Crianças sofrem discriminação no Shopping JK, em São Paulo

//Crianças sofrem discriminação no Shopping JK, em São Paulo

Na tarde da última segunda-feira, 18/03/2019, cerca de 120 alunos de duas escolas públicas de Guaratinguetá foram barrados ao tentarem visitar a exposição Mickey 90 Anos no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.

Uma funcionária do local disse às diretoras das escolas, no momento de entrada das crianças, que o shopping era “um espaço de elitista”, que estava lotado e que “não teria nada apropriado” para as crianças comerem.

A ideia da excursão era levar os estudantes para almoçarem em um fast-food e em seguida visitar a exposição.

“Nós fomos com crianças que nunca tinham ido a um shopping, que só viam fast-food pela televisão. Era para ser um dia especial, mas esbarramos no preconceito. A funcionária pediu que fôssemos a uma lanchonete na esquina do shopping e ainda justificou que poderíamos ter problemas com a segurança do espaço, porque o shopping era considerado de elite”, explicou Jozeli Gonçalves, diretora de uma das escolas.

Segundo ela, como parte dos estudantes eram negros, o grupo foi discriminado social e racialmente.

Quando a funcionária negava a entrada da excursão, a Secretaria de Educação do município foi acionada e a organizadora da exposição interveio. Depois de alguns minutos, os alunos puderam entrar no local.

De acordo com envolvidos, outro grupo de estudantes de uma escola particular fez uma visita ao shopping no mesmo dia não teve qualquer tipo de barragem ou intervenção.

A Secretaria de Educação de Guaratinguetá declarou em nota oficial que “repudia racismo e qualquer forma de discriminação” e que vai continuar apoiando educadores e alunos sempre que necessário.

O shopping JK Iguatemi se manifestou sobre o caso, afirmando que não compactua com a atitude da funcionária e que todos sempre serão bem-vindos.

As crianças estavam alí realizando um sonho, conquistado por mérito acadêmico, e este estabelecimento resolve não só discriminar, mas destruir a fantasia destas crianças. Elas veriam a exposição Expo Mickey 90 Anos e iriam lanchar, crianças que talvez nunca comeram um hambúrguer!

A Walt Disney World e suas filiais, assim como eventos oficiais nunca permitiria isso.

Não podemos aceitar um absurdo destes!!!

2019-03-21T12:39:19-03:00