Batman vs Superman: 10 coisas sobre a Batcaverna que você não sabia 27
A Batcaverna de Batman vs Superman e Liga da Justiça é a mais recente versão do esconderijo do Batman, com seus gadgets e tecnologia.

Batman vs Superman: 10 coisas sobre a Batcaverna que você não sabia 28

Aqui estão algumas coisas que você pode ter perdido:

A narrativa de Batman no DCEU poderia ser facilmente traçada se alguém examinasse a evolução da Batcaverna.  Os fãs gostam da Batcaverna da trilogia do Cavaleiro da Trevas de Nolan, assustadora e incomum, que era essencialmente uma gruta escura, com uma enorme cachoeira e muito pouca arquitetura ou mesmo planejamento.

Mas o Batman de Ben Affleck abriu caminho para um cenário bastante interessante, quase futurista, com a Batcaverna em Batman V Superman: Dawn of Justice, elegante, excepcionalmente planejado, bem executado com simetria geométrica. De fato, havia muitas pistas e detalhes ocultos na Batcaverna, que são indicativos da trajetória de Batman.

Vamos dar uma olhada neles:

Batman vs Superman: 10 coisas sobre a Batcaverna que você não sabia 29

10 – Na verdade, é um hangar subterrâneo

Bill Finger, o co-criador original de Batman, havia falado sobre hangares secretos subterrâneos, na série de 1942. A primeira série teve um forte tom político, uma vez que acontecia em tempos tumultuosos, bem no meio da segunda guerra mundial. De fato, Bruce Wayne e Dick Grayson foram introduzidos como agentes do serviço secreto na versão de 1943 da série de filmes, aonde, a ‘Caverna do Morcego’ era equipada com um laboratório criminal funcional.

A Batcaverna no Batman V Superman essencialmente mantém a vibração militar de um hangar subterrâneo e é construída como uma área ampla e estruturada, destinada a armazenar automóveis pesados ​​ou armas.

9 – A Batcaverna não está na Mansão Wayne

Em BvS, a Batcaverna não está localizada abaixo da Mansão Wayne, mas situada um pouco mais longe da casa, embaixo de um lago, no meio de uma área arborizada.  Então, Bruce descobre a caverna quando sofre uma queda traumática quando criança, e quando Mansão Wayne é destruída em um incêndio, Bruce e Alfred se mudam para uma nova versão,de vidro polido, urbano e modernista que eles construíram logo acima da caverna.

Obviamente, a caverna deveria ser sua oficina pessoal, garagem, laboratório e sede, e isso foi um desvio do cânone, pois a caverna sempre fazia parte da Mansão Wayne.

8 – A caverna veio primeiro

O aclamado designer de produção Patrick Tatopoulos revelou que, embora desejasse manter o senso de legado com a Batcaverna, ele nunca a imaginou como algo grandioso. Tatopoulos revelou que tentou deixar óbvio que a caverna existia primeiro e a casa de Batman estava apenas tentando se encaixar na caverna.

Isso faz sentido porque Wayne deliberadamente escolheu morar logo acima da caverna e construiu sua nova casa de acordo.  Os fãs também puderam perceber, depois de uma inspeção mais minuciosa, que em alguns lugares a Batcaverna carecia de simetria estrutural e era na verdade esmagada contra a arquitetura quase opressiva da caverna.

Batman vs Superman: 10 coisas sobre a Batcaverna que você não sabia 30

7 – Não era fundamentada

A Batcaverna de BvS tinha muito pouco aparato preso ao chão;  de fato, tudo, exceto algumas cadeiras e equipamentos de laboratório necessários, como carrinhos, era suspenso. Até o sistema principal de computadores e a armadura semi-acabada de Batman foram pendurados para desorganizar a área do piso.  A equipe de projeto tinha que estar muito vigilante sobre o gerenciamento do espaço, porque a área do laboratório tinha muito equipamento, mas a Batcaverna nunca poderia parecer desajeitado ou claustrofóbica.

Batman vs Superman: 10 coisas sobre a Batcaverna que você não sabia 31

Para acabar com o elemento de desordem, a maioria das estruturas internas da caverna foi mantida flutuando, e Tatopoulos revelou que estava muito consciente de não adicionar muitos pilares ou unidades para minimizar a pegada no chão.

6 – O significado da arquitetura brutalista

Batman vs Superman: 10 coisas sobre a Batcaverna que você não sabia 32

Os fãs notaram como cada Batcaverna diferia de acordo com a estética pessoal de cada Batman;  enquanto o vigilante de Christian Bale adorava ser ostensivo e adorava superfícies pretas brilhantes, Bruce Wayne, de Ben Affleck, é minimalista e tem um mundanismo característico.

Tatopoulos havia revelado durante o lançamento de Dawn of Justice que ele queria adicionar um senso de brutalismo à arquitetura da Batcaverna, para estabelecê-la como forte, resistente e não chamativa.  A arquitetura brutalista é frequentemente definida por superfícies materiais nuas e estruturas em blocos, e o Batcave exala uma sensação de essencialismo amadurecido.

5 – A cachoeira não está na caverna

Ao longo dos anos, a cachoeira foi reaproveitada para aumentar a relevância da estrutura. Em Batman Begins, por exemplo, a cachoeira fica muito dentro da Batcaverna e corre para um lago.  Em Dawn of Justice, a cachoeira é usada para ocultar a localização da Batcaverna, de modo que o Batmóvel é mostrado desaparecendo em uma superfície inclinada ao longo dos lados da cachoeira.

Mas enquanto ela rola pela rampa para entrar na Batcaverna, não há sinal de um corpo d’água. Isso também diferencia a caverna de Tatopoulos da caverna de Nolan, porque o último tinha uma qualidade orgânica mais selvagem.

4 – Justiça para Jason

Batman vs Superman: 10 coisas sobre a Batcaverna que você não sabia 33

 

Embora Zach Snyder tenha sido tímido em admiti-lo, a Batcaverna tinha um uniforme em uma caixa de vidro, que se parece muito com o que Jason Todd estava vestindo quando o Coringa o matou.  O traje vandalizado obviamente pertencia a Jason durante sua passagem como Menino Prodígio.

A Batcaverna também é um santuário para alguns dos heróis que Gotham perdeu e, portanto, é adequado que a roupa de Jason encontre um lugar lá, com as palavras “Hahaha Joke’s you Batman”, pintadas com spray.  Essa referência remonta ao arco da história A Death in the Family, que mostrava o Coringa espancando Jason sem piedade e deixando-o morrer.

3 – Por que a Batcaverna de Dawn of Justice é tão diferente da de Liga da Justiça

Batman vs Superman: 10 coisas sobre a Batcaverna que você não sabia 34

 

Em BvS, o Batman de Ben Affleck tinha espaço para criar seu próprio nicho e também era realmente essencial para o DCEU. O primeiro filme foi o primeiro de Affleck como Batman e o design da Batcaverna foi concebido como uma extensão do Bruce Wayne mais velho de Affleck, que está um pouco cansado do mundo neste momento.

Batman vs Superman: 10 coisas sobre a Batcaverna que você não sabia 35

A Batcaverna na Liga da Justiça teve várias atualizações e teve muito mais alta tecnologia do que a do Batman V Superman. Em primeiro lugar, a Batcaverna teve um papel maior no filme, pois era o tipo de base para a Liga, e todo o equipamento de monitoramento de vídeo também reivindicou uma grande parte do espaço.

2 – Por que tudo estava fechado

Os fãs notaram uma coisa bastante peculiar sobre a Batcaverna em Batman V Superman;  todas as áreas foram fechadas como um meio de separação, o que também adicionou muitas dimensões e drama estrutural a toda a caverna. O diretor de arte Beat Frutiger, que contribuiu muito para o design da caverna, revelou que a Batcaverna do filme deveria se assemelhar a uma enorme catacumba moderna, então tudo tinha que ser seccionado.

Batman vs Superman: 10 coisas sobre a Batcaverna que você não sabia 36

Essa também era uma maneira de desordenar todo o espaço; assim, a equipe de design dividiu a caverna inteira em cubos para o corredor, o arsenal, o laboratório e também as estações de trabalho onde Alfred trabalharia.

1 – Possui mais arquitetura do que qualquer Batcaverna

Batman vs Superman: 10 coisas sobre a Batcaverna que você não sabia 29
Embora a Batcaverna de Dawn of Justice tenha se apegado a um cenário minimalista e essencialista, ele ainda tinha mais planejamento e construção urbana do que qualquer outro filme do Batman.  Na trilogia do Cavaleiro das Trevas, a Batcaverna era basicamente apenas uma estação de trabalho assustadoramente elevada, montada ao lado de uma cachoeira, o que não é algo que se encaixa bem no público de hoje.

Batman vs Superman: 10 coisas sobre a Batcaverna que você não sabia 38

Obviamente, a nova Batcaverna precisava ser muito mais rica em design e bem planejada, porque isso é algo pensado por Bruce Wayne em seus 40 anos.  Dificilmente poderia apresentar as declarações arrebatadoras e sombrias que o Batman de Bale usou em sua Batcaverna, que foi novamente concebida não como um espaço de trabalho, mas como um esconderijo e uma garagem para o Batmóvel.

Batman vs Superman: 10 coisas sobre a Batcaverna que você não sabia 39