Design Thinking é a designação dada ao conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados à aquisição de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções.

Como abordagem, é considerada a capacidade para combinar empatia em um contexto de um problema, de forma a colocar as pessoas envolvidas no centro do desenvolvimento do projeto, usando criatividade para encontrar soluções e a razão para analisar e adaptar as soluções no contexto deste projeto.

Sua principal premissa é que ao entender os métodos e processos para criar soluções, indivíduos e organizações seriam mais capazes de se conectar e revigorar seus processos de criação a fim de elevar o nível de inovação.

Adotado por indivíduos e organizações, principalmente no mundo dos negócios, bem como em engenharia e design contemporâneo, o Design Thinking aumenta sua influência entre diversas disciplinas.

A Apple norteia a criação e desenvolvimento dos seus produtos com base neste sistema, assim como as principais indústrias de produção tecnológicas, e não só na produção de hardware, mas de software também.

Steve Jobs, criador e ex CEO da Apple disse: “Design não é somente o que se vê ou o que se sente. Design é como funciona”. É exatamente dessa forma que a Apple conduz os seus negócios, utilizando design como arquitetura não somente de seus produtos, mas do seu modelo de negócio. Nos últimos anos, diversas empresas têm adotado essa visão de design para construção e condução dos negócios. Nesse contexto, surge o conceito de design thinking.

Uma empresa de arquitetura de São Bernardo do Campo, a Eduardo Ronchetti Arquitetura, utiliza-se deste método para desenvolver seus projetos, criar conceitos exclusivos e atender às necessidades dos clientes. Ao receber um projeto novo, adota-se um processo colaborativo, com abordagens distintas, incluindo o cliente neste processo. Cada parte que compõem a Eduardo Ronchetti Arquitetura cumpre uma função distinta, todos em sincronia para atingir um objetivo comum, fazendo uma analogia, podemos comparar a empresa a um organismo, aonde as células agem em harmonia para que o organismo seja saudável e funcional.

O Design Thinking é mais uma faceta da modernidade e da funcionalidade de uma das mais modernas e evoluídas empresas do mercado: A Eduardo Ronchetti Arquitetura.

DT