mesa interativa e multidisciplinar, com jogos e aplicativos para crianças a partir de 3 anos de idade, voltada ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e motoras dos pequenos. A tecnologia touch screen se caracteriza pela fácil usabilidade, inclusive, por ser acessível a crianças com deficiência.

 

Sobre O BIG Festival

O BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival), primeiro festival de mercado com foco na produção independente de games do Brasil e maior na América Latina, visa fortalecer a produção independente de games no Brasil por meio da capacitação de profissionais, troca de experiências e se estabelece como hub de negócios na América Latina para desenvolvedores de jogos nacionais e internacionais. A programação inclui atividades exclusivas para profissionais da área e outras abertas ao público, que incluem o BIG Business Forum, o fórum de negócios do festival; O BIG Playable City, que reflete e interage no espaço urbano; e o BIG Impacto, iniciativa dedicada a jogos com impacto positivo, que transformam a sociedade.

 

O BIG tem patrocínio do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, da Novelis e da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista; parceria com a Apex-Brasil – Agencia Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ABRAGAMES – Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais e Projeto Setorial de Exportação Brazilian Game Developers; e realização da SPCine, da Prefeitura de São Paulo e do Ministério da Cultura.

2016-06-28T14:00:51+00:00

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.