PaperFreak da Semana – Papai Noel

/, Datas comemorativas, Paperfreak/PaperFreak da Semana – Papai Noel

Os paper toys existem há vários séculos, nascendo com a arte dos Origami (or-i-GA-me). A palavra baseada nas palavras Japonesa Ori(dobrar) e Kami (papel).O Cinefreak tem sua versão, são os PaperFreak.

Os paper toys do presente existem por todo o mundo criados por designers gráficos que buscam mais suportes para aplicar as suas criações.

Os paper toys são urbanos mas não só, recriam personalidades conhecidas e fazem nascer da imaginação dos seus criadores personagens novas, sejam pessoas, animais, seres alienados, a imaginação é o limite…

O PaperFreak desta semana é o Papai Noel… Bom Divertimento…

Clique aqui para baixar seu papertoy:  PaperFreak da Semana – Papai Noel

[dt_divider style=”double-gap”/]

PaperFreak da Semana - Papai Noel 2

O Papai Noel é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou no Dia de São Nicolau (6 de dezembro). A lenda pode ter se baseado em parte em contos hagiográficos sobre a figura histórica de São Nicolau. Uma história quase idêntica é atribuída no folclore grego e bizantino a Basílio de Cesareia. O Dia de São Basílio, 1 ou 1.º de janeiro, é considerado a época de troca de presentes na Grécia.

Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência da Coca-Cola, que na época lançou um comercial do bom velhinho com as vestes vermelhas. Essa imagem tem se mantido e reforçado por meio da publicidade, músicas e filmes.

Conforme a lenda, Papai Noel mora no Extremo Norte, numa terra de neve eterna. Na versão americana, ele mora em sua casa no Polo Norte, enquanto na versão britânica frequentemente se diz que ele reside nas montanhas de Korvatunturi na Lapônia, Finlândia. Papai Noel vive com sua esposaMamãe Noel, incontáveis elfos mágicos e oito ou nove renas voadoras. Outra lenda popular diz que ele faz uma lista de crianças ao redor do mundo, classificando-as de acordo com seu comportamento, e que entrega presentes, como brinquedos ou doces, a todos os garotos e garotas bem-comportados no mundo, e às vezes carvão às crianças mal-comportadas, na noite da véspera de Natal. Papai Noel consegue esse feito anual com o auxílio de elfos, que fazem os brinquedos na oficina, e das renas que puxam o trenó.

PaperFreak da Semana - Papai Noel

O personagem foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e depois correu o mundo inteiro.

Há bastante tempo existe certa oposição a que se ensine crianças a acreditar em Papai Noel. Alguns cristãos dizem que a tradição de Papai Noel desvia das origens religiosas e do propósito verdadeiro do Natal. Outros críticos sentem que Papai Noel é uma mentira elaborada e que é eticamente incorreto que os pais ensinem os filhos a crer em sua existência. Ainda outros se opõem a Papai Noel como um símbolo da comercialização do Natal, ou como uma intrusão em suas próprias tradições nacionais.

É amplamente divulgado pela internet e por outros meios que a Coca-Cola seria a responsável por criar o atual visual do Papai Noel ou Pai Natal (roupas vermelhas com detalhes em branco e cinto preto), mas é historicamente comprovado que o responsável por sua roupagem vermelha foi o cartunista alemão Thomas Nast, em 1886 na revista Harper’s Weeklys.

Papai Noel até então era representado com roupas de inverno, porém na cor verde (com detalhes prateados ou brancos), tipico de lenhadores. O que ocorre é que em 1931 a Coca-Cola realizou uma grande campanha publicitária vestindo Papai Noel com as cores vermelha e branca, o que foi bastante conveniente, já que estas são as cores de seu rótulo. Tal campanha, destinada a promover o consumo de Coca-Cola no inverno (período em que as vendas da bebida eram baixas na época), fez um enorme sucesso e a nova imagem de Papai Noel ou Pai Natal espalhou-se rapidamente pelo mundo. Portanto, a Coca-Cola contribuiu para difundir e padronizar a imagem atual, mas não é responsável por tê-la criado.

Todos os anos, pelo menos um filme de Natal chega aos cinemas. Muitas vezes com histórias de superação e exemplos de vida. Mas o maior símbolo do natal no ocidente, o Papai Noel, também já foi retratado em vários filmes. Confira abaixo uma lista de artistas que já encararam o papel do “Bom Velhinho”.Tim Allen – Meu Papai é Noel
Tim Allen viveu o Papai Noel nos três filmes da sérieMeu Papai é Noel. Quando o verdadeiro Noel sofre um acidente domestico, pede ajuda para que as crianças não fiquem sem presents no Natal. Um vendedor de brinquedos (Allen) o ajuda, mas começa a perceber que sua barba e sua barriga estão crescendo.Leslie Nielsen – Papai Noel Trapalhão
O longa traz Leslie Nielsen em suas já manjadas trapalhadas, desta vez com roupa de Papai Noel. O bom velhinho bate a cabeça e, sofrendo de amnesia, esquece que precisa entregar os presentes, frustrando o Natal de muitas crianças.Edmund Gwenn – Milagre na Rua 34
Talvez seja o Papai Noel mais famoso de Hollywood. Edmund Gwenn foi o primeiro – e até então único – ator a ganhar um Oscar (Melhor Ator Coadjuvante em 1947) por interpretar o ‘Santa Claus’. O longa conta a história de um homem que substitui de última hora o Papai Noel em uma Parada de Natal e, gostando do posto, começa a fazer boas ações.Paul Giamatti – Fred Claus
O ator Paul Giamatti interpreta o Papai Noel no divertido Fred Claus. Atarefado com o aumento nos pedidos, Noel chama seu irmão, Fred (Vince Vaughn) para ajudá-lo, o que acaba se tornando uma péssima idéia.Billy Bob Thornton – Bad Santa
Um Papai Noel nada convencional foi interpretado por Billy Bob Thornton em Bad Santa (Papai Noel às Avessas). Alcoólatra, seduzindo funcionárias do shopping onde trabalha e cometendo pequenos crimes, um homem precisa encarar a árdua jornada de trabalho no fim do ano.Tom Hanks – Expresso Polar
Em O Expresso Polar, audacioso projeto gráfico de Robert Zemeckis, que mistura atores de verdade com animações, o astro Tom Hanks interpreta seis personagens diferentes, entre eles o garoto protagonist do longa e o Papai Noel.Wayne Coyne – Christmas on Mars
Este ano, o título de Papai Noel mais estranho do cinema vai para Wayne Coyne, vocalista da banda Flaming Lips, que em seu filme de arte Christmas on Mars interpeta um marciano que acaba usando a roupa do bom velhinho. Em uma base militar em Marte, o soldado que seria o Papai Noel na festa de Natal comete suicídio. A chegada de um calado extra-terrestre aflora o espírito natalino dos já desesperançosos exploradores do planeta.

 

 

2018-12-25T16:34:40-03:00